Viagem Técnica ABBA – Grupo Jovem


Por Érika Horiguchi


No período de 05 a 09 de fevereiro de 2007 realizamos a primeira viagem técnica voltada, exclusivamente, aos filhos de associados da ABBA. O grupo de 10 pessoas contou com a companhia de Cris Sanada como a coordenadora da viagem.
Além de promover a integração, o objetivo desta viagem foi conhecer empresas importantes para a Cadeia Brasileira da Batata, contribuindo para aumentar a nossa visão sobre o Empreendedorismo.
Iniciamos a nossa visita no escritório central da Syngenta, localizado na capital São Paulo, onde foram apresentados alguns programas sociais, tendo como um dos temas a questão da sucessão familiar nas propriedades agrícolas.
Em seguida, visitamos o centro de distribuição do setor de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) do Grupo Pão de Açúcar, que atende as redes de supermercados Pão de Açúcar, Extra e CompreBem. Observamos os padrões de batata que chegam ao Centro, verificando um sistema eficiente e organizado de seleção e distribuição dos alimentos.
Ainda em São Paulo, conhecemos a certificadora SGS e a gerente técnica, Juliani Kitakawa, nos apresentou o programa de parceria com a ABBA para a certificação de batata no Brasil.
Seguindo viagem para Curitiba, no estado do Paraná, fomos conhecer o Restaurante Beto Batata, cuja especialidade é a batata suíça com recheios diferenciados, uma forma diferente de agregar valor à nossa batata.
Em Curitiba, visitamos também a empresa Irrigabrasil, que fornece equipamentos de irrigação utilizados na cultura da batata e também na cultura da cana-de-açúcar – aproveitamento de vinhaça no sistema de irrigação.
Em seguida, conhecemos a Procópio Sacaria, onde acompanhamos desde o processo de fabricação do fio de polipropileno até a confecção de sacarias, lonas, entre outros produtos derivados.
Um dos propósitos da viagem foi também despertar o interesse dos jovens pela diversificação da produção. Tivemos a oportunidade de conhecer a Fazenda Serrana – município de Palmera, de propriedade do grupo Dzierwa que desenvolve a criação de ovinos especializados em reprodução genética. Aproveitamos aqui para agradecer a grande receptividade que tivemos por parte do Paulo e sua esposa Suzete.
No dia seguinte, viajamos de Ponta Grossa a Castro, onde fomos recepcionados pelo coordenador do setor de batata de Castrolanda – Cleudiney Iank. Ele nos acompanhou na visita a Fundação ABC. Conhecemos alguns projetos desenvolvidos pela instituição para dar assistência aos produtores cooperados, os quais são os próprios financiadores dos projetos.
Em seguida visitamos a empresa Watanabe aonde vimos alguns dos principais implementos utilizados na produção de batata, principalmente na fase de colheita. Visitamos também a indústria de batata chips da cooperativa Castrolanda, fornecedora das marcas Bauducco, Fritex, Batavia e Tip Top, além de ser auto-suficiente para comercialização de marca própria. São 8 produtores de batata na Castrolanda trabalhando em sistema de cotas, sendo praticamente toda a produção voltada para a indústria.
Finalmente, fomos conhecer a Unidade de Batata Semente da cooperativa, com sistema de produção de mini-tubérculos iniciado em 2003 para obtenção de semente pré-básica.
Por tudo que vimos e tivemos a oportunidade de conhecer, deixamos aqui os nossos agradecimentos à ABBA, ao Natalino, que vem sempre dando o seu apoio aos jovens, a todas as pessoas que não foram citadas aqui, mas que nos receberam com muita satisfação e às empresas e instituições por nos apresentar alguns aspectos positivos de uma grande organização.
Aproveitamos também para convidar outros filhos de associados e futuros empresários a participar de uma próxima oportunidade!


 

VEJA TAMBÉM

Eficácia do treinamento na melhoria da tecnologia de aplicação de agrotóxicos na cultura da batata

Hamilton H. RamosEng. Agrônomo, Pesquisador Científico V, CentroAPTA de Engenharia e Automação,Instituto Agronômico, Jundiaí/SP, e-mail:hhramos@iac.sp.gov.brRoberto M. AraujoBASF S.A. – Agro, roberto.araujo@basf-sa.com.br O uso adequado de agrotóxicos tem sido um dos temas que vem atraindo...

LER

Uma visão moderna das associações

André Meloni Nassar Pesquisador da Fipe Agrícola e do PENSA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agro-industrial) fone: (11) 3767 1737 O tema das associações de representação parece estar ganhando importância na imprensa...

LER

VÍRUS S (Potato vírus S- PVS), VÍRUS X (Potato vírus X- PVX): Qual seria a sua importância para a Bataticultura[...]

LER

Potato Mop-Top Virus (PMTV)

Eng. Agr. Dra. Vanessa S. Ramos Eng. Agr. Ph.D. Valmir Duarte O Brasil (3.851.396 t) é o vigésimo produtor de batata na classificação internacional, com a China (99.065.724 t), Índia (43.770.000 t) e EUA...

LER