Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Ensino – aprendizado e descontração

A ABBA tem como uma de suas atividades, apoiar o ensino da cultura da batata nas universidades, ministrando aulas marcadas por muita descontração e informação. A apresentação consiste basicamente em viajar pela Cadeia da...

LER

ASTERIX. Ótimo sabor e grande resistência.

HZPC HOLLAND B.V. CRUZAMENTO : Cardinal x SVP VE 70- 9Variedade semi-tardia, de pele vermelha, rendimento bastante elevado com tubérculos numerosos e ovais-alongados, olhos superficiais e polpa amarela. Ótimo teor de matéria sêca, bastante...

LER

UNIFENAS realiza com sucesso o I Simpósio de Batata da Região de Alfenas

O Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alfenas – MG realizou de 28 a 29 de maio de 2001 o I Simpósio de Batata da Região de Alfenas/MG. O Evento foi organizado...

LER

LEI DE SEMENTES

DECRETO Nº 5.153, DE 23 DE JULHO DE 2004. Aprova o Regulamento da Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o SistemaNacional de Sementes e Mudas – SNSM, e...

LER