Joaquim Gonçalves de Pádua









Joaquim Gonçalves de Pádua, ensaio com cultivares de batata e sede da Fazenda Experimental da EPAMIG, em Caldas


Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de batata?
Comecei a trabalhar com batata na EPAMIG, em Maria da Fé, em 1983. Na época participei do Programa de Melhoramento Genético da EPAMIG em parceria com a EMBRAPA e o CIP, e dos “Ensaios Nacionais de Cultivares de Batata” coordenados pela EMBRAPA.
Atualmente, desenvolvo projetos com avaliação agronômica e aptidão culinária de cultivares para as diferentes épocas de plantio e regiões de Minas Gerais, com apoio da FAPEMIG, e ensaios para determinação do valor de cultivo e uso, de cultivares introduzidas da França e da Holanda, para fi ns de registro no RNC do Ministério da Agricultura (MAPA), tendo selecionado 44 novas cultivares.


Participo ainda dos seguintes projetos: “Nutrição mineral, produção e qualidade da batata em função do calcário, silicato de cálcio e zinco em latossolos”; “Estudos da traça-da-batata em lavouras de batata, na região sul de Minas”, “Obtenção de cultivares brasileiras de batata”; “Validação de normas, treinamento e motivação do pequeno produtor para participação no programa de produção integrada de batata (PIB) no Sul de Minas Gerais”; apoiados pela FAPEMIG e “Produção Integrada da batata para a região Sul de Minas Gerais” apoiado pelo CNPq. Atuo como Coordenador Executivo do Projeto Batata no Programa de Cooperação Técnica Brasil/França para o Estado de Minas Gerais que desenvolve as seguintes atividades: Introdução e Avaliação de Cultivares e Clones Avançados; Proteção e Registro de Cultivares no MAPA; Produção de Batata-semente; Promoção das Cultivares e Segmentação de Mercado.
Com relação a difusão de tecnologia, tenho participado na organização de diversos eventos como o Seminário Mineiro de Bataticultura, Seminário Mineiro sobre o Processamento da Batata, Cursos sobre a produção da batata, Dias de Campo, entre outros e disponibilizado algumas publicações sobre a cultura em revistas científi cas, revista “Batata Show”, resumos em anais de congressos, e o capítulo sobre a cultura da batata do livro “101 Culturas – Manual de Tecnologias Agrícolas”.


Quais os benefícios e resultados proporcionados ou que proporcionarão à produção de batata?
As cultivares e clones selecionados quando utilizados como progenitores nos programas nacionais de melhoramento, contribuindo na transferência de características desejáveis, e a introdução de cultivares com maior potencial produtivo e tolerância às principais doenças, têm resultado num aumento signifi cativo da produtividade. E este resultado poderá proporcionar maior rentabilidade ao produtor, se adotado um manejo adequado associado a um planejamento da produção e da comercialização. Para isto somam-se os resultados oferecidos pelos treinamentos e pelas publicações, oportunidades em que os técnicos e produtores podem adquirir maiores conhecimentos sobre a cultura e das inovações tecnológicas.


Sugestões de melhoria ou soluções para os problemas dentro da sua área de atuação.
O fortalecimento das Instituições e a parceria pública e privada precisam ser intensifi cados para que grandes projetos possam ser desenvolvidos em longo prazo. É importante também o estabelecimento de mecanismos como a criação de associações e cooperativas a níveis locais e regionais, bem como a criação de Câmaras Técnicas nos estados produtores, com o intuito de desenvolver políticas sólidas e ações instrumentais para o fortalecimento de todos os elos da cadeia.


Considerações
São muitos os desafi os que ainda precisam ser enfrentados, mas há que ressaltarmos os benefícios que vêm sendo conquistados. A luta em prol de constantes treinamentos pela ABBA e ABASMIG; a iniciativa privada investindo na geração de cultivares e em tecnologias modernas de comercialização e processamento; a parceria pública e privada desenvolvendo grandes projetos como a produção integrada e a segmentação do mercado, são exemplos de trabalhos com perseverança e solidariedade que nos impulsionam a continuar na árdua tarefa de buscar melhores resultados.


Joaquim Gonçalves de Pádua
padua@epamigcaldas.gov.br
EPAMIG – Núcleo Tecnológico Batata e Morango
Pesquisador, Engº Agr. DSc. em Produção Vegetal
Ãrea de atuação: Fitotecnia

VEJA TAMBÉM

Curtas-Sérgio Mário Regina

No inicio de 2009, mais precisamente no dia 11 de janeiro, a bataticultura brasileira perdeu um grande aliado e batalhador – o nosso querido companheiro Dr. Sérgio Mário Regina. Natural de Varginha, graduou-se em...

LER

Produção de Batata Região de Guarapuava

  Valdir Reccanello ZEAGRO COMERCIAL AGRÍCOLA LTDA. Eng. Agr. Responsável técnico pela produção de batata semente e pela empresa. (42) 3623.6082 – vreccanello@bol.com.br     A produção de batatas na região de Guarapuava (PR)...

LER

Método físico para dessecação das ramas de batata

A colheita da batata ocorre dias após a morte natural ou artificial das ramas, sendo necessário esperar alguns dias para que ocorra a perfeita fixação da pele ao tubérculo, minimizando o risco de “esfoladura”...

LER

Aplicação prática do acetilhidroperóxido em Batatas

Pedro Hayashi – Agrícola Pirassu Sócio Proprietário Rua José Bonifácio 530, sala 6ª, Cep 13880-000, Vargem G. do Sul/SP (19) 3641.6201 – pirassu@terra.com.br Carlos Henrique Christo Departamento técnico – Thech Desinfecção Av. Fagundes Filho,191...

LER