Viagem Técnica ABBA – Grupo Jovem


Por Érika Horiguchi


No período de 05 a 09 de fevereiro de 2007 realizamos a primeira viagem técnica voltada, exclusivamente, aos filhos de associados da ABBA. O grupo de 10 pessoas contou com a companhia de Cris Sanada como a coordenadora da viagem.
Além de promover a integração, o objetivo desta viagem foi conhecer empresas importantes para a Cadeia Brasileira da Batata, contribuindo para aumentar a nossa visão sobre o Empreendedorismo.
Iniciamos a nossa visita no escritório central da Syngenta, localizado na capital São Paulo, onde foram apresentados alguns programas sociais, tendo como um dos temas a questão da sucessão familiar nas propriedades agrícolas.
Em seguida, visitamos o centro de distribuição do setor de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) do Grupo Pão de Açúcar, que atende as redes de supermercados Pão de Açúcar, Extra e CompreBem. Observamos os padrões de batata que chegam ao Centro, verificando um sistema eficiente e organizado de seleção e distribuição dos alimentos.
Ainda em São Paulo, conhecemos a certificadora SGS e a gerente técnica, Juliani Kitakawa, nos apresentou o programa de parceria com a ABBA para a certificação de batata no Brasil.
Seguindo viagem para Curitiba, no estado do Paraná, fomos conhecer o Restaurante Beto Batata, cuja especialidade é a batata suíça com recheios diferenciados, uma forma diferente de agregar valor à nossa batata.
Em Curitiba, visitamos também a empresa Irrigabrasil, que fornece equipamentos de irrigação utilizados na cultura da batata e também na cultura da cana-de-açúcar – aproveitamento de vinhaça no sistema de irrigação.
Em seguida, conhecemos a Procópio Sacaria, onde acompanhamos desde o processo de fabricação do fio de polipropileno até a confecção de sacarias, lonas, entre outros produtos derivados.
Um dos propósitos da viagem foi também despertar o interesse dos jovens pela diversificação da produção. Tivemos a oportunidade de conhecer a Fazenda Serrana – município de Palmera, de propriedade do grupo Dzierwa que desenvolve a criação de ovinos especializados em reprodução genética. Aproveitamos aqui para agradecer a grande receptividade que tivemos por parte do Paulo e sua esposa Suzete.
No dia seguinte, viajamos de Ponta Grossa a Castro, onde fomos recepcionados pelo coordenador do setor de batata de Castrolanda – Cleudiney Iank. Ele nos acompanhou na visita a Fundação ABC. Conhecemos alguns projetos desenvolvidos pela instituição para dar assistência aos produtores cooperados, os quais são os próprios financiadores dos projetos.
Em seguida visitamos a empresa Watanabe aonde vimos alguns dos principais implementos utilizados na produção de batata, principalmente na fase de colheita. Visitamos também a indústria de batata chips da cooperativa Castrolanda, fornecedora das marcas Bauducco, Fritex, Batavia e Tip Top, além de ser auto-suficiente para comercialização de marca própria. São 8 produtores de batata na Castrolanda trabalhando em sistema de cotas, sendo praticamente toda a produção voltada para a indústria.
Finalmente, fomos conhecer a Unidade de Batata Semente da cooperativa, com sistema de produção de mini-tubérculos iniciado em 2003 para obtenção de semente pré-básica.
Por tudo que vimos e tivemos a oportunidade de conhecer, deixamos aqui os nossos agradecimentos à ABBA, ao Natalino, que vem sempre dando o seu apoio aos jovens, a todas as pessoas que não foram citadas aqui, mas que nos receberam com muita satisfação e às empresas e instituições por nos apresentar alguns aspectos positivos de uma grande organização.
Aproveitamos também para convidar outros filhos de associados e futuros empresários a participar de uma próxima oportunidade!


 

VEJA TAMBÉM

A Batata no Brasil em 1913

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 37, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_37.pdf

LER

Fotos – Arquivo da sociedade Brasieleira de cultua Japonesa

Transporte de 20 sacos de batatas, de Cotia para Moinho Velho, demorava 2 diasDedetização de plantação de batata, Cotia, 1920Embalagem de batata, 1954Brejo, 18/08/1919Imigrantes na plantação de Batata, década de 30Imigrantes japoneses no plantio...

LER

Desenvolvimento de novas cultivares de batata

César Augusto Brasil Pereira Pinto Universidade Federal de Lavras – UFLA e-mail: cesarbrasil@ufla.br A bataticultura brasileira teve seu início no final do século XIX, com a introdução de cultivares vindas da Europa. As cultivares...

LER

SUPERMERCADOS BOA

João Francisco de OliveiraIrmãos Boa Ltda.Av. dos Imigrantes Italianos, 1973Colônia – Jundiaí – SP – 13218-090fone: (11) 4532-3200 joao@boaonline.com.br   A rede dos Supermercados Boa foi fundada em agosto de 1966 e, atualmente, é...

LER