COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

Fitopatologia-Batata x Citros: Zebra da Batata Frita (Potato Zebra-Chip) x HLB (Greening) dos Citros

O que existe em comum e diferente? Durante a 17ª Conferência Trianual da Associação Européia da Batata (EAPR 2008), ocorrida em julho deste ano na Romênia, uma das palestras que chamou muito a atenção...

LER

Irrigação por gotejamento para a cultura da batata

Eng. Agrônomo Tadeu Graciolli Guimarães (D.Sc.) Departamento Agronômico – tadeu@netafim.com.br Eng. Agrônomo Marcos de Oliveira Bettini Departamento Comercial – bettini@netafim.com.br NETAFIM BRASIL SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO LTDA Av. Belarmino Cota Pacheco, 32 –...

LER

Batata-semente com qualidade. O que falta para sermos autosuficientes!!!

Engº Agrº José Francisco Tristão Presidente da COBATEC/SAA/SP O Brasil desde a década de 80, vem trabalhando no sentido de possibilitar um sistema de certificação de batata-semente, onde o produtor é o principal interessado...

LER

Variedade Nascente ARAM

Muito mais que grandes produtividades, o setor da bataticultura nacional deseja estar na vanguarda que se encontra outros setores do agronegócio brasileiro. O setor passou por muitas mudanças de cenários e hoje até a...

LER