Variedade CUPIDO – Nova opção para mercado fresco

Pedro Hayashi jarril@uol.com.br (19) 641.3489 Imagens: klaas Schoaenmaker klaas@produtosterraviva.com.br (19) 3679.9116


A procura por novas variedades de batata é um trabalho contínuo e que com certeza nunca terá fim, seja por cruzamentos, seja por testes de cultivares já existentes. O que determina o sucesso de uma variedade de batata para o mercado são vários, desde a disponibilidade de sementes, aspectos agronômicos e aceitação do mercado. A aceitação do mercado é fator decisivo, pois se produzimos batatas para venda, e se certos requisitos não forem atendidos podemos ficar com toda nossa produção perdida por falta de colocação.


Hoje o mercado procura uma batata que seja , formato alongado, pele lisa e brilhante, polpa creme, olhos rasos e de tamanho padronizado, não importando as qualidades culinárias tampouco a quantidade de matéria seca. A variedade CUPIDO poderia ser uma opção para o nosso mercado, já que possui ualidades necessárias para ser aceita pelo nosso mercado tão exigente em aparência.



Cruzamento
W 72-22-496 X ESTIMA
MEIJER SEEDPOTOES & RESEARCH B.V.


Características:


Tubérculos
Oval alongado, pele amarela, polpa amarelo claro. Tubérculos graúdos e uniformes. Susceptível ao esverdeamento.


Planta
Porte médio a alto, com tendência a acamamento, hastes vigorosas de emergência e desenvolvimento lento. Susceptível a requeima (Phitophthora infestans) e pinta preta (Altenaria solani) nos mesmos níveis que Monalisa. Alta resistência a enrolamento (PLRV) e ao mosaico (PVY). Também apresenta resistência à verruga (Synchytrium endobioticum) e ao nematóide do cisto patótipo A.


Características culinárias
Batata de mesa, com matéria seca superior a Monalisa, de excelente sabor, de textura firme, sem descoloração, quando cozida. Porém não se presta para batata fritas, seja na forma de chips ou palito pelo alto conteúdo de açucares redutores.


Cultivo em condições brasileiras
O cultivar “Cupido” possui uma tendência em produzir tubérculos graúdos. Por esta razão recomenda-se um menor espaçamento entre os tubérculos semente. Uma população com 45.000 plantas por hectare seria ideal. Também o uso de batata semente com idade fisiológica adequado é obrigatório, pois uma tubérculo semente com pouca brotação pode levar a podridões e produção de poucas hastes por planta . Pela recomendação dos detentores da variedade, esta possui sensibilidade ao Metribuzin, mas não foi observado nenhum problema com o uso deste herbicida. No manuseio de batata semente devemos ter o máximo cuidado pois a “Cupido” se mostrou muito susceptível à podridão seca provocado por Fusarim sp e Erwinia sp. A dormência da batata semente é outro ponto de atenção, sua dormência é bem maior que em Monalisa. Em campos de produção, com um grande elenco de cultivares, não foi observado anéis necróticos causados pelo PVY ntn , e baixa incidência de lesões de sarna comum causadas por Streptomyces sp.
Com tubérculos de ótimo aspecto, com produtividade superior à Monalisa, com menor descarte sem dúvida seria uma nova opção para nosso mercado.

VEJA TAMBÉM

Eventos-ALAP 2008

Evento proporcionou integração mundial da cadeia produtiva da batata Mujeres pisando papa helada para La elaboración Del chuño en Cariquina Grande, al borde del lago Titicaca (Bolivia). A ABBA – Associação Brasileira da Batata...

LER

Batatas Crocantes Bintje

Antonieta Aleixo Pereira – cozinheira Tri “S” Beneficiadora Ltda, Cx Postal 157 38800-000 São Gotardo – MG tris@saogotardo.com.br Descascar as batatas e cortar em fatias redondas no ralador. Lavar até sair a nódoa da...

LER

Yoki oferece produtos de acordo com o paladar brasileiro

sac@yoki.com.br, (11) 4346.4037 – C.P. 291,CEP 09720971, São Bernardo do Campo (SP) A Yoki, empresa brasileira sucessora da Kitano S/A, foi fundada em novembro de 1960, por Yoshizo Kitano, imigrante japonês. Kitano, que no...

LER

Poderia, a bataticultura brasileira, estar de frente a uma nova virose desastrosa, como a do PVYntn?

José Alberto Caram de Souza-Dias (Eng. Agr. PhD) – APTA-Instituto Agronômico Campinas (IAC)/CPD Fitossanidade e-mail: jcaram@iac.sp.gov.br – fone: 19-32415188Sobre a constatação do PVYntn no Brasil Em 11 de Setembro de 1997, os Engs. Agrs....

LER