Parceria 2002

A ABBA foi fundada em agosto de 1997 através da iniciativa de alguns produtores de batata, que acreditavam na associatividade como uma alternativa interessante para resolver grandes problemas que afetavam suas atividades.
Durante o período inicial (1997 a 1999), as dificuldades financeiras, a desunião dos associados, a falta de legitimidade da Associação e o predomínio de interesses particulares impediram a geração de resultados práticos e benéficos aos associados. Felizmente, alguns associados mantiveram seu apoio e buscaram soluções para este período de dificuldades, ao contrário de outros que, ao menor sinal de insatisfação, abandonaram a ABBA.
A partir de novembro de 1999, quando foi realizado o X Encontro Nacional de Batata, em Itapetininga, a ABBA se firmou como uma associação de produtores selecionados em busca de objetivos comuns. Desde então, a Associação vem crescendo gradualmente através de uma atuação profissional que inclui um plano de trabalho definido, produtores modernos, contribuição voluntária e equitativa e uma equipe de profissionais comprometidos com o sucesso da ABBA.
Como principais realizações da ABBA, até a presente data, podemos destacar:


– Formação de um grupo de produtores moder nos e sensatos e constituição de sede própria;
– Processo contínuo de profissionalização de nossos associados com palestras e viagens técnicas;
– Realização de dois Encontros Nacionais da Batata – 2.500 participantes, 106 empresas e 25 países;
– Fornecimento de informações diárias e mensais sobre batata e assuntos de interesse;
– Aquisição de legitimidade: referência nacional e internacional;
– Representação do País em nível internacional: EUA, Europa e América Latina;
– Defesa fitossanitária e modernização de legislações (semente e consumo);
– Atuação política: redução das importações de batata consumo;
– Publicação da Revista Batata Show;
– Mídia: produção de matérias para televisão, jornais e revistas;
– Testes de novas variedades de batatas;
– Incentivo e divulgação de novas tecnologias;
– Apoio ao ensino e pesquisa de batatas.


Com a experiência e conhecimentos adquiridos, percebemos que os problemas e desafios não são somente dos produtores, mas sim da cadeia como um todo. Entendemos que os itens relacionados abaixo são de interesse de todos os segmentos da cadeia:


– Redução da importação de batata semente, consumo e processada;
– Estagnação no consumo de batata;
– Defesa política e fitossanitária nacional;
– Modernização das legislações atuais;
– Integração e sinergismo entre os segmentos;
– Reduzir as imposições das grandes indústrias e varejo;
– Reduzir a utilização de matéria- prima importada;
– Beneficiar o consumidor nacional de batata.


Diante desta realidade, a ABBA criou o projeto Parceria – Solução Inteligente, que tem como objetivo a sustentabilidade e modernização da Cadeia Brasileira da Batata. Podemos dizer que a parceria já nasce muito forte:


– 50 associados no RS, SC, PR, SP, MG, GO, BA;
– 85 mil hectares (ha): batata (23 mil ha), milho (23 mil ha), soja (17 mil ha), feijão (11 mil ha), reflorestamento (4.500 ha), HF (3.500 ha) e café (2 mil ha);
– Aproximadamente 30 empresas parceiras: Barana, Basf, Bayer, Bradesco, Castanhal, Cargill, Dow, Du Pont, FMC, GF Lub, Green Mix, Hennipman, IAP, Ihara, Improcrop, Manah, Milenia, Mitsui, Netafim, Nova Plast, Procópio, Risel, Sac Plast, Serrana, Sipcam, Solanex, Syngenta, Utilfértil e Watanabe.


Como resultado desta parceria esperamos os seguintes resultados:


– Maior integração entre os associados e empresas parceiras;
– Seleção e fortalecimento dos associados e empresas parceiras;
– Profissionalização dos associados e técnicos das empresas;
– Seleção e sensibilização de problemas políticos;
– Aumento do consumo de batata;
– Melhoria tecnológica, pesquisa e ensino;
– Melhoria da Cadeia Brasileira da Batata.

VEJA TAMBÉM

Fotos

Flor de clone, foto enviada por Pedro Hayashi Colheita mecanizada (Cristalina/GO), foto enviada porSandro Bley Mercado de Manaus, foto enviada por Sandro Bley Tubérculo com ferrugem(sarna comum) Tubérculo com nematóide dasgalhas (Meloidogyne sp) Tubérculo...

LER

Fritell Ind. e Com. de Alimentos Ltda.

atendimento@fritell.com.br11 4425.6566 / 11 4425.0193Santo André – SP No mercado há aproximadamente seis anos, a Fritell é a empresa produtora de Batata frita “Tipo Palha” e “Tipo Chips” que mantém como sua grande meta,...

LER

Comercialização de batatas pelos supermercados

Os consumidores escolhem as batatas nos supermercados baseando- se somente na aparência e no preço. O resultado prático desta situação encaixa certinho no ditado – BONITINHA, MAS ORDINÃRIA… pois, geralmente, as batatas são bonitas...

LER

Registro de Dickeya solani associada à Batata no Brasil

Yuliet Franco Cardoza1, Valmir Duarte1, Carlos A. Lopes2 1 Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, CEP 91530-000, Jardim Botânico, Porto Alegre, RS, Brasil; 2 Embrapa Hortaliças – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,...

LER