Sintomatologia de deficiência dos macronutrientes na batateira

Da esquerda para a direita:
Quirino Augusto de Camargo Carmelo
qacarme@esalq.usp.br – Professor associado
Magnus Dall’Igna Deon
deon@esalq.usp.br – Pós-graduando
Antonio Roque Dechen
ardechen@esalq.usp.br – Professor titular
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Depto de Ciência do Solo, CP 09, 13418-900
(19) 3429.4170 – Fax: (19) 3434.7947


Nitrogênio
O nitrogênio é absorvido pelos vegetais nas formas de amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). O nitrogênio é constituinte de vários compostos essenciais ao vegetal como as proteínas, o DNA, a molécula de clorofila e vitaminas. É um nutriente muito móvel na planta e a deficiência de nitrogênio se mostra como uma clorose pálida das folhas mais velhas que se estende para a planta inteira. As folhas ficam eretas, com menor ângulo de inserção das folhas. Sob carência de N, as plantas são pouco vigorosas, com hastes finas e internódios curtos e produzem poucos tubérculos, que são pequenos.
Adubos nitrogenados comuns são uréia, sulfato de amônio e nitratos, de cálcio, potássio e amônio.


Fósforo
O fósforo é absorvido da solução do solo e utilizado pela planta como o íon ortofosfato (H2PO4-). Ele participa de inúmeros processos, como na composição do DNA, de moléculas energéticas como o ATP e da ativação de enzimas na regulação do metabolismo do vegetal.
O fósforo é muito móvel na planta e devido a isso, os sintomas de deficiência ocorrem, inicialmente, nas folhas mais velhas, em cujas bordas surgem áreas amareladas. É comum as folhas novas apresentarem-se verde escuro opaco, de textura coriácea, e curvarem para cima. As plantas têm o crescimento reduzido e ocorre redução do ciclo vegetativo.
Fontes de fósforo tradicionais são o superfosfato simples e triplo, e o mono-amônio fosfato (MAP).


Potássio
O potássio é absorvido na forma iônica (K+) e assim permanece nas plantas, não formando compostos. Ele também é muito móvel na planta. O potássio mantém o potencial osmótico e participa do processo de abertura e fechamento dos estômatos, regulando a transpiração e entrada do CO2 e influenciando a fotossíntese. O potássio também é ativador de um grande número de enzimas e atua no transporte de carboidratos. A carência desse elemento mostra-se como um amarelecimento e necrose das margens e/ou, próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam-se para baixo e os internós tornam-se mais curtos.
A fonte mais barata de potássio é o cloreto de potássio mas, pelo seu alto conteúdo de cloreto, muitos produtores preferem substituí- lo pelo sulfato de potássio.


Cálcio
O cálcio é absorvido como Ca+2 e é um importante componente da parede celular, sendo imprescindível para o crescimento apical, tanto das raízes como da parte aérea. É um elemento imóvel quanto à redistribuição na planta.
Sob deficiência de cálcio, ocorre clorose e necrose dos bordos foliares das folhas novas, com curvamento para cima. Como ocorrem danos às brotações, a planta emite, de forma intensa, novas brotações nas inserções das folhas. Necroses escuras no interior dos tubérculos podem ser observadas também.
Normalmente, o suprimento de cálcio às plantas se dá pela calagem. Em condições onde a calagem não pode ser muito intensa, uma fonte barata de cálcio é o gesso agrícola.
Sob condições mais tecnificadas, o nitrato de cálcio também é ótima fonte de cálcio.


Magnésio
O magnésio é absorvido pelas plantas como cátion divalente (Mg2+). É o elemento central da molécula de clorofila e ativador enzimático.
É móvel quanto à redistribuição na planta. Sob deficiência, as plantas apresentam amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas internervais.
O magnésio é outro nutriente presente no calcário quando este for dolomítico, mas pode ser fornecido às plantas como sulfato de magnésio.


Enxofre
O enxofre é absorvido da solução do solo pela planta na forma de sulfato (SO4-2). Ele é incorporado às proteínas, com função semelhante à do nitrogênio, entretanto, não é tão móvel quanto à redistribuição na planta como o nitrogênio. A deficiência de enxofre se manifesta como uma clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente, este sintoma inicia-se pelas folhas mais novas.
As várias formas de sulfato: de potássio, magnésio, amônio o gesso, e o superfosfato simples são ótima fontes de enxofre às plantas.

























Nitrogênio: Clorose pálida das folhas mais velhas, que se estende para a planta inteira. Plantas pouco vigorosas e tubérculos pequenos.
 
Fósforo: Ãreas amareladas nas bordas das folhas mais velhas. Folhas novas verde escuro e curvadas para cima. Plantas com crescimento reduzido e redução do ciclo vegetativo.
     

Potássio: Amarelecimento e necrose das margens e/ou próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam para baixo. Internós mais curtos.
 
Cálcio: Necroses escuras no interior dos tubérculos. Nas folhas novas, clorose e necrose dos bordos foliares com curvamento para cima.
     

Magnésio: Amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas com clorose.
 
Enxofre: Clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente o sintoma inicia pelas folhas mais novas.


Fotos: Stoller do Brasil

VEJA TAMBÉM

Carta ao Leitor

As maiorias das legislações brasileiras precisam ser modernizadas, pois são extremamente prejudiciais às Cadeias Produtivas. Nesta oportunidade comentaremos sobre as principais situações que ocorrem na Cadeia Brasileira da Batata. 1- Lei de Sementes –...

LER

Aniversário da CACB 10 anos

Luiz Carlos Mariotto – GerenteAv. Plácido Batista da Silveira, 355Capão Bonito-SP – 18300-00015-3542-1280 – cacb@uol.com.br A CACB – Cooperativa Agrícola de Capão Bonito – foi fundada em 4 de julho de 1994, com o...

LER

Estágio – Alunos de Graduação – Agronomia

Cultura de Batata – Fazenda Progresso – BA A ABBA proporcionou, pela primeira vez, estágios para cinco estudantes de Agronomia em 2003.Os acadêmicos Edgar Schebeski e Marcelo Kusman realizaram excelente trabalho na condução dos...

LER

Fotos

Batata em Ãgua Doce/SC Danos causados pela sacaria     Embonecamento Ãgata com sarna comum     Batata “pelando” Bintje – Essa é multiuso!

LER