ABBA – 10 anos – Composição

A ABBA completou 10 anos de existência no dia 10 de agosto de 2007. Nesta oportunidade falaremos sobre a evolução da composição da ABBA desde a sua fundação ate o momento atual – novembro 2007.
A ABBA foi composta inicialmente por 10 associações regionais de produtores localizadas em Santa Catarina (APROSESC e ASEPROBASC), Paraná (La Papa, ABACOP e ABAPAR), São Paulo (ABASP e ABVGS) e Minas Gerais (ABAMIG, SOLANA e ABALAR).


Este grupo de associações abrangia seguramente mais de 80% da produção nacional de batata, mas infelizmente esta união profi ssional não foi possível. Algumas destas associações regionais não foram capazes de pagar uma mensalidade de apenas R$ 600,00/mês. Algumas associações se deixaram implodir por interesses individuais de lideranças oportunistas.


Algumas associações exigiam resultados imediatos e não tiveram paciência de esperar. Algumas acreditaram nos resultados individuais em detrimento de resultados coletivos. Outras não foram capazes de criar um plano de trabalho etc.


Após perder mais da metade das associações acima citadas a ABBA continuou seu caminho composta por associações e produtores individuais que conseguiam pagar a mensalidade e, posteriormente, tornou-se uma associação somente de produtores que passaram a pagar uma taxa igual anualmente. Este sistema permaneceu durante uns três anos. Mesmo aumentando o valor das contribuições anuais a arrecadação não era sufi ciente para cobrir as necessidades da ABBA.


A partir de 2002, além dos associados a ABBA passou a ter em sua composição as empresas parceiras, que passaram a contribuir também fi nanceiramente, permitindo a realização de mais atividades.
Quase que simultaneamente à entrada das empresas parceiras a ABBA passou a ser composta por um grupo denominado colaboradores – professores, pesquisadores e profi ssionais liberais envolvidos diretamente com a Cadeia Brasileira da Batata.


Ao final de 10 anos, partimos de 10 associações e chegamos a um grupo composto por mais de 100 produtores, mais de 35 empresas parceiras e mais de 50 colaboradores, ou seja, a família ABBA tem mais de 500 pessoas e representa mais de 35 % da produção nacional de batata do Brasil.


Nossa meta para os próximos anos será trazer para a ABBA mais produtores, empresas parceiras e colaboradores, mas também pessoas e empresas de outros segmentos. Assim como em outros países, a organização e a união profi ssional de todos os segmentos foi o fator decisivo para o ingresso destas cadeias no mundo globalizado. Venha para a ABBA, se você ou sua empresa faz parte e quer continuar pertencendo a Cadeia Brasileira da Batata.

VEJA TAMBÉM

Homenagem para Jeobert Antonio Beloni (1941 – 2007)

Hilario da Silva Miranda FilhoCentro de HorticulturaInstituto Agronômicohilario@iac.sp.gov.br Quando soube do falecimento de meu amigo, Jeobert Beloni, não quis acreditar. Menos do que 15 dias antes estivera com ele e seus fi lhos, Fernando...

LER

IMPLANTAÇÃO DA PRODUÇÃO INTEGRADA DA BATATA NO BRASIL DEVERÃ SE TORNAR REALIDADE NUM FUTURO PRÓXIMO.

Antonia dos Reis Figueira – Fitovirologista. Univ. Federal de Lavras – Depto de Fitopatologia. C. P: 3037,CEP: 37200-000 Lavras-MG (35) 3829.1282 antonia@ufla.br O aumento da exportação dos produtos agrícolas brasileiros nos últimos anos tem...

LER

Pesquisa e difusão de tecnologia na cultura da batata

  Sidney Hideo Fujivara – Engenheiro Agrônomoformado pela Universidade Federal de Viçosa (MG)e-mail: sfujivara@uol.com.br     Somos produtores de batata e cereais em Capão Bonito na região sudoeste de São Paulo. Eu e meu...

LER

Ensino – aprendizado e descontração

A ABBA tem como uma de suas atividades, apoiar o ensino da cultura da batata nas universidades, ministrando aulas marcadas por muita descontração e informação. A apresentação consiste basicamente em viajar pela Cadeia da...

LER