Associativismo Profissional

As maiorias das cadeias produtivas agrícolas brasileiras de hortaliças estão desorganizadas. O resultado desta situação tem sido desastroso para a maioria dos segmentos das cadeias, para as regiões produtoras e consequentemente para o país, pois contribui efetivamente para o desequilíbrio sócio econômico.


Mediante esta situação, após 08 anos de sua fundação, a ABBA – Associação Brasileira da Batata decidiu que chegou o momento de agir objetivamente e profissionalmente em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
Composta atualmente por produtores, empresas provedoras de insumos, pesquisadores e profissionais autônomos que trabalham diretamente na produção de batata do Brasil, a ABBA pode ser considerada como a legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata.


Assim sendo, a ABBA desenvolveu um projeto para o período de 2005 a 2010 visando realizar as seguintes atividades consideradas prioritárias para gerar competitividade da Cadeia Brasileira da Batata:


1- Ensino: incentivar estudantes de agronomia, engenharia de alimentos, nutrição, economia, marketing, administração, etc, a trabalharem em prol da Cadeia Brasileira da Batata.


2- Pesquisa: desenvolver soluções de problemas da produção, geração de novas tecnologias, sustentação da defesa fitossanitária, produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população etc.


3- Legislações: desenvolver propostas para a modernização das atuais legislações inerentes à classificação e padronização de batata semente, consumo, indústria, trabalhistas, ambientais, etc.


4- Político: integração com o governo visando à sensibilização da importância sócia econômica da Cadeia Brasileira da Batata.


5- Eventos: proporcionar a integração, o intercâmbio e apresentações de novas tecnologias.


6- Profissionalização: realizações de cursos sobre a Cadeia da Batata e viagens técnicas a locais onde as Cadeias da Batata são organizadas.


7- Certificação da Produção: batata produzida através da utilização correta de agroquímicos e respeito às legislações sociais e ambientais.


8- Comercialização: desenvolver propostas para modernizar o sistema atual, introduzir novas variedades, etc.


9- Associativismo Profissional: viabilizar a união intra e inter segmentos na Cadeia da Batata visando benefícios mútuos.


10- Informações: envio e geração de informações importantes e/ou estratégicas.


11- Consumidor: proporcionar satisfação e aumentar o consumo de batata brasileira.


Temos certeza que os resultados destas atividades proporcionarão importantes mudanças e benefícios à Cadeia Brasileira da Batata.
Portanto, se você acredita no processo associativista e está disposto a contribuir para a modernização da Cadeia Brasileira da Batata e melhoria sócio econômico do Brasil, você esta convidado a integrar o grupo da ABBA.

VEJA TAMBÉM

O Engenheiro Agrônomo e o Mercado de Trabalho

O Engenheiro Agrônomo e o Mercado de Trabalho Levi Montebelo AEASP – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo(11) 221-6322 – aeasp@sti.com.br – site: www.aeasp.com.br Até o final dos anos 80 o...

LER

Exportação-Importação apenas de broto do Alaska-EUA revela um novo sistema de movimentação de batata-semente no mundo: Menor custo e maior[...]

LER

Marketing na Batata

Gabriel V. Bitencourt de Almeida Engenheiro Agrônomo Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP O tubérculo da espécie Solanum tuberosum L., conhecido como Batata, Batatinha ou Batata Inglesa é a terceira fonte de alimentos para...

LER

Tradição e Pioneirismo – Este é o campo da Serrana Fertilizantes

Depto. de Marketing Serrana Fertilizantes fone (11) 3748-6786A Serrana começou sua história em 1938 (em Cajatí – SP) com a extração de fosfato, a principal matéria- prima de seus produtos. Desde então, foi lançada...

LER