WEHRMANN BATATAS.

(61)607.1266 / 607.1255
Sandro Bley – (61)9973.5629
sandro@wehrmann.com.br


Fundada no ano de 1974, em Toledo no interior do Paraná, a Agrícola Wehrmann era conhecida pelo cultivo de sementes de soja. Porém, vários acontecimentos, desde então, fizeram da empresa o que é hoje: produtora de sementes de soja, milho e feijão entre as produções mais recentes de hortaliças e batatas.


Há três anos a empresa sentiu a necessidade de diversificar suas atividades. Colocou em prática um projeto de cultivo de hortaliças e batatas, com meta de diminuir os riscos na agricultura .


O desafio de plantar batatas, algo jamais cultivado anteriormente pela Agrícola, foi vencido. De acordo com Verni Wehrmann, sócio da empresa, esta nova conquista se deve ao clima extremamente favorável para o plantio. ” Graças ao rigor técnico na produção de batatas, a empresa tem conseguido produtos de alta qualidade, tanto destinados a sementes quanto ao consumo”, complementa Verni, que vê todo esse trabalho, como uma opção interessante para a oferta de empregos na região. Frente aos profissionais que trabalham nas lavouras, está o engenheiro agrônomo Sandro Bley. Segundo ele, este ano, a área destinada para a produção será de 500 ha., entre batatas para consumo e sementes. A empresa também vem produzindo mini-tubérculos em telados.


Assim como a área plantada, a oferta de empregos também irá aumentar consideravelmente. De acordo com a diretora de recursos humanos da empresa, Maria Helena Margis, a empresa gera, por ano, 150 empregos fixos e mais de 400 temporários, só nas áreas de hortaliças e batatas. São mais de 30 anos de atividades, aprendizado e avanços em algumas áreas permitindo o aumento na oferta de novos empregos e geração de benefícios ambientais, que é um projeto da empresa para a plantação de mudas nativas.


A empresa produz 100 Mil mudas por ano : espécie nativas de cerrado, usadas na recomposição das áreas degradadas . Hoje a empresa está adotando o Selo de Qualidade dos seus produtos. Testando diversos cultivares novos, com maior qualidade culinária e a finalidade de produzir batatas destinadas à semente e ao consumo.


Breve histórico
Com os avanços técnicos na área agrícola, na década de 80, e um maior aproveitamento dos agricultores na descoberta das novas variedades de sementes através de pesquisa, a empresa notou a necessidade de solo e clima mais adequados ao novo estilo de produção adotado. Contudo, em 1983, a Agrícola Wehrmann expandiu seus horizontes e foi produzir suas sementes no Distrito de Marajó, em Cristalina, Goiás, onde fundou a Agropecuária Dois Marcos. Mais tarde, em 1999, com um programa de pesquisa em melhoramento genético, a Agrícola obteve muitas conquistas e acabou fazendo uma parceria com a Sementes Pioncer, a qual comprou o programa , as variedades de soja e a marca Dois Marcos. Voltando a empresa a se chamar Agrícolas Wehrmann Ltda. Nos últimos anos a empresa tem se especializado em novas atividades de agricultura. O que tem dado bastante resultado.


 


 


 


 


 





 

VEJA TAMBÉM

A maior crise da história da Batata

Os preços “simbólicos” da batata consumo, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, podem ser considerados como os indicadores da maior crise da história do segmento produtor da batata no Brasil.Destacamos como...

LER

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA CULTURA DA BATATA

Pedro Hayashi – Sócio proprietário(Engenheiro Agrônomo) Pirassu AgrícolaRua José Bonifácio, 530 – Centro- Sala 6 AVargem Grande do Sul/SP – 13880-000(19) 3641.6201 – jarril @uol.com.brescritório-pirassu@rantac.com.br A cultura da batata é tida como a mais...

LER

EPAMIG e seu trabalho para o desenvolvimento da bataticultura mineira

www.epamig.br  Sede da EPAMIG em Belo Horizonte A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi criada pela Lei 6.310 de 8 de maio de 1974 e instalada em 6 de agosto de...

LER

Curso – Produção de Batata no Brasil

A ABBA organizou em 2007 o Curso – Produção de Batata no Brasil nas cidades de Ponta Grossa/PR (26 e 27 de junho), Campinas/SP (28 e 29 de junho) e Araxá/MG (12 e 13...

LER