Preparo de solo nos trópicos

Roberto Sako – Diretor mafes@uol.com.br (11) 4790-2455 / 2904


O sistema Mafes de plantio da batata foi desenvolvido através da observação das condições em que se obtém as mais altas produtividades. Estas observações têm um foco muito grande nos solos e no clima de Mogi das Cruzes (SP) e Brasília (DF), onde o diretor plantava.
De 1980 a 2003, a Mafes tem procurado reproduzir estas condições, que são:


1 – Presença de muita massa em estado de senescência no preparo do solo;
2 – Preparo final com granulometria de 5 a 20mm de diâmetro;
3 – Não plantar em solos com tendência a lamear;
4 – Plantio dentro de um rígido cronograma;
5 – Amontoa centralizada e de formato trapezoidal;
6 – Não provocar estresse durante e pós-amontoa;
7 – Estar isento de ervas no final do ciclo da Batata.


Para se manter este conjunto de fatores, dentro de um rígido cronograma, faltam recursos de máquinas.
Tendo uma área com alta densidade de capim elefante (Napie) ou brachiaria, é impossível prepará-la sem a queima. Mesmo assim, é extremamente difícil destroçar as touceiras.
Na região de Mogi das Cruzes chove muito nos meses de fevereiro e março, dificultando o preparo e plantio dentro do cronograma.
Diante deste quadro, idealizou-se uma forma de preparo do plantio que conduzisse da palha ao plantio de forma simultânea. O plantio direto nos grãos é feito na palha, porém, a batata necessita de um solo profundo e melhor trabalhado. Portanto, é inevitável seu revolvimento.
Para melhor estudo e execução, separamos o preparo em três fases:


A – Picar a palha em pedaços menores que 10 cm;
B – Destroçar as touceiras do capim;
C – Corte do solo com granulometria abaixo de 5 cm e mistura homogênea da palha e raízes a 40cm.


Na palha, a Mafes desenvolveu o “Tribar” (trincha barbeadora). Trata-se de uma trincha que corta a palha rente ao solo, graças a um sistema copiador do solo e das valas que arremessam as palhas nas facas do “Tribar”. Na solução das touceiras, a Mafes desenvolveu o “Roto” que é uma canteiradora com facas especiais para destroçá-los. No corte profundo, através da mistura de solo e palha, desenvolveu-se o picão. Com este sistema, solos com volumes de massa seca (palha + raízes) de até 45t/ha são facilmente preparados com três tratores, e o plantio, com um quarto trator, todos com 75 a 90cv de potência, apenas a do picão é interessante ser traçado, as demais podem ser simples.
A Plantadora PM-2, da Mafes, fora projetada com as condicionantes:


1 – Engate nos três pontos do trator com autonomia de 1.000m;
2 – Plantio de semente 0 a IV;
3 – Velocidade de 7km/h de plantio;
4 – Precisão no plantio entre plantas;
5 – Ferimento na semente compatível ao plantio manual;
6 – Germinação e arranque compatível com o manual;
7 – Plantadora Adubadora de duas linhas.


 


Com os objetivos alcançados, após 23 anos de pesquisa e projeto, viabilizamos não só a colheita mecânica da batata, como também um ganho em produtividade de 10 a 30%. A Mafes chegou a este sistema graças ao incentivo e apoio da Montesa, Elma Chips e do Grupo Nascente. A todos, nossos sinceros agradecimentos.

VEJA TAMBÉM

BATATA INGLESA DONA BATATA COM RECHEIO DE BRÓCOLIS, REQUEIJÃO E ALHO

Receita Base 1 batata grandeManteigaBatata palhaRecheioIngredientes70g de brócolis cozido200g de requeijão cremoso01 pitada de alho frito01 colher rasa (sopa) de azeiteSal a gosto   Preparo do Recheio Refogar o brócolis em uma frigideira colocar...

LER

Rosca de batata e ricota

Nair Morioka – Esposa do associado Tadashi Morioka. nairkm@uol.com.br Ingredientes p/ massa: 1Kg de farinha de trigo100g de açúcar cristal40g de leite80g de fermento120g de gordura15g de sal400g de batata2 ovos,10g reforçados de glúten...

LER

Eficácia do treinamento na melhoria da tecnologia de aplicação de agrotóxicos na cultura da batata

Hamilton H. RamosEng. Agrônomo, Pesquisador Científico V, CentroAPTA de Engenharia e Automação,Instituto Agronômico, Jundiaí/SP, e-mail:hhramos@iac.sp.gov.brRoberto M. AraujoBASF S.A. – Agro, roberto.araujo@basf-sa.com.br O uso adequado de agrotóxicos tem sido um dos temas que vem atraindo...

LER

Batata – Regulador de Crescimento

Uso de regulador de crescimento vegetal na cultura da batata   Jesion Geibel da Silva Nunes Engo. Agro. Doutorando em Agronomia/Agricultura Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP Caixa Postal 237, CEP 18610-307, Botucatu (SP) E-mail: jesiongeibel@bol.com.br...

LER