As ações necessárias para melhorar o comércio de batata no Brasil, em um cenário marcado pelo histórico de severas oscilações de preços.
Autor: Natalino Shimoyama
Fonte: Revista Cultivar HF - Dezembro 2019 / Janeiro 2020
https://www.abbabatatabrasileira.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Mercado-Gangorra.pdfA falta de integração do segmento e também de incentivos governamentais impede o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas na cadeia produtiva da batata e estimula a entrada e o consumo do produto importado.
Organizar profissionalmente as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro é a saída diante da nescessidade de torná-las mais competitivas.
Prejuízos na cultura da batata, provocados por problemas fitossanitários, adversidades climáticas, manuseio inadequado e classificação incorreta, poderiam ser evitados.
A produção de biocombustíveis poderá causar desequilíbrio nos setores econômico, social e fitossanitário devido à expansão demasiada da produção de determinadas culturas em detrimento das que abastecem o consumo interno