Estágio – Alunos de Graduação – Agronomia


Cultura de Batata – Fazenda Progresso – BA


A ABBA proporcionou, pela primeira vez, estágios para cinco estudantes de Agronomia em 2003.
Os acadêmicos Edgar Schebeski e Marcelo Kusman realizaram excelente trabalho na condução dos campos demonstrativos do XII Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata, realizado em Ponta Grossa-PR.


Segundo Schebeski, o estágio foi muito válido, pois exigiu muita responsabilidade, proporcionou contato com profissionais de diversas empresas e conhecimento técnico da cultura.


Marcelo valorizou a complementação dos ensinos recebidos na faculdade, a experiência e visão do profissional moderno e os conhecimentos adquiridos obre a Cadeia Brasileira da Batata.
O acadêmico Wellington Hamaguchi estagiou durante quatro meses na Fazenda Progresso, pertencente à família Borré, localizada na região da Chapada Diamantina (BA). Hamaguchi desenvolveu suas atividades focadas no levantamento de informações sobre a produção de batata na região e concluiu que a realização desse estágio é fundamental para o estudante antes de se lançar no mercado de trabalho.



Felipe Campos Vieira foi estagiário da empresa Montesa Agropecuária, localizada no município de Serra do Salitre (MG). Suas atividades foram desenvolvidas, principalmente, no acompanhamento da produção de batata. Felipe atribuiu grande importância a essa experiência, principalmente pela oportunidade de vivenciar o profissionalismo e o alto nível tecnológico da empresa.


Leonardo S. Sugimoto estagiou em Cristalina (GO) e na Chapada Diamantina (BA) pela empresa Grupo Hayashi, desenvolvendo trabalhos na área de adubação de batata. Leonardo considerou a experiência adquirida importantíssima para o início de sua vida profissional.


Todos os estagiários foram elogiados pelas empresas e pelos professores de suas universidades.
Atualmente, estão trabalhando na produção de batata, exceto Leonardo, que está trabalhando com a produção de alho. A importância dessa atividade é indiscutível, pois a ABBA acredita que é necessário uma permanente geração e renovação de profissionais para atuarem na produção e também em outros segmentos da Cadeia Brasileira da Batata.




 

VEJA TAMBÉM

O Vírus do Vira-cabeça Causando Necrose do Tubérculo em Batateira

Pedro Hayashi Erich Yukio Tempel Nakasu Alice Kazuko Inoue-Nagata As doenças causadas por vírus de plantas não podem ser curadas, além de serem capazes de rápida disseminação pelas culturas. No cultivo da batata, onde...

LER

“Parceria: Solução Inteligente”

A ABASP realizou em 1º de maio de 2001 o Dia de Campo envolvendo as empresas parceiras. As atividades começaram com a visita a duas áreas de produção comercial de batata consumo, pertencentes aos...

LER

Raças do vírus Y da batata (PVY) e a questão da variante NTN

Eng. Agr. José Alberto Caram de Souza-Dias (Ph.D) Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) – Centro de Fitossanidade / Virologia e-mail: jcaram@cec.iac.br Cx.P. 28; 13020-902; Campinas, SP (fone: 0xx19-32415188, ramal 360) Assim...

LER

Batata: Nutrição x Doença

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW, ACESSE O ARQUIVO PDF http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_30.pdf

LER