COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

Processamento Mínimo: uma alternativa de agregação de valor para a bataticultura brasileira

Celso Luiz Moretti, Ph.D. – Lab. de póscolheitaEmbrapa Hortaliças –celso@cnph.embrapa.br O processamento mínimo de hortaliças tem como principal objetivo a agregação de valor e conveniência a matérias-primas tradicionalmente consumidas “in natura”. É um segmento...

LER

O Papel do Associativismo na Agricultura e a Modernidade

Magda Eva Soares de Faria WehrmannAgrícola Wehrmann Ltda. Sócia-proprietária,(61) 3504 0224, Fax: 3504 0223mwehrmann@hotmail.com A palavra associativismo passou a existir oficialmente para a Língua Portuguesa depois dos anos 1990, sendo sua definição vinculada a...

LER

Fitopatologia – Mofo Branco ou Podridão Branca da Haste: Um Desafio Para a Produção da Batateira (Solanum tuberosum L.)

LER

RF Lavouras. Destaque na produção de batatas.

O nome da empresa RF lavouras é resultado da união dos irmãos Antonio Carlos Rodrigues, 52 e José Antonio Furtado, 51 , que sempre atuaram no setor agropecuário. As atividades da empresa são desenvolvidas...

LER