COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

A oferta de batata no Brasil

Eng.ª Agr.ª Rossana Catie Bueno de Godoy Departamento de Economia Rural Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná email: rossana@pr.gov.br O Brasil cultiva anualmente em torno de 171 mil hectares com batatas (Solanum...

LER

Ristorante Vila Rosa Rotisserie.

(15) 3272-5430ristorantevilarosa@ig.com.br O Ristorante Vila Rosa Rotisserie é o mais frequentado da cidade de Itapetininga – SP. Fundado em novembro de 1994 possui atualmente 10 funcionários e atende mensalmente 4000 clientes.Os alimentos mais consumidos...

LER

Aplicação prática do acetilhidroperóxido em Batatas

Pedro Hayashi – Agrícola Pirassu Sócio Proprietário Rua José Bonifácio 530, sala 6ª, Cep 13880-000, Vargem G. do Sul/SP (19) 3641.6201 – pirassu@terra.com.br Carlos Henrique Christo Departamento técnico – Thech Desinfecção Av. Fagundes Filho,191...

LER

Fitossanidade-Milho: alternativa viável para rotação pós-plantio da batata

Nos principais Estados produtores de batata no Brasil, Minas Gerais e São Paulo, observam-se constante aumento no grau de tecnificação nos últimos anos, onde alguns produtores têm atingido níveis de produtividade superior a 35...

LER