Consumo retraído

A produção atual é de aproximadamente 310 milhões de toneladas (igual a soja) 19 milhões de hectares no mundo e 2 milhões de toneladas 100 mil hectares no Brasil. A importância para a humanidade deve-se ao fato da batata ser um alimento apreciado por pessoas de todas etárias e classes sociais (universal e acessível). As milhares de combinações (versátil) resultam em pratos saborosos.

A característica nutricional da batata permite considerá-la como um dos mais importantes alimentos provedores de proteínas, calorias e outros nutrientes essenciais ao ser humano, principalmente para os povos dos países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento.

A seguir, comentaremos os principais motivos que causam a retração de consumo de batata brasileira e sugerir alternativas para aumentá-lo:

DESEMPREGO
É o principal fator de retração, pois sem salário não há consumo. A solução depende de mudanças governamentais a nível nacional e internacional.

CONCORRÊNCIA DESIGUAL
A proteção aos agricultores e os subsídios praticados em muitos países, somados ao elevado custo e a facilidade de importações no Brasil, resultam no crescimento do consumo de produtos do exterior. As importações de batata são de aproximadamente 100 mil toneladas/ano. A solução depende de negociações internacionais e da sensibilidade e ação do governo nacional para apoiar na modernização e sustentabilidade de muitas cadeias produtivas de fundamental importância social e econômica para o país.

VARIEDADES E APRESENTAÇÃO
A falta de legislações modernas e de uma fiscalização eficiente obriga os consumidores utilizarem com critérios de escolha somente a apresentação visual e o preço. O resultado geralmente é a insatisfação do consumidor. A solução depende basicamente da modernização profissional das legislações atuais.

PREÇOS
As altas margens de lucros adicionadas principalmente pelas grandes redes de varejo contribuem para a redução do consumo. Podemos citar como exemplo real e comum o preço pago ao produtor de R$ 0,80/kg chegar ao consumidor a R$ 2,00/kg. A solução depende da união profissional e da sinergia ente alguns segmentos da Cadeia Brasileira da Batata, principalmente dos produtores e varejo.

MÍDIA
A veiculação de informações tais como a idéia de como a batata engorda (depende da quantidade e do recheio) e contaminações de agrotóxicos (01 ou 02 produtores cometem irregularidades e milhares de produtores corretos são prejudicados) resultam em retração significativa de consumo. A dieta de Atkins e South Beach que recomenda a redução de consumo de carboidratos vem causando forte retração das vendas nos EUA de alguns produtos, principalmente da batata e suco de laranja. A solução depende de uma maior integração e intercâmbio entre segmentos da cadeia brasileira e a mídia visando proporcionar informações corretas. Quanto às dietas, basta distribuir o excedente de alimentos ricos em carboidratos aos bilhões de famintos do mundo.

CONSUMIDOR
A falta de consideração com o consumidor que busca praticidade e possui novos valores culturais (Segurança Alimentar/Meio Ambiente/Comportamento). A solução consiste em respeitar as necessidade e expectativas do consumidor.

Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA

Fonte: Revista Cultivar HF - Agosto/Setembro 2004 - Ano V - nº 27

http://www.cultivar.inf.br/
VEJA TAMBÉM

Carta ao Presidente

A poucos meses da eleição presidencial, a ABBA sugere ao futuro mandatário nacional mudança de rumo na política voltada ao setor. PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

Próxima Década

Que bases construir para uma cadeia produtiva da batata mais forte nos próximos dez anos PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

PROGRAMA DE ANÃLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA)

PROGRAMA DE ANÃLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA) Em 2010, foram realizadas coletas de amostras, segundo o plano de amostragem estabelecido pelo Programa, pelos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará,...

LER

Análise abrangente

Ao mesmo tempo em que reconhece o esforço da Anvisa para detectar resíduos de agroquímicos em alimentos frescos consumidos pela população, a ABBA alerta para a necessidade de ampliação do debate com os segmentos...

LER