Situação Atual da Produção de Batata no Brasil

A pandemia provocada pelo Covid-19 incentivou a realização de videoconferências. A ABBA – Associação Brasileira da Batata aderiou à ideia e realizou duas edições com objetivo de conhecer a situação atual da produção de batata no Brasil. Em cada dia, a média foi de 70 participantes.

Através de representantes das principais regiões produtoras foram realizadas 13 apresentações das principais regiões localizadas nos Estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apesar de serem informações “não oficiais”, os números apresentados podem ser considerados os mais próximos da realidade atual, pois foram fornecidos por profissionais que trabalham e conhecem profundamente a região.

Atualmente cerca de 1.500 produtores plantam batatas em 200 municípios e classificam a produção em 200 “lavadoras”. No Brasil, o plantio e a colheita ocorrem em todos os dias do ano.

A área total de 100.000 hectares anuais, é destinada ao mercado fresco (65%), à indústria de chips (15%), à indústria de pré-fritas (12%) e à batata semente (8%).

As principais variedades plantadas são Ágata (45%), Asterix (15%), Orquestra (13%), Cúpido (7%), Markies (6%), Atlantic e FL (7%).

A variedade Camila da Embrapa, plantada em cerca de 300 hectares, despertou o interesse dos produtores de várias regiões.

A ocorrência dos principais problemas fitossanitários (pragas e doenças) nas regiões produtoras foi assim distribuída: pouca – Murchadeira, Crinivírus, Nematoide Pipoca, Vírus Y, Sarna Prateada, Spongospora e Mosca Branca e Mosca Branca; média – Sarna Comum, Nematoide de Pinta, Fusariose, Rizoctoniose, Traça e Tripes; alta – Canela Preta, Requeima, Pinta Preta, Bicho Mineiro e Larva Alfinete.

Foram considerados comos os principais problemas para produzir batatas, em ordem decrescente – novas áreas para plantar, variedades de melhor aptidão culinária, valor do arrendamento, disponibilidade de água para irrigação, custo de produção e qualidade da batata semente.

Para melhorar a situação da produção de batata no Brasil, as principais sugestões foram: viabilizar o aumento do consumo de batata brasileira e a introdução de novas variedades.

O sucesso ou a sustentabilidade das cadeias da batata em muitos países se deve ao apoio do governo e/ou ao associativismo profissional. Os problemas da Cadeia Brasileira da Batata podem ser solucionados e a sugestão da ABBA é objetiva – basta arrecadar R$ 1,00 por tonelada de batata produzida no Brasil, ou seja, R$ 0,001/kg.

Para ter acesso ao conteúdo completo das apresentações, basta inscrever-se no Canal da ABBA no YouTube, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCSlRvAMtNV10DxeDOwS2yAQ

VEJA TAMBÉM

Seminário Batata 2013 – Mosca Branca

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 36, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_36.pdf

LER

Epamig testa novas cultivares francesas de batata em Minas Gerais

Geraldo M. A. Cançado, Marcos A. M. Fadini, Joaquim G. Pádua Pesquisadores, FECD/EPAMIG, Caldas/MG Fone: (35) 3735.1101 – email: cancado@epamigcaldas.gov.br A batata é o quinto produto agrícola mais cultivado no mundo, só perdendo para...

LER

Joaquim Gonçalves de Pádua

Joaquim Gonçalves de Pádua, ensaio com cultivares de batata e sede da Fazenda Experimental da EPAMIG, em Caldas Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de batata?Comecei a trabalhar com...

LER

NOVAS CULTIVARES DE BATATA PARA MINAS GERAIS – Cultivares Holandesas.

Joaquim Gonçalves de Pádua – Pesquisador EPAMIG/FECD – Av. Santa Cruz, 500 – 37780-000 – Caldas – MG – (35) 3735.1101 – padua@epamigcaldas.gov.br A escolha correta de uma cultivar é muito importante para o...

LER