As Aparências Enganam…

Há aproximadamente cinco anos, as principais variedades de batata produzidas no Brasil eram: Bintje, Achat, Elvira, Baronesa, Atlantic e Baraka. Atualmente as principais variedades são Monalisa, Mondial, Asterix, Ãgata, Atlantic, e ainda um pouco de Bintje. O que justificou esta mudança? Em princípio podemos dizer que o próprio mercado consumidor foi a causa principal. As variedades atuais são visualmente mais bonitas e este fato continua sendo decisivo no momento da aquisição pelo consumidor. A produtividade maior, assim como a resistência a pragas, doenças e a precocidade na tuberização também contribuíram para a mudança de variedades.


Será que esta mudança favoreceu a Cadeia Brasileira da Batata? Podemos dizer que alguns segmentos estão sendo beneficiados o tempo todo, como as empresas estrangeiras que são produtoras das principais variedades, enquanto outros alteram bons e maus resultados, tais como os produtores e as pequenas indústrias que dependem dos preços no momento da colheita. Na análise dos demais segmentos, pode se concluir que há mais perdas que ganhos, pois sob o melhor visual, falta características culinárias favoráveis às necessidades dos consumidores.


Considerações Finais: As variedades atuais permitem que produtores de diferentes níveis tecnológicos tenham produtividade similar, e isto pode causar excesso de produção e consequentemente prejuízos a todos os produtores e outros segmentos da Cadeia Nacional.


A aparência da batata como fator decisivo, no momento da compra, assim como a ausência de legislação obrigatória quanto a identificação do produto batata, proporciona muitas vezes a decepção do consumidor e cria cada vez mais oportunidades para aumentar o consumo de produtos processados importados, que possuem resultados culinários satisfatórios.


Finalizando, o assunto variedade poderia ser discutido longamente nesta matéria, mas fica claro que trata-se de um fator estratégico para o sucesso futuro da Cadeia Brasileira da Batata.

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