Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Carta ao Leitor

A 10º edição da Revista Batata Show traz matérias sobre dietas, agroquímicos, mecanização, beneficiamento, comercialização, ensino, pesquisa, paises, industria, culinária, fitossanidade, personalidades, tecnologia, produtores, empresas, curiosidades… Inicialmente lembramos que são produzidos 2000 exemplares de...

LER

Antenor Pelegrino

Antenor Pelegrino 26/10/1954 – 10/04/2005 Começou sua carreira jurídica em 1981, o ano de 1986 publicou o BIT – Boletim Informativo Trabalhista, em 1989 o BIT passou a ser a Revista BIT, na qual...

LER

Dechen assume diretoria da ESALQ em cerimônia prestigiada

  Assessoria de Comunicação – ACOM19 3429.4485 / 4477 – 19 3429.4109www.esalq.usp.br/acomacom@esalq.usp.br No último dia 16, em cerimônia que contou com a presença da reitora da USP, Suely Vilela, do Secretário de Agricultura e...

LER

Produtor – Ernesto Carvalho Dias

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 36, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_36.pdf

LER