Sintomatologia de deficiência dos macronutrientes na batateira

Da esquerda para a direita:
Quirino Augusto de Camargo Carmelo
qacarme@esalq.usp.br – Professor associado
Magnus Dall’Igna Deon
deon@esalq.usp.br – Pós-graduando
Antonio Roque Dechen
ardechen@esalq.usp.br – Professor titular
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Depto de Ciência do Solo, CP 09, 13418-900
(19) 3429.4170 – Fax: (19) 3434.7947


Nitrogênio
O nitrogênio é absorvido pelos vegetais nas formas de amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). O nitrogênio é constituinte de vários compostos essenciais ao vegetal como as proteínas, o DNA, a molécula de clorofila e vitaminas. É um nutriente muito móvel na planta e a deficiência de nitrogênio se mostra como uma clorose pálida das folhas mais velhas que se estende para a planta inteira. As folhas ficam eretas, com menor ângulo de inserção das folhas. Sob carência de N, as plantas são pouco vigorosas, com hastes finas e internódios curtos e produzem poucos tubérculos, que são pequenos.
Adubos nitrogenados comuns são uréia, sulfato de amônio e nitratos, de cálcio, potássio e amônio.


Fósforo
O fósforo é absorvido da solução do solo e utilizado pela planta como o íon ortofosfato (H2PO4-). Ele participa de inúmeros processos, como na composição do DNA, de moléculas energéticas como o ATP e da ativação de enzimas na regulação do metabolismo do vegetal.
O fósforo é muito móvel na planta e devido a isso, os sintomas de deficiência ocorrem, inicialmente, nas folhas mais velhas, em cujas bordas surgem áreas amareladas. É comum as folhas novas apresentarem-se verde escuro opaco, de textura coriácea, e curvarem para cima. As plantas têm o crescimento reduzido e ocorre redução do ciclo vegetativo.
Fontes de fósforo tradicionais são o superfosfato simples e triplo, e o mono-amônio fosfato (MAP).


Potássio
O potássio é absorvido na forma iônica (K+) e assim permanece nas plantas, não formando compostos. Ele também é muito móvel na planta. O potássio mantém o potencial osmótico e participa do processo de abertura e fechamento dos estômatos, regulando a transpiração e entrada do CO2 e influenciando a fotossíntese. O potássio também é ativador de um grande número de enzimas e atua no transporte de carboidratos. A carência desse elemento mostra-se como um amarelecimento e necrose das margens e/ou, próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam-se para baixo e os internós tornam-se mais curtos.
A fonte mais barata de potássio é o cloreto de potássio mas, pelo seu alto conteúdo de cloreto, muitos produtores preferem substituí- lo pelo sulfato de potássio.


Cálcio
O cálcio é absorvido como Ca+2 e é um importante componente da parede celular, sendo imprescindível para o crescimento apical, tanto das raízes como da parte aérea. É um elemento imóvel quanto à redistribuição na planta.
Sob deficiência de cálcio, ocorre clorose e necrose dos bordos foliares das folhas novas, com curvamento para cima. Como ocorrem danos às brotações, a planta emite, de forma intensa, novas brotações nas inserções das folhas. Necroses escuras no interior dos tubérculos podem ser observadas também.
Normalmente, o suprimento de cálcio às plantas se dá pela calagem. Em condições onde a calagem não pode ser muito intensa, uma fonte barata de cálcio é o gesso agrícola.
Sob condições mais tecnificadas, o nitrato de cálcio também é ótima fonte de cálcio.


Magnésio
O magnésio é absorvido pelas plantas como cátion divalente (Mg2+). É o elemento central da molécula de clorofila e ativador enzimático.
É móvel quanto à redistribuição na planta. Sob deficiência, as plantas apresentam amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas internervais.
O magnésio é outro nutriente presente no calcário quando este for dolomítico, mas pode ser fornecido às plantas como sulfato de magnésio.


Enxofre
O enxofre é absorvido da solução do solo pela planta na forma de sulfato (SO4-2). Ele é incorporado às proteínas, com função semelhante à do nitrogênio, entretanto, não é tão móvel quanto à redistribuição na planta como o nitrogênio. A deficiência de enxofre se manifesta como uma clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente, este sintoma inicia-se pelas folhas mais novas.
As várias formas de sulfato: de potássio, magnésio, amônio o gesso, e o superfosfato simples são ótima fontes de enxofre às plantas.

























Nitrogênio: Clorose pálida das folhas mais velhas, que se estende para a planta inteira. Plantas pouco vigorosas e tubérculos pequenos.
 
Fósforo: Ãreas amareladas nas bordas das folhas mais velhas. Folhas novas verde escuro e curvadas para cima. Plantas com crescimento reduzido e redução do ciclo vegetativo.
     

Potássio: Amarelecimento e necrose das margens e/ou próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam para baixo. Internós mais curtos.
 
Cálcio: Necroses escuras no interior dos tubérculos. Nas folhas novas, clorose e necrose dos bordos foliares com curvamento para cima.
     

Magnésio: Amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas com clorose.
 
Enxofre: Clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente o sintoma inicia pelas folhas mais novas.


Fotos: Stoller do Brasil

VEJA TAMBÉM

A GANÂNCIA DO VAREJO = RETRAÇÃO DE CONSUMO

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 40, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_40.pdf

LER

VÃ PLANTAR BATATA!

Albanez Souza de Sá(49)3277-0283 / (49)9983-8484 No tumultuado movimento de 1964 meu pai estava escutando rádio para se atualizar das notícias vindas de Brasília, quando brincando fui imitar como se fazia para bater o...

LER

Breve Histórico sobre as Variedades de Batatas Utilizadas no Estado de São Paulo

Hilário da Silva Miranda Filho José Carlos Feltran Centro de Horticultura – Instituto Agronômico INTRODUÇÃO No estudo do histórico das variedades utilizadas pela bataticultura paulista é interessante se ter uma visão, mesmo superficial, sobre...

LER

Ensino – ABBA – Ensino Batata

A ABBA desenvolve as atividades baseadas em 16 projetos, sendo que cada projeto é composto em média por três atividades consideradas prioritárias. No caso do Projeto Ensino, as atividades prioritáriassão: estágios para estudantes, informações...

LER