Continuando as discussões sobre o atual sistema de comercialização, discutiremos a questão da obrigatoriedade de rotulagem das embalagens de batata fresca no Brasil a partir de 2004.
Entre as principais consequências negativas causadas pela não-rotulagem, destacamos duas importantes situações:
1. Mudança de variedades: o fato de os consumidores terem como parâmetros de escolha apenas o preço e a aparência dos tubérculos provocou a substituição da Bintje (de excelentes características culinárias) pelas variedades Ãgata, Monalisa, Mondial etc. Essa situação certamente contribuiu para a retração de consumo de batata brasileira e para o aumento do consumo de batata processada importada.
2. Rastreabilidade: a ausência de rótulos impediu a identificação de produtores irresponsáveis, pois omitiu a origem de exemplares cujas análises laboratoriais apontaram quantidades superiores ao limite de tolerância permitido de resíduos de agroquímicos registrados e resíduos de agroquímicos não-registrados. Situações como essa provocaram enormes prejuízos à cadeia brasileira da batata e danos à saúde de milhares ou milhões de consumidores.
Acreditamos que a obrigatoriedade de rotulagem proporcionará importantes mudanças em prol da cadeia brasileira da batata.
1. Variedades: é inevitável a introdução de novas variedades com características culinárias desejadas pelos consumidores. Certamente as atuais variedades perderão espaço para novas variedades.
2. Rastreabilidade: a colocação de rótulos nas embalagens poderá contribuir para identificar os produtores irresponsáveis.
3. Seleção de Produtores: a rotulagem permitirá aos consumidores (atacadistas, varejistas e consumidores finais) identificar os melhores produtores.
4. Embalagens: certamente ocorrerá mudança no tamanho e tipo de embalagens, e, consequentemente, novas máquinas de beneficiamento serão introduzidas.
5. Satisfação dos Consumidores: acreditamos que a rotulagem contribuirá para o aumento do consumo de batata brasileira.
Neste período inicial de implantação da obrigação da rotulagem, algumas situações irregulares estão ocorrendo:
1. Reutilização de Embalagens Rotuladas na Fábrica: alguns produtores e/ou comerciantes estão comercializando batatas frescas, reutilizando embalagens de outros produtores ou produtos agrícolas (ex: cebola) A criação de embalagens que impossibilitam o aproveitamento do rótulo e a denúncia às autoridades competentes são medidas urgentes a serem tomadas.
2. Nome do Produtor: quando a qualidade dos tubérculos é satisfatória, alguns atacadistas mandam os produtores enviarem as embalagens sem rótulo e colocam rótulos próprios. Quando a qualidade dos tubérculos não é satisfatória, eles mandam os produtores colocarem seus rótulos. Sugerimos a obrigatoriedade da colocação do rótulo do produtor e a discussão da obrigatoriedade da colocação do rótulo ou informações do atacadista.
Finalizamos esta discussão recomendando que a obrigatoriedade de rotulagem seja gradualmente, profissionalmente e definitivamente implantada na comercialização de batata fresca no Brasil, pois acreditamos que muitos benefícios serão proporcionados à Cadeia Brasileira da Batata e à população do Brasil.
Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA
Fonte: Revista Cultivar HF - Abril/Maio 2005 - Ano VI - nº 31
http://www.cultivar.inf.brA ABBA defende aprimoramento da pesquisa na área agrícola brasileira, de modo a oferecer soluções práticas que ajudem a solucionar problemas e garantir a sustentabilidade das diversas cadeias produtivas
Em 2011, produtores de batata contabilizaram graves prejuízos. Saída para enfrentar problemas que entravam o setor passa pelo associativismo profissional LER MATÉRIA NA ÍNTEGRA
Diferente do que ocorria até meados de 1990, quando a distribuição de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil ainda não era dominada por grandes redes, atualmente produtores são mal remunerados, consumidores pagam caro...
Que bases construir para uma cadeia produtiva da batata mais forte nos próximos dez anos PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI