A Batata no Japão


Jackson Kawakami, Ph.D. Instituição 1 – Fac. Guarapuava, Prof. Titular Instituição 2 – Univ. Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, Prof. Colaborador Correspondência – UNICENTRO, Departamento de Agronomia – Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03, Bairro Cascavel. CEP 85.040-080. Guarapuava/PR (42) 3629.8213 – jkawa13@hotmail.com


Histórico
Acredita-se que a batata tenha sido trazida ao Japão no início do século XVII por comerciantes holandeses vindos da Indonésia. Apesar de haver controvérsias sobre a introdução da batata no Japão, a hipótese dela ter sido trazida pelos holandeses toma vulto, uma vez que, ainda hoje a batata é chamada, entre outros nomes, de “Jaga-imo”, literalmente: “batata de Jacarta”, ou batata de Jawa, que era como os nipônicos chamavam a capital indonesiana. Entretanto, a popularização do cultivo deste tubérculo teve impulso apenas no final do século XIX, após a Revolução Meiji, quando o novo governo incentivou o cultivo e a utilização de técnicas agronômicas ocidentais.


Produção, área e produtividade A área cultivada com batata no Japão é menor que a brasileira, porém, devido ao clima mais ameno, o ciclo da cultura no país do sol nascente é mais longo.
Aliado a esse fato, a utilização de material propagativo sadio, fruto de um elaborado e bem sucedido programa de eliminação de viroses e multiplicação de sementes de batata a custos razoáveis resultaram em uma maior produtividade dos batatais japoneses quando comparados com a produtividade média brasileira. Desta forma, a produção total de batata no Japão no ano de 2004 foi de 2.885.000 t cultivados em 87.000 ha, com uma produtividade média de 33,2 t ha-1. A principal área produtora de batata no Japão é a ilha de Hokkaido, localizada no norte do país e que sozinha é responsável por aproximadamente 80% da produção de batata do país. Em Hokkaido, a temperatura amena durante o verão (média de 21,5 ºC no mês mais quente), aliada à abundância de chuvas (em torno de 550 mm durante o ciclo da cultura), e radiação solar (2.700 MJ m-2 durante o ciclo) propiciam condições climáticas favoráveis à produção de batata resultando numa produtividade média de 41 t ha-1. Outro fator de destaque é a baixa incidência de fitopatógenos. Segundo dados e observações do autor, o ciclo da cultura da variedade “Irish Cobbler” é em torno de 120 dias (20 dias do plantio à emergência e 100 dias da emergência à maturação fisiológica) e durante esse período é realizado em média 5 aplicações de inseticida e fungicida, evidenciando a baixa pressão de fitopatógenos. Em Hokkaido, o plantio se realiza na primavera. A segunda e terceira maior região produtora de batata do Japão são as províncias de Nagasaki (4 % da produção) e Kagoshima (3 % da produção), ambas situadas na ilha de Kyushu, ao sul do Japão. Nesses locais, a temperatura e a umidade do ar no verão são bastante altas, impossibilitando o cultivo da batata neste período. Desta forma, o plantio é realizado no Outono e a produtividade média é inferior a de Hokkaido, girando em torno de 26 e 21 t ha-1, respectivamente.



Aspectos da variedade japonesa Konafubuki, Hokkaido, Japão.


Variedades
As variedades de batata plantadas no Japão são de duas origens: estrangeira e materiais desenvolvidos por melhoristas japoneses (Quadro 1). A variedade “Irish Cobbler” (chamada pelos nipônicos de Danshakuimo) e “May Queen” foram introduzidas no Japão há tempos e vêm tendo diminuído suas áreas de plantio mas continuam sendo as variedades mais cultivadas em Hokkaido, com cerca de 30% e 15% da área plantada, respectivamente. Em seguida, observase a variedade japonesa “Konafubuki” com 20% da área de batata de Hokkaido.


Destinos da produção
O consumo anual per capita de batata no Japão é em torno de 17kg. Dos cerca de 3 milhões de toneladas produzidas no Japão, 40% é destinado à produção de amido. O consumo in natura responde por 30% da produção e em torno de 20% é industrializada. O consumo de batata processada tem crescido, bem como aquele comercializado em cadeias de “fast food”. Estes últimos materiais são, porém, importados, notadamente dos Estados Unidos.



A comercialização de batata para consumo in natura é feita geralmente embalada em pacotes de polietileno com cerca de 500 – 700g (7 – 8 tubérculos). Os tubérculos são apenas escovados e o nome da variedade é geralmente especificado, pois parte dos consumidores conhecem as características culinárias das variedades e as escolhem conforme a forma de preparo.


 

VEJA TAMBÉM

A NOVA LEI DE SEMENTES E MUDAS FACULTA AO PRODUTOR CERTIFICAR SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO

José Neumar Francelino – Ministério da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoCoordenador de Sementes e Mudas do Departamento de Fiscalização de Insumos AgrícolasPresidente da Comissão Técnica de Batata Semente – Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”,Anexo “A”...

LER

Carta ao Leitor

A atual crise da agricultura brasileira é consequência de fatores externos e internos. Depois de um espetacular ano agrícola em 2004, faltando apenas dois meses para terminar 2005, podemos concluir que foi um péssimo...

LER

Batata na estrada

Batata em saco de cebola

LER

Comercialização – Sacolão Center

Sacolão CenterO Sacolão Center, criado há 25 anos, em Belo Horizonte, possui atualmente 34 lojas e mais de 600 funcionários distribuídos nos municípios de Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Mariana, São João Del...

LER