Batata impulsiona as vendas no FLV

Neise Fachineto
Supermercados Gimenes Ltda – Gerente de FLV
Rua Dr. Pio Duples, 114.
Jardim Soljumar – 14160-570
(16) 3946.2248
neise.fachineto@gimenes.com.br


Desde que a Rede de Supermercados Gimenes criou a Central de Hortifruti, a seção de FLV da Rede ganhou em qualidade e eficiência.
A Central de Hortifruti é responsável pela compra e distribuição das frutas, legumes e verduras, direto dos produtores, ao invés de comprar tudo no Ceasa, o que proporciona oferecer aos nossos clientes, com exclusividade, qualidade e variedade todos os dias. Além disso o fato de não ter intermediários, garante a possibilidade de oferecer o melhor preço ao consumidor.
Isso porque todos os dias de manhã, recebemos os produtos de FLV, após seleção rigorosa, distribuímos a mercadoria de acordo com a necessidade de cada loja. O transporte é feito de forma a garantir que os produtos cheguem ao destino com a mesma qualidade em todas as 25 lojas da Rede.
Atualmente o setor representa cerca de 15% do faturamento das lojas. Dentre os produtos comercializados no FLV do Gimenes a batata merece destaque, uma vez que é o 1º item em vendas, representando a surpreendente marca de 9,51%. Para garantir maior qualidade dos produtos damos preferência às embalagens de 25 kg, assim é mais fácil o controle de qualidade e o manuseio em nossas lojas. Além disso, assim como acontece com todos os produtos do setor, não trabalhamos com estoques, a Central avalia a demanda de cada loja, programando as compras diariamente. O período máximo que a batata fica nas bancas é de 2 dias. Temos o cuidado de ao dispor as batatas nas vascas, fazer de forma manual, sem jogálas na banca, sempre em boa quantidade, para não deixar falhas. Além disso a batata é estrategicamente colocada em pontos de maior destaque no setor. O cliente na sua maioria compra com os olhos, portanto selecionamos as batatas que têm a cor mais clara e um tamanho médio, acredito que esse é o segredo de vendas do FLV do Gimenes, oferecer ao cliente o produto de qualidade que ele espera.
A batata por ser o primeiro item de venda funciona como uma balança comercial, se seu preço abaixa, provoca a diminuição dos preços dos outros legumes, e se aumenta, eleva o preço dos outros produtos. Criando no consumidor a imagem de que se a batata está com um preço bom, todo o setor também apresenta a mesma condição.

VEJA TAMBÉM

Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia produtiva da batata

Waldemar Pires de Camargo Filho Instituto de Economia Agrícola Em 2000 foram cultivados cerca de 18 milhões de hectares de batata e a produção mundial foi ao redor de 295 milhões de toneladas. O...

LER

Universitários da Batata

Eng. Agrônomo José Magno Queiroz Luzemail: jmagno@umuarama.ufu.br Evento como o Encontro Nacional da Batata, com certeza, trouxe projeção internacional para a região de Uberlândia, significando maior inserção no cenário agrícola, mostrando que estamos aptos...

LER

Parceria 2002

A ABBA foi fundada em agosto de 1997 através da iniciativa de alguns produtores de batata, que acreditavam na associatividade como uma alternativa interessante para resolver grandes problemas que afetavam suas atividades.Durante o período...

LER

Feiras Livres de São Paulo

Maria de Fátima A. Pellicioli Séc.Exec.do Sind.Com. Var. Feirantes Est SP fone: (11) 227 4555 No começo do século XX, mais precisamente em 25 de agosto de 1914, os chacareiros, que vinham ao centro...

LER