COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

Produção de Batata Região de Guarapuava

  Valdir Reccanello ZEAGRO COMERCIAL AGRÍCOLA LTDA. Eng. Agr. Responsável técnico pela produção de batata semente e pela empresa. (42) 3623.6082 – vreccanello@bol.com.br     A produção de batatas na região de Guarapuava (PR)...

LER

IRRIGAÇÃO LOCALIZADA NA CULTURA DA BATATA E SEUS EFEITOS NA SANIDADE E NA PRODUÇÃO*

*Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) conduzido pelo aluno Rogério de S. Figueiredo como exigência do curso de Agronomia da UNIFENAS.Colaboraram neste trabalho os alunos Gabriel Macarenhas Maciel; Pedro Bavuso Neto, Douglas José Marques,...

LER

Entomologia-Requeima da Batata

Dra. Margarida Fumiko Ito, Instituto Agronômico – IAC Dir. do Centro de Pesq. e Desenv. de Fitossanidade Av. Barão de Itapura, 1.481, Cep13020-432, Campinas, SP Fone/Fax: (19) 3241-5188, ramal 385 mfito@iac.sp.gov.br.   A batata...

LER

Curtas- Livro Fungicidas Sistêmicos – Teoria e Prática

O Prof. Dr. Luís Azevedo do Instituto de Biologia, Departamento de Entomologia e Fitopatologia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lançou no Congresso Paulista de Fitopatologia o seu quarto livro sobre Proteção...

LER