Universitários da Batata

Eng. Agrônomo José Magno Queiroz Luz
email: jmagno@umuarama.ufu.br


Evento como o Encontro Nacional da Batata, com certeza, trouxe projeção internacional para a região de Uberlândia, significando maior inserção no cenário agrícola, mostrando que estamos aptos a sediar eventos desta magnitude e que, em Uberlândia, a agricultura brasileira encontra aporte técnico e científico digno dos padrões de desenvolvimento desejados para um país com as dimensões do Brasil.
A participação da Universidade Federal de Uberlândia, por intermédio do Instituto de Ciências Agrárias, na organização deste evento eleva ainda mais o conceito de instituição pública colocada a serviço da sociedade.
É através de atividades como esta que seu público alvo é atingido mais diretamente. Neste sentido, as empresas ligadas a todas as etapas da cadeia produtiva da bataticultura brasileira tiveram uma fundamental importância para o evento.
Pois, as novas tecnologias repassadas aos agricultores, pelos palestrantes, pelas empresas presentes nos estandes e pelas atividades do dia de campo, representam a conclusão do trabalho inicial da pesquisa e do ensino, atividades as quais nossos profissionais na Universidade tem desenvolvido com muita dedicação.
A participação dos alunos na construção deste evento se deveu, antes de qualquer coisa, ao estilo de ensino adotado pelo curso de pós-graduação em Agronomia do ICIAG – UFU, o qual procura formar profissionais com as qualidades exigidas pelo mercado. E neste evento, tudo o que se pensa hoje para a cultura da batata, a nível nacional e mundial foi amplamente discutido, enriquecendo sobremaneira nossa formação profissional.


Para os alunos de graduação o evento foi uma grande oportunidade para se agregarem a todos os envolvidos na cadeia produtiva de batata, junto a engenheiros agrônomos, técnicos e produtores, demonstrando nossa capacidade de assumir tarefas que estejam nesse campo, apesar da não formação,
com grande empenho e responsabilidade, almejando assim, o aprendizado e/ou atualização dos conhecimentos técnicos que envolvem o uso de insumos agrícolas, fitossanidade, sementes e agribusiness para a cultura da batata, alem do fortalecimento da busca racional para informações básicas e necessárias para um melhor desempenho de atividades referentes a formação acadêmica bem como experiência profissional.
Para nós, cabe ainda ressaltar, o exemplo de extremo profissionalismo dos membros ABBA. A eles devemos muito respeito e admiração, tanto pelo aspecto organizacional do evento, quanto pelas demonstrações de garra e amizade. As quais puderam ser sentidas com maior intensidade durante os três dias em que tivemos o privilégio de compartilharmos um ambiente de trabalho com estes verdadeiros profissionais da batata e do agronegócio.
Desta forma, queremos aproveitar este espaço para, principalmente, agradecer à ABBA a ao ICIAG/UFU e parabenizar a todos pelo sucesso do evento.
Esperamos que surjam novas oportunidades, dando sequência a essa integração da formação acadêmica com profissionais, mercado e produtores, visando o desenvolvimento de uma ética profissional, bem como o aprimoramento acadêmico diante da nova ótica mundial de produção agrícola sustentável.

VEJA TAMBÉM

Benefícios do Silício na cultura da Batata

A batata (Solanum tuberosum L.) situa-se entre as quatro mais importantes culturas para a produção de alimentos no mundo, depois do trigo, arroz e milho. Entretanto, muitas cultivares de S. tuberosum são suscetíveis a...

LER

A maior crise da história da Batata

Os preços “simbólicos” da batata consumo, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, podem ser considerados como os indicadores da maior crise da história do segmento produtor da batata no Brasil.Destacamos como...

LER

Uma nova ameaça no Brasil: Bemisia tabaci espécie Mediterranean (Biótipo Q)

Letícia Aparecida de Moraes, Bruno Rossitto de Marchi, Vinicius Henrique Bello, Luis Fernando Maranho Watanabe, Valdir Atsushi Yuki, Julio Massaharu Marubayashi, Marcelo Agenor Pavan, Renate Krause-Sakate. Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA-Unesp-Botucatu.   Nos últimos...

LER

Restaurantes-Porteira da Serra: refefência em boa alimentação no Triângulo Mineiro

O restaurante traz pratos típicos do interior, além da popular batata frita, um dos alimentos mais consumidos no local   Uma construção modesta, simples, mas que prepara aquela comidinha caseira, típica do interior do Brasil. Essas são as...

LER