A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.
Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.
A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…
Uma perspectiva do que ocorreu no setor nos últimos dez anos Alexandre Andreatta, representante no Brasil de HZPC Holland B.V. e Semillas SZ S.A.tatasem@uol.com.br Podemos produzir no Brasil sementes de batata em material básico...
Produção certificada é sinônimo de garantia de permanecer e conquistar novos mercados Mariana Burgos MeloniConsultora em Certifi cação de Qualidade Agropecuária Agrícola Wehrmann,Cristalina (GO)(61) 3204-5300www.wehrmann.com.br A crescente preocupação do consumidor final em relação à...
Ernani Clarete da Silva , Professor – Pesquisador, Dr. em Genética e Melhoramento VegetalUNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÃRIO VELLANO – UNIFENAS FACULDADE DE AGRONOMIA – Cx Postal 23 -37130-000 – Alfenas – MG Tel. 35...
Milton Kaoru Watanabe Watanabe Maquinas agrícolas Ind. E Com. Ltda. Rua Dom Pedro II, 730 – CEP 84165-020 Castro – Paraná – Fone/fax: (42) 232-4466 E-mail: info@watanabe.com.brb O Brasil é um dos poucos países...