Ensino

A ABBA realizou em 26 de outubro de 2004 a Dinâmica da Batata no Instituto de Ciências Agrárias- ICIAG, Curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais .
Esta atividade é uma iniciativa do Professor José Magno Queiroz Luz, responsável pela disciplina de Olericultura, 8o período, e tem como objetivo proporcionar informações aos estudantes sobre a Cadeia Brasileira da Batata em nível nacional e internacional, complementando e enriquecendo o conteúdo ministrado sobre esta cultura dentro da referida disciplina.


  Casca mais comprida


A Dinâmica da Batata teve a participação de 46 alunos e consistiu das seguintes atividades:


1- Divisão dos alunos em 04 equipes, incentivando a criatividade, o trabalho conjunto e a competição entre os grupos. Nesta oportunidade cada grupo teve que escolher um nome, sendo obrigatório envolver alguma denominação dentro da cadeia de Batata, estimulando e checando em um primeiro momento, a criatividade de cada grupo. Estes foram assim denominados: Os Sarnentos, Os Embonecados, Gisele Bintje e Asterix. Estes nomes foram considerados bem criativos em comparação a outros grupos de turmas anteriores onde também foi realizado esta dinâmica.


  Batata na boca


2- Sugestões sobre o Perfil do Profissional – visa sugerir aos alunos sobre as principais características que um profissional, no caso Engenheiro Agrônomo, deve ter sucesso na vida profissional. Destacam-se os seguintes pontos: necessidade de se ter conhecimento, mesmo que não seja pleno, mas o suficiente para buscar os resultados dos problemas a serem enfrentados na atuação profissional; ser criativo, ter iniciativa e sempre estar motivado; ter conhecimentos adicionais considerando-se como básico o domínio de informática e da língua inglesa, e ter conhecimentos básicos e atuais de política, economia e questões sociais; ter responsabilidade, ética, idoneidade, equilíbrio emocional, ser humano em suas ações e sempre procurar manter um bom relacionamento com seus colegas e outras pessoas envolvidas; e ainda, defender e valorizar o Brasil.


  Prof. José Magno e Alessandro Sanches, vulgo “Batata”


3- Identificação de Sintomas e Variedades – visa apresentar aos alunos as principais variedades plantadas atualmente no Brasil e os principais problemas fitossanitários e fisiológicos que ocorre nos tubérculos.
Foram apresentados 20 amostras entre variedades e problemas. Esta parte sempre é muito elogiada pelos estudantes ,pois ajuda a suprir a parte prática da disciplina


  Segura o saco


4- Palestras – Comercialização de Batata Fresca no Brasil e Panorama da Cadeia da Batata no Brasil e no Mundo. São apresentados dados atuais, aspectos gerais da Cadeia, a inserção dos segmentos de ensino e pesquisa, os demais segmentos (provedores de insumos, produtor, varejo, indústria, importadores, bancos, governo e organizações) e a comercialização, caracterizando um histórico e a situação atual da comercialização da batata no Brasil.


5- Competições – representantes masculinos e femininos dos grupos participaram das seguintes competições – peso da batata, descascar batata, segura o saco e batata na boca. Atividades visaram incentivar os alunos a exercitar o bom senso, a habilidade, a força e o entretenimento.


6- Avaliação dos alunos – foi aplicado um questionário com 20 questões sobre os assuntos discutidos ou apresentados visando avaliar o aproveitamento individual dos alunos. Este questionário valeu 10 pontos dentro da disciplina de Olericultura. Um aluno tirou nota 4,5; um nota 5,5; dois notas 6,0; quatro notas 6,5; quatorze notas 7,0; quatorze notas 7,5; seis notas 8,0 e três tiraram notas 8,5, perfazendo a turma uma média de 7,1.


7- Avaliação da Dinâmica da batata – Os alunos atribuíram notas de 0 a 10. O resultado desta avaliação teve 02 notas 08, 09 notas 09 e 16 notas 10, resultando em uma média de 9,55. 8- Premiação do Grupos – os grupos foram premiados simbolicamente no final da dinâmica de acordo com resultados obtidos nas identificações dos sintomas e das competições.


A ABBA agradece a oportunidade ao Professor José Magno, aos alunos e ao ICIAG UFU e esperamos que esta atividade resulte em benefícios a Cadeia Brasileira da Batata..
 
 

VEJA TAMBÉM

Tuberização

Silvio Tavares – stavares@esalq.usp.brEng. Agrônomo, doutorando em agronomia – Depto. de Produção Vegetal – ESALQ/USP IntroduçãoA batata (Solanum tuberosum L. subespécie tuberosum Hawkes), planta herbácea da família Solanaceae, tem como importante fonte alimentar os...

LER

Avaliação de clones de batata tolerantes ao calor

ABSTRACT: Evaluation of heat tolerant potato clones. In Brazil there are no cultivars recommended for high temperatures since most of the current cultivars were introduced from temperate countries. The objective of this study was...

LER

Encontro Nacional da Batata – Dinâmica de Campo

Irrigabrasil Stand Basf     Stand Dow AgroSciences Faixa Du Pont  

LER

Fitopatologia – Mofo Branco ou Podridão Branca da Haste: Um Desafio Para a Produção da Batateira (Solanum tuberosum L.)

LER