Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Nível de exigência do consumidor faz mudar a forma de distribuição de frutas e hortaliças

Rubens Antonio Mandetta de Souza Eng. Agrícola com Especialização em Marketing e Mestrado em Economia é Consultor da Associação Paulista de Supermercados na organização da Feira FLV (19) 9771.3699 rmandetta@mpc.com.br Já há algum tempo...

LER

Coluna Colaboradores: Ernani Clarete da Silva

clarsil@bol.com.br 1. Informações PessoaisNome: Ernani Clarete da SilvaInstituição: Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Setor de Olericultura e ExperimentaçãoFunção: Professor – PesquisadorÃrea de atuação: Pesquisa: Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Hortaliças,...

LER

Indústria – Mercado emergente da batata palito pré-frito

Com o sólido crescimento recente da economia brasileira é natural que a população inicie o consumo não somente de alimentos básicos,mas também produtos alimentícios processados de maior valor agregado e conveniência Isto pode ser...

LER

Exportar, exportar, exportar…

A cada dia que passa esta “idéia” se torna mais forte. Basta ler o caderno de economia dos jornais, revistas, sites de Internet ou assistir televisão. Gostaria de convidá-lo a ler este texto e...

LER