Carretel Enrolador e a cultura da batata.

Marcelo A. Pedrozo – Consultor de Projetos Irrigabrasil Ind. e Com. de Máquinas LTDA.
Rua Porecatu, 233 – (41) 3668.2223 – marcelo@irrigabrasil.comwww.irrigabrasil.comContribuição: Edgar Menoncin.


Tecnologia, aumento de produtividade, qualidade do produto, menor consumo de energia, redução dos custos de produção entre vários outros fatores, é assim que o bataticultor tem de pensar e agir para poder se manter no mercado. Com a transformação da fazenda em empresa e do agricultor em empresário, adota-se uma visão holística e a profissionalização do setor já se faz presente.
A irrigação é uma técnica milenar que se confunde com a do desenvolvimento e prosperidade econômica dos povos. Porém, a irrigação não deve ser considerada isoladamente, mas como parte de um conjunto de técnicas empregadas na lavoura. Na visão atual, dentro do foco empresarial do agronegócio, a irrigação é uma estratégia para elevar a rentabilidade da empresa agrícola de forma sustentável, gerando mais emprego e renda no campo. A cultura da batata é muito exigente em água, e a falta desta, mesmo em períodos curtos, pode reduzir bastante a produtividade, ainda mais se coincidir com períodos críticos da cultura. A irrigação usada de forma adequada também permite reduzir o risco da cultura e melhoria da qualidade do produto final, uso racional de fertilizantes e até mesmo produzir fora da época normal, obtendo melhores preços no mercado. Por este motivo é tão importante o uso de um sistema de irrigação eficaz e de qualidade.
Na irrigação convencional o constante remanejamento de ramais, gera alto custo de mão-de-obra, pois é necessário de 10 a 15 pessoas para irrigar uma área de 35 a 40 alqueires, além da manutenção periódica de tubos e acessórios, pois exigem muitas trocas, que nem sempre são executadas com o devido cuidado.
Ocasionado o pisoteio, aumentam as perdas e incidência de doenças. Por outro lado o sistema de irrigação por Carretel Enrolador Autopropelido – TURBOMAQ tem sido cada vez mais aceito e empregado pelo bataticultor. No cultivo de batata, o TURBOMAQ começou a difundir-se na região de Guarapuava e Araucária, no estado do Paraná, na macro região de Capão Bonito e Itapetininga, estado de São Paulo e ainda na região de Ibiá, em Minas Gerais.
O TURBOMAQ tem vários modelos para irrigar a cultura da batata, para áreas de 15 a 60 hectares.
A mangueira pode ter de 50 a 140 mm de diâmetro externo e desde 250 até 500 metros de comprimento. O TURBOMAQ pode ser fornecido com canhão aspersor ou barra irrigadora. Este sistema é muito prático e simples, contando com um funcionamento seguro, a irrigação é simultânea ao enrolamento automático da mangueira PEMD (Polietileno de Média Densidade) e para a operação do conjunto é necessário apenas uma pessoa e um trator de média potência.
O sistema de carretel enrolador TURBOMAQ tem inúmeras vantagens, como por exemplo, o espaçamento utilizado no sistema consegue otimizar a cobertura da área irrigada, não ficando manchas sem irrigar. Permite irrigar durante a noite, economia com mão-de-obra, menor pisoteio na lavoura, pois não necessita remanejar tubulação constantemente, eliminação de ramais, uniformidade de aplicação e distribuição média. A mangueira PEMD com qualidade é de fundamental importância para a vida útil do sistema. Hoje, a vida útil de uma mangueira PEMD bem cuidada pode chegar a 15 anos de uso. O painel de controle eletrônico permite diversas programações, como velocidade de recolhimento da mangueira, lâmina d’água, tempo de parada e horímetro entre outras funções.
O bataticultor também pode controlar o tamanho de gota, reduzindo o impacto que causa sobre a planta e o solo. Com canhões aspersores cada dia mais modernos, é possível reduzir o tamanho de gota contando com recursos dos próprios canhões e com seus acessórios, como por exemplo, o sistema quebra-jato.
Outra boa opção há muito tempo utilizado é a barra irrigadora, com uma uniformidade de irrigação ainda maior e baixa pressão de serviço. A motobomba, a tubulação, o TURBOMAQ e todos os acessórios foram redimensionados para alcançar a qualidade e eficiência de irrigação solicitada pelos produtores.
Com a busca da certificação de batata semente, consumo e indústria, além da profissionalização do setor, não podemos tratar a irrigação como meramente a luta contra a seca, e sim pensar na sua qualidade, quantidade e hora de irrigar, sem esquecer do meio ambiente, principalmente com o uso legal e racional da água. Atender as necessidades de cada produtor e proporcionar satisfação total aos clientes é a meta da IRRIGABRASIL, assegurando sempre equipamentos de qualidade e com uma assistência técnica especializada.


 

VEJA TAMBÉM

Fitopatologia – Resistência ou tolerância à doenças de plantas?

É importante padronizar o signifi cado desses termos a fim de evitar comparações e, até mesmo,confusões.Comumente, pesquisadores, técnicos e produtores empregam os termos “tolerantes” e “resistentes” para classifi car a reação das variedades em...

LER

Fiscalização Trabalhista – Multas no Campo

Frederico Melo Assessor Jurídico Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de sua Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social...

LER

Legislação – A entidade certificadora parte III

  Eng. Agrônomo JoséMarcos Bernardibatata@solanex.com.brtelefone: 19-3623-2445   Dando prosseguimento a serie referente à Legislação de Sementes, continuaremos dando destaque para aqueles tópicos da Lei 10.711 de 05 de Agosto de 2003 os quais consideramos...

LER

MANEJO DE REQUEIMA NA CULTURA DA BATATA

ADEMIR SANTINI Eng o Agrônomo Desenvolvimento Técnico Bayer CropScience Ltda (CREA n o PR-66452/D) ademir.santini@bayercropscience.com Dentro do grupo das solanáceas, a cultura da batata desempenha papel importante dentro do cenário agrícola. Além de sua...

LER