1. Informações Pessoais
Nome: Ernani Clarete da Silva
Instituição: Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Setor de Olericultura e Experimentação
Função: Professor – Pesquisador
Ãrea de atuação: Pesquisa: Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Hortaliças, Melhoramento genético de alface.
Ensino: Professor das disciplinas Olericultura Geral, Olericultura Aplicada, Agricultura Orgânica, Genética e Melhoramento Vegetal.
Extensão: Desenvolvimento de atividades ligadas ao produtor rural, como seminários, simpósio e jornadas agronômicas.
2) Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de Batata?
Os trabalhos relacionados foram desenvolvidos em parcerias com outras Universidades e com participação de alunos de graduação do curso de Agronomia da UNIFENAS, pertencentes ao NEOL, Núcleo de Estudos em Olericultura.
Foram publicados na forma de artigo científico em periódicos como Ciência e Agrotecnologia, Horticultura Brasileira, Pesquisa Agropecuária Brasileira e também apresentados nos Congressos Brasileiros de Olericultura no Brasil e no exterior.
1) Efeito residual da adubação da batata sobre a produção de matéria seca e exportação de nutrientes do milho verde.
2) Efeito residual da adubação da batata (Solanum tuberosum L.) sobre a produção do milho verde (Zea mays.) e do solo.
3) Efeito residual da adubação efetuada no cultivo da batata sobre a produção do feijão-de-vagem.
4) Doenças fúngicas e bacterianas em cultura da batata cultivada sob irrigação localizada e aspersão.
5) irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial na cultura da batata.
6) Avaliação de inseticidas no controle da mosca minadora e pulgões em cultura de batata
7) Produção de minitubérculos a partir de brotos de batata em diferentes combinações de substratos
8) Competição de cultivares de batata na região de Alfenas (MG)
9) Incidência de fungos Rhizoctonia solani e Phytophthora infestans em cultivares de batatas cultivadas na região de Alfenas (MG)
10) Ocorrência de entomofauna em cultivares de batatas cultivadas na região de Alfenas (MG)
3) Quais os benefícios e resultados proporcionados ou que proporcionarão à produção de Batata?
Nota-se que os resultados destes trabalhos têm despertado o bataticultor para uma revisão geral em seus sistemas de produção com reflexos na produtividade.
4) Sugestões de melhoria ou soluções para os problemas dentro da sua área de atuação.
Falta uma parceria concreta e ativa do bataticultor com o pesquisador e sua entidade no sentido de demandar pesquisas e colaborar com patrocínio do desenvolvimento das mesmas.
5) Considerações:
A Pólo Alfenas assume significativa presença dentro da produção de batata no Estado de Minas Gerais e no Brasil. A Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS, através do Núcleo de Estudos em Olericultura – NEOL, ciente desta importância, não tem poupado esforços em contribuir com recursos materiais e humanos para o desenvolvimento de pesquisas que tragam benefícios para bataticultura da região. Para este ano, duas importantes iniciativas atestam o envolvimento da Universidade com esse segmento: a criação do mestrado profissional em desenvolvimento de sistemas de produção agropecuário, aprovado recentemente pela CAPES, e a realização do VI Seminário Mineiro de Bataticultura, agendado para os dias 5, 6 e 7 de abril de 2006.
Afonso Peche Filho – Pesquisador IAC (Instituto Agronômico de Campinas)fone: (11) 4582-8467 – peche@iac.sp.gov.br Procurando diretrizes para uma nova concepção na produção de batata, o empresário agricultor Sr. Roberto Sakô criou o “Sistema Mafes...
Rua das Castanheiras, 150, Centro78550-000 – Sinop/MT(66) 3531.8838Caco Carvalho (proprietário)cacocarvalho@hotmail.com 1 – Onde você compra batata fresca para seu restaurante?Nossas compras são feitas no supermercado local. 2 – Que tipo de batata fresca e...
Sidney ChristChef ConsultorAjinomoto – Castelo Alimentos – Panexsidneychrist@ig.com.br É quase impossível você entrar em uma feira ou supermercado e não comprar batatas, ela é presença constante na mesa e muito usada em vários pratos...
Juliani Kitakawa – Gerente TécnicaSGS do Brasil Ltda. – www.br.sgs.com Acompanhando as exigências do mercado e do consumidor cada vez mais consciente, a ABBA criou em 2003, o Programa de Certificação Voluntária, fundamentado em...