Do sul de Minas para o Brasil e o Mundo

Eng. Agrônomo Orlando Palocci Neto ABASMIG/DIASUL/ABBA Av. pref. Olavo Gomes de Oliveira, 1 785 Pouso Alegre/MG Fone: (35) 3422.4142 -9984.2556 email: diasul@net.em.com.br


Do Sul de Minas, principal região produtora de batatas do Brasil, respondendo por 70% da produção do estado, o que representa quase 30% da batata produzida no país, sai batata para os principais centros consumidores: Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Nesta região que planta e colhe batatas o ano todo, de Janeiro a Dezembro, tem também um batalhador, um idealista, que o ano todo prega o associativismo e não se cansa momento algum de falar de batata, dando assistência, levando novidades, levando uma nova técnica ou falando seu assunto preferido: a batata.


Seu currículo é invejável: formado em 1973 pela Universidade Federal de Viçosa – MG, trabalhou na ACAR (1974 – 1976), na EMATER (1976 – 1987), foi o primeiro técnico a trabalhar com batata na região do Alto do Paraíba e Triângulo Mineiro junto com produtores pioneiros como Carlos Mapeli e o saudoso Edson Nagano, junto com os quais coordenou dois grandes dias de campo para divulgar e introduzir a cultura na região. É membro fundador da ABASMIG (Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas) e desde 1997 vem a presidindo.


José Daniel participa ativamente de todos eventos e encontros da Bataticultura sendo talvez o único técnico brasileiro a participar de todos os 10 Encontros Nacionais de Abastecimento de Batatas desde o 1º em Guaíra (SP) em 1987 até o último encontro em Itapetininga (SP) em 1999, e com toda certeza, estará este ano no 11º em Uberlândia (MG).


Recebeu inúmeras homenagens durante sua vida profissional sendo agraciado com o Diploma de Reconhecimento e Dedicação à Batata pela Associação Chilena de La Papa (ACHIPA)
Mas talvez a maior homenagem de sua vida ele recebeu na inauguração da Câmara Frigorífica de Armazenagem de Batata Semente, com capacidade para 50.000 caixas, construída em Pouso Alegre (MG), num trabalho árduo e incansável à frente de um grupo de 50 produtores liderados por este técnico exemplar.


Ao descerrar a placa inaugural, uma justa homenagem dava à Câmara Frigorífica o seu nome e dizia: “Ao vencedor as Batatas”. Uma homenagem de todos os bataticultores do Sul de Minas ao Agrônomo José Daniel Rodrigues Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à bataticultura. Nesta obra comunitária e associativista, seu nome ficou perpetuado para sempre.


Realizou diversas viagens técnicas a países como Argentina, Chile, Alemanha e Holanda. Sempre preocupado com a batata e o Meio Ambiente, desenvolveu em 1998 um intenso trabalho à frente da ABASMIG, realizando o Projeto “Bataticultura e Meio Ambiente” juntamente com a Associação, empresas fabricantes de insumos e órgãos governamentais. Este projeto transformou o Sul de Minas numa grande sala de aula, treinando e ensinando mais de 3000 produtores de batatas a produzir, sempre preservando o meio ambiente; conscientizando os bataticultores a usar os defensivos agrícolas racionalmente, produzindo uma batata limpa e livre de resíduos.


Com este trabalho intenso o Sul de Minas e a cidade de Pouso Alegre receberam da ANDEF (Associação dos Fabricantes de Defensivos), o presente de construir a 1ª e única Central de Coleta de Embalagens vazias de Defensivos Agrícolas Tríplice Lavadas inaugurada em dezembro de 1999. O sul de Minas, onde é plantado mais de 25.000 ha de batata é constituído na maioria por pequenos produtores (4.000 produtores). Mais de 40 cidades tem suas economias voltadas e dependentes à cultura da Batata.


Nesta região, não há lugar onde não se conheça a figura carismática de José Daniel. Por onde passa, irradia simpatia e simplicidade. Assim, está sempre pronto e disponível a observar mais uma lavoura e conversar um pouco mais sobre batata.


Neste região, onde é produzido 30% da batata que é distribuída para todo o Brasil, saem também exemplos de técnicos, como o Agrônomo José Daniel, que diariamente prega a mensagem do associativismo e da união, como única forma de fortalecimento deste difícil setor que é a bataticultura. Continue com seu sonho e trabalho José Daniel. A Bataticultura Sul Mineira e Nacional sempre o agradecerá.

VEJA TAMBÉM

A Batata na China – Parte 2

Engo Agro Dr. Fernando N. Ezeta Líder Regional Leste e Sudeste Asiático; e Pacífico Centro Internacional de la Papa (CIP) O melhoramento genético da bata na ChinaA batata foi introduzida na China por navegantes...

LER

Nova Diretoria ABBA

No dia 11 de fevereiro de 2020 foi realizada uma assembleia ordinária que elegeu a nova diretoria ABBA. A ABBA teve, desde sua fundação em 1997 (22 anos), apenas três presidentes. A primeira eleição...

LER

A hora da virada

A cultura brasileira sempre se caracterizou por sua heterogeneidade e particularidades inerentes a forte mistura de raças que compõe nosso povo. Quando observamos as peculiaridades regionais como vocabulário, vestimenta, hábito alimentar, biotipo entre outras,...

LER

Batata de Camarão com Palmito

Cezar Figueredo – Batataz, batatas recheadascezarfigueredo@yahoo.com.brbatataz.batatas.recheadas@hotmail.com Ingredientes:01 batata inglesa de 500 gramas ou duas de 300 gramas200 gramas de camarões médios frescos e sem casca01 colher de sopa cheia de palmitos cortados em cubos01...

LER