Situação atual da agricultura

Desde a primeira edição, a revista Batata Show tem nos trazido informações relevantes e importantes para o desenvolvimento de nossa atividade. Aproveito esta oportunidade para enfocar a situação atual da agricultura do nosso País. Há tempos, não vivíamos uma conjuntura tão favorável para nossa atividade, dada à evolução profissional dos agricultores, o que, infelizmente, significa que os que não evoluíram foram fatalmente excluídos do sistema, e vale lembrar, que não são poucos. A participação da agricultura, antes tida até como atividade marginal no PIB brasileiro, é notícia nos quatro cantos do mundo e fez com que fosse mudado o ponto de vista da maioria das pessoas em relação à nossa atividade. Porém agora, deparamos com uma nova realidade em relação ao mercado de máquinas e insumos. O parque de máquinas da maioria dos agricultores estava praticamente sucateado com os anos difíceis. Agora, com as sucessivas melhorias nos índices da atividade e para não ficar fora do mercado, o produtor rural voltou a investir em máquinas, insumos e tecnologias modernas, promovendo uma grande demanda e, consequentemente, um aumento assustador dos preços, reflexo da lei do mercado e dos oportunistas. Como exemplo, basta atentar para o volume de negócios e preços efetivos praticados na última edição da Agrishow de Ribeirão Preto. No caso dos insumos, apesar das oscilações que o dólar vem sofrendo para baixo, os preços continuam nas alturas com vários produtos inclusive aumentando seu valor mais do que a variação anual do dólar ou da inflação. A racionalização e a busca pela qualidade total na produção agrícola mostram-se cada vez mais necessárias e imperiosas para que o produtor rural sobreviva em sua atividade e possa acompanhar o ritmo do desenvolvimento globalizado, bem como planejar estrategicamente suas atividades e, principalmente, definir o que comprar, quando comprar e quanto vale a pena pagar, executando-os de uma maneira criteriosa e, buscando eliminar qualquer tipo de desvio que possa comprometer o resultado final. Analisar minuciosamente os resultados a fim de corrigir a trajetória, alcançar o que foi planejado e finalmente promover a união da classe, buscando somar potencial corporativo para ter poder de decisão junto a todos os segmentos da cadeia produtiva, serão ações que cada vez mais farão parte do dia-a-dia do produtor rural que aspira sobreviver.


Airton Shiguekazu Arikita
Associado ABBA
Hayashi Batatas

VEJA TAMBÉM

VIII REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA CULTURA DA BATATA DA REGIÃO DO SUL DO BRASIL

O evento foi realizado de 20 a 21 de novembro de 2002 em São Joaquim/SC, contou com 94 participantes e o apoio das seguintes entidades: EPAGRI, EMBRAPA/CPACT, IAPAR, UFSM, UPF, UEPG, EMATER/RS, ICEPA/SC, ASEPROBASC,...

LER

Consumo de Batata em Cochabamba-Bolívia

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW, ACESSE O ARQUIVO PDF http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_30.pdf

LER

Comercialização da batata cresce 58% na Ceasa-Campinas

Assessoria de Comunicação da Ceasa-Campinas comunicação@ceasacampinas.com.br – 19-3746-1000 A comercialização média da batata comum cresceu 33% entre 2001 e 2003 na Ceasa-Campinas e deve chegar a 58,59% este ano. A oferta subiu de 37.572...

LER

Agroquímicos-Comércio ilegal de agrotóxico no Brasil

Prejuízos causados ao país, de acordo com estudos realizados, atingiram a cifra de R$ 700 milhões   Fernando Henrique Marini Gerente de Produto   A partir de 2001 o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para...

LER