Associativismo Profissional

As maiorias das cadeias produtivas agrícolas brasileiras de hortaliças estão desorganizadas. O resultado desta situação tem sido desastroso para a maioria dos segmentos das cadeias, para as regiões produtoras e consequentemente para o país, pois contribui efetivamente para o desequilíbrio sócio econômico.


Mediante esta situação, após 08 anos de sua fundação, a ABBA – Associação Brasileira da Batata decidiu que chegou o momento de agir objetivamente e profissionalmente em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
Composta atualmente por produtores, empresas provedoras de insumos, pesquisadores e profissionais autônomos que trabalham diretamente na produção de batata do Brasil, a ABBA pode ser considerada como a legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata.


Assim sendo, a ABBA desenvolveu um projeto para o período de 2005 a 2010 visando realizar as seguintes atividades consideradas prioritárias para gerar competitividade da Cadeia Brasileira da Batata:


1- Ensino: incentivar estudantes de agronomia, engenharia de alimentos, nutrição, economia, marketing, administração, etc, a trabalharem em prol da Cadeia Brasileira da Batata.


2- Pesquisa: desenvolver soluções de problemas da produção, geração de novas tecnologias, sustentação da defesa fitossanitária, produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população etc.


3- Legislações: desenvolver propostas para a modernização das atuais legislações inerentes à classificação e padronização de batata semente, consumo, indústria, trabalhistas, ambientais, etc.


4- Político: integração com o governo visando à sensibilização da importância sócia econômica da Cadeia Brasileira da Batata.


5- Eventos: proporcionar a integração, o intercâmbio e apresentações de novas tecnologias.


6- Profissionalização: realizações de cursos sobre a Cadeia da Batata e viagens técnicas a locais onde as Cadeias da Batata são organizadas.


7- Certificação da Produção: batata produzida através da utilização correta de agroquímicos e respeito às legislações sociais e ambientais.


8- Comercialização: desenvolver propostas para modernizar o sistema atual, introduzir novas variedades, etc.


9- Associativismo Profissional: viabilizar a união intra e inter segmentos na Cadeia da Batata visando benefícios mútuos.


10- Informações: envio e geração de informações importantes e/ou estratégicas.


11- Consumidor: proporcionar satisfação e aumentar o consumo de batata brasileira.


Temos certeza que os resultados destas atividades proporcionarão importantes mudanças e benefícios à Cadeia Brasileira da Batata.
Portanto, se você acredita no processo associativista e está disposto a contribuir para a modernização da Cadeia Brasileira da Batata e melhoria sócio econômico do Brasil, você esta convidado a integrar o grupo da ABBA.

VEJA TAMBÉM

Os nematóides na cultura de batata

Jaime Maia dos Santos – jmsantos@fcav.unesp.br – Prof. Ass. Dr, Nematologista Unesp/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Depto. de Fitossanidade e Centro de Manejo Integrado de Pragas – Via de Acesso Prof. Paulo Donato...

LER

Indústria e Comércio Barana

Há quarenta anos no ramo de máquinas para beneficiar e classificar frutas e legumes, a Barana tem observado com bons olhos, as atitudes que vem sendo tomadas nestes últimos anos pelos produtores de batatas...

LER

Análise do crescimento da cultivar de batata “Ãgata”

  Paulo César Tavares de Melo¹; Newton do Prado Granja²; Hilario da Silva Miranda Filho²; Armando Cesar Sugawara¹,3; Ricardo Ferraz de Oliveira¹. ¹USP-ESALQ, Departamento de Produção Vegetal, CP 09, 13418-900, Piracicaba, SP, pctmelo@esalq.usp.br ²IAC-APTA,...

LER

Coluna Colaboradores: Élcio Hirano

elciohirano.encan@embrapa.br 1. Informações PessoaisNome: Elcio HiranoIdade: 55 anosFormação: Eng. Agrônomo pela UNESP – Jaboticabal, Mestre em Ciências pela UFV, Doutor em Ciências pela UFPR.Instituição: EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.Setor da instituição: EMBRAPA/SNT...

LER