Cezar
Figueredo – Proprietário do Batataz
Teresina-PI
(86) 3232.5566 / (86) 8824.0221
batataz.batatas.recheadas@hotmail.com
cezarfigueredo@yahoo.com.br
Há treze anos, observando a necessidade de lançar uma novidade na noite de Teresina, abri uma casa especializada em vendas de batatas recheadas.
O espantoso é que, até horas antes de abrir as portas ao público, eu simplesmente não fazia idéia de como preparar este prato. Com batatas cozidas, bastante batata palha e chip fritas, com strogonoff e um creme à base de camarões prontos para servir durante o coquetel de abertura e, ao ser questionado por alguns convidados sobre o que estaria no cardápio após aquela noite, veio a idéia de montar uma batata inglesa mantendo a casca inteira, recheando-a com alguns sabores, circundando-a com batatas chips e salpicando- a com batata palha, lembrando, finalmente uma flor. A sugestão, posta em cardápio era, como ainda hoje, a degustação desta batata com a casca. Esta fórmula, criada de improviso, causou tanto impacto que, de apenas algumas mesas numa calçada ao ar livre, chegamos, em menos de seis meses, a estarmos com mais de cinquenta e cinco mesas e várias salas onde montamos ambientes fechados e extremamente aconchegantes para atender a demanda pela procura deste prato, já com mais de vinte tipos de recheios.
Pronto, o Segundo Caderno, casa noturna com uma proposta de difusão da ampla e complexa cultura local e, tendo como carro chefe em seu cardápio as batatas recheadas, já era um sucesso absoluto nas noites de Teresina.
Três anos após a abertura, em 1996, ainda com sucesso retumbante, tive, por forças de circunstâncias diversas, que fechar as portas para me dedicar a outros projetos ora mais importantes, então pendentes em minha vida. Nos nove anos que se seguiram, clientes e amigos nunca deixaram de fomentar a reabertura que, inevitavelmente, aconteceu em agosto do ano passado, no jardim de minha casa, sem grandes pretensões. Novamente, o sucesso veio absoluto e numa velocidade sônica, forçando-me a repensar a infra-estrutura para atender mais pessoas do que o espaço do meu jardim permitisse. Hoje, além do jardim, a calçada e boa parte da área interna de minha casa, já está ocupada por mesas, cadeiras, balcões, banquetas e por peças do rico artesanato piauiense, tornando o ambiente extremamente aconchegante. Já há, portanto, a clara necessidade de se pensar em expansão, mantendo minha casa como núcleo deste promissor empreendimento e seguindo rumo a shoppings centers, eventos diversos, cidades do interior do Piauí e, inevitavelmente, para outros Estados do Nordeste e outras regiões do País numa estimativa concreta de iniciar o processo de abertura de franquias de tal empreendimento.
O Batataz, como foi apelidado pelos próprios clientes, por estar associado à figura do Taz o demônio da Tazmânia (batata + Taz = Batataz), que tem grande apetite e que seria capaz de comer batatas de, aproximadamente, 700 gramas, peso médio de nossas batatas in natura, está se preparando para projetos audaciosos. Entre eles, o de abrir lojas em diversas cidades brasileiras, esperemos nós, em curto espaço de tempo, para levar ao paladar dos consumidores de outros Estados e regiões do Brasil o sabor único do tempero desta casa.
A batata e sua diversidade está entre os tubérculos mais procurados e vendidos para as mesas do País inteiro e, por isso, representa uma excelente fonte de ótimos negócios e rendimentos para bons empreendedores. Não foi à toa, mas com base em pesquisas, que a lancei como único prato. No Batataz não há o que se comer a não ser batatas recheadas com variações de 16 sabores em todo o meu cardápio.
Depois de relatar-lhes esta breve história, é com prazer que eu me disponibilizo, através de e-mails e telefones para eventuais futuros contatos.
A ABBA entrevistou a consumidora Aparecida Bueno da Silva nos Supermercados Pão de Mel em Itapetininga (SP) com o objetivo de saber sua opinião sobre batatas. D. Aparecida disse que sua família consome predominantemente...
Samantha Zanotta, Fernando Javier Sanhueza Salas, Jesus Guerido Túfoli, Eduarda Seide Gomide Mizubuti, Ieda Mascarenhas Louzeiro Terçariol, Josiane Takassaki Ferrari, Ricardo Domingues, Ricardo Harakava. Instituto Biológico, São Paulo. A requeima é uma das...
A ABBA tem como uma de suas atividades, apoiar o ensino da cultura da batata nas universidades, ministrando aulas marcadas por muita descontração e informação. A apresentação consiste basicamente em viajar pela Cadeia da...
MSc Giovane Barroti – Químico, Professor da Fundação Educacional de BarretosMembro do GCONCI e consultor em química agrícola – gbarroti@uol.com.brPedro Hayashi – Eng. Agrônomo – Sócio proprietário Pirassu AgrícolaRua José Bonifácio, 530 – Centro-...