Sacolão Center
O Sacolão Center, criado há 25 anos, em Belo Horizonte, possui atualmente 34 lojas e mais de 600 funcionários distribuídos nos municípios de Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Mariana, São João Del Rei, Formiga, Viçosa, Ipatinga, Sete Lagoas, Barbacena, Guaxupé, Passos, São Sebastião, Arcos, Belo Horizonte e até em Franca (SP). A empresa comercializa mais de 500 itens, sendo que os mais vendidos são: batata, tomate, laranja, melancia e os cortes de frango.
Entrevistamos o administrador Rodrigo Borges Marques, 33 anos, gerente da unidade de Uberlândia, que nos informou que são comercializadas de oito a dez toneladas/mês de batata, das variedades Ãgata e Asterix, nos seus diversos tamanhos. Segundo Rodrigo, apesar da batata ser um produto de alto giro, os principais problemas são:
• Durabilidade: a variedade Ãgata esverdeia muito rápido, murcha, brota e apodrece com frequência, enquanto que a Asterix fica com a pele escura e murcha.
• Classificação ruim: muitas vezes, a cada três ou quatro sacos de batatas tamanho especial sobra um saco de batata miúda, ou seja, batatas que são vendidas a preços menores. Os consumidores não aceitam pagar as batatas miúdas pelo mesmo valor que pagam pelas batatas graúdas.
• Danos nos tubérculos: os danos mais frequentes são ferimentos causados durante o transporte e manuseio, principalmente quandos e utiliza sacos de nylon. Além dos danos mecânicos, é comum que muitos tubérculos já venham com danos ocasionados por pragas, doenças, lavagem e colheita.
As perdas médias são em torno de 15% de cada saco de 50 kg, ou seja, de sete a oito kg de batatas. Para amenizar os problemas e melhorar as vendas de batata fresca, Rodrigo sugere a introdução de variedades mais duráveis, como era a Bintje, mais capricho na classificação, utilização de embalagens que protejam as batatas e a disponibilizaçao de informações culinárias aos consumidores.
A ABBA foi fundada em agosto de 1997. O período inicial (até 3 anos) foi bastante difícil, pois apenas um pequeno grupo de produtores percebiam a importância de uma associação. Com o passar do...
Dr. Julio Rodrigues NetoM.Sc. Irene M. Gatti de AlmeidaLaboratório de Bacteriologia VegetalCentro Experimental do Instituto BiológicoRodovia Heitor Penteado, Km 3,513094-430 – Campinas, SPfone/fax (19) 3253-2112julio@biologico.sp.gov.br O Laboratório de Bacteriologia Vegetal (LBV) do Instituto Biológico...
Da esquerda para a direita:Quirino Augusto de Camargo Carmeloqacarme@esalq.usp.br – Professor associadoMagnus Dall’Igna Deondeon@esalq.usp.br – Pós-graduandoAntonio Roque Dechenardechen@esalq.usp.br – Professor titularEscola Superior de Agricultura Luiz de QueirozDepto de Ciência do Solo, CP 09, 13418-900(19)...
Letícia Aparecida de Moraes, Bruno Rossitto de Marchi, Vinicius Henrique Bello, Luis Fernando Maranho Watanabe, Valdir Atsushi Yuki, Julio Massaharu Marubayashi, Marcelo Agenor Pavan, Renate Krause-Sakate. Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA-Unesp-Botucatu. Nos últimos...