Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Nova Diretoria ABBA

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 40, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_40.pdf

LER

Produtor – Ernesto Carvalho Dias

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 36, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_36.pdf

LER

Diretoria Executiva Abag – Triênio 2002-2005

Conselho administrativo:Efetivo:Clayton Campanhola – EmbrapaAlfredo Felipe da Luz Sobrinho – SadiaArnout Van Schelven – RabobankIsaac Ribeiro F. Leite – CooxupeLuiz Alberto Garcia – AlgarLuiz Lourenço – CocamarMarcelo Balerini de Carvalho – AbbaMário Barbosa –...

LER

Consumidor – BATATA: Um Alimento Tradicional dos Alemães

Regina Ragazzi de Paula, tem 46  anos, é casada e professora. Atualmente ela reside em Itapetininga (SP) é descendente de alemães e é mãe de Leandro, Lucas, Beatriz e Fabinho. Todos adoram esporte e...

LER