Amor pelas batatas atravessa gerações

Novas gerações da Margossian Sementes perpetuam os conhecimentos de seu fundador, Abraham, no comércio de sementes de batata no país.

Desde a década de 70, uma das grandes referências da bataticultura no Brasil é Abraham Margossian, fundador da Margossian Sementes. Pioneira no ramo de batatas, a empresa atua na importação de sementes, realizando um atendimento personalizado e focado nos produtores da hortaliça em território nacional.

Associada da Associação Brasileira da Batata (ABBA) e, também, da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), na qual Abraham Margossian é o membro mais antigo, desde 1974, a empresa participou de forma efetiva do crescimento do mercado. O empresário, por exemplo, colaborou significativamente para a defesa dos interesses do setor de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais, enquanto esteve na presidência da entidade. A empresa também já introduziu mais de 30 cultivares de batata no Brasil, sendo muitas delas bastante conhecidas pelos produtores: Ãgata, Markies, Fontane, Arizona, Faluka, Manitou, Mustang, Ambition e Excellency.

Hoje, com 88 anos, Margossian continua atuando fortemente em seu negócio com a ajuda da nova geração da família, que herdou a vocação agrícola deste profissional, um dos pioneiros no segmento. Atualmente, Abraham tem a ajuda de sua filha, Sonia Regina Herrerias Margossian que cuida do processo de importação e de sua neta, Priscila Leite Margossian, engenheira agrônoma, que contribui com a parte técnica, visita a clientes e testes de novas cultivares.

Para Priscila, é recompensador trabalhar com o avô. “Toda a historia dele é sensacional e aprendo muito todos os dias. Além disso, é gratificante andar pelo Brasil conhecendo os produtores de batata e ouvi-los falando bem do meu avô, se referindo a ele com carinho e respeito, fico muito orgulhosa”, comenta.

Priscila salienta ainda sobre a grande responsabilidade e o trabalho árduo realizado pelos profissionais da empresa para a manutenção de seu pioneirismo no segmento. “Temos muitos anos de mercado e um nome a zelar, por isso, o trabalho é feito com muita seriedade, sempre cuidando da qualidade e da satisfação de nossos clientes, pois uma história de sucesso se alcança com muito trabalho e dedicação”, acredita.

Priscila Margossian e Abraham Margossian em um campo de teste em Pouso Alegre-MG

Priscila Margossiam e Abraham Margossian em um campo de teste em Pouso Alegre/MG

BOX – História da Margossian Sementes

O início

O primeiro contato de Abraham Margossian com a área agrícola foi em 1951, quando trabalhou com o comércio de sacarias nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), época na qual os sacos eram feitos de juta ou ráfia. A partir de 1970, com o aumento da demanda no setor de sacaria e o surgimento de novas embalagens plásticas, Abraham decidiu abrir a sua primeira empresa, a Margossian Comércio de Sacaria, que contribuiu para a introdução de embalagens feitas de nylon no mercado nacional, utilizadas até hoje pelo setor. Em 1972, agregou a atividade de comercialização de sementes de hortaliças em sua companhia, quando surgiu a Comercial Agrícola Margossian, que atuava na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Paixão por batatas

 No mesmo ano de 1972, Abraham fez sua primeira importação de batata-semente da Holanda, quando trouxe as cultivares: Bintje, Spunta e Radosa. Foi quando começou sua paixão pela comercialização de sementes de batatas. Margossian utilizou todo o lucro de sua primeira importação para realizar uma viagem para a Europa, com o intuito de conhecer mais sobre o funcionamento do mercado desta hortaliça. A partir daí, passou a assessorar produtores de batata e a estabelecer parcerias de plantio com a utilização das sementes que importava. Na ocasião, passou a contar com a ajuda do seu filho José Augusto Herrerias Margossian, que atuava nos campos de batata.

Primeira parceria

Em 1984, a primeira parceria surgiu. Margossian tornou-se representante da empresa holandesa Wolf & Wolf, posteriormente incorporada pela Agrico B.V., que ainda permanece com o mesmo nome. A partir dos anos 90, com o aumento das importações, passou a contar com a ajuda de sua filha Sonia Regina Herrerias Margossian, que até hoje realiza todo o processo de importação na empresa.

Grande marco

 Dez anos depois, em 1994, um grande marco para a empresa e para a bataticultura brasileira aconteceu: Abraham trouxe da Holanda a cultivar Ãgata, a cultivar mais produzida no Brasil até hoje. Seu cadastro no Registro Nacional de Cultivares (RNC) saiu em 1999 e, em apenas dois anos, a cultivar alcançou uma ascensão recorde no país.

Nova geração

A partir de 1998, a empresa de Abraham passou a se chamar Margossian Sementes, atuando unicamente com a comercialização de batata-semente. Alguns anos se passaram e, em 2011, a neta de Abraham, Priscila Leite Margossian, se juntou aos passos do avô e começou a fazer parte da empresa. Neste mesmo ano, Abraham começou a projetar e concretizar mais um grande sonho: a construção da câmara fria da empresa, localizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e que aos poucos está sendo finalizada.

Sr. Abraham com sua filha Sonia Margossian e Ruurd agente da Agrico na ALAP 2012

Sr. Abraham com sua filha Sonia Margossian e Ruurd, agente da Agrico na ALAP 2012

Atualmente, a empresa continua seguindo em busca de novos produtos para atender as necessidades de seus clientes, visando sempre à inovação e ampliação do mercado da bataticultura no Brasil.

Abraham Margossian em sua primeira visita a Holanda - 1973

Abraham Margossian em sua primeira visita a Holanda – 1973

VEJA TAMBÉM

Restaurante Universal Diner

CLS 210 – Bloco B – Loja 30 – Brasília/DF – CEP. 70740-772gerencia@universaldiner.com.br – reservas: (61) 3443.2089 A ABBA entrevistou o chef do Restaurante Universal Diner, sr. Mário, localizado em Brasília (DF) para saber...

LER

Salada Julian – Prato tem origem japonesa

A Senhora Hitoe, esposa de nosso associado Shigenori Inoue, recebeu de sua sogra, há mais de 10 anos, um livro de receitas de pratos à base de batata, elaborado por esposas de produtores da...

LER

Irlanda: Onde a Batata é o “Arroz com Feijão”

Marcel Fortes de Sousa – Eng. Agr., MSc (Agr) Diretor Gerente Nomeado Irish Potato Marketing Ltd (IPM) Uma rápida descrição histórica da batata no país Na metade do século XVII encontram-se referências à batata...

LER

Entomologia – Pulgões da Batata

1. IntroduçãoOs afídeos, ou comumente chamados de pulgões, são pequenos insetos que se alimentam na planta sugando sua seiva, causando prejuízos relativamente elevado, tanto como praga, como vetora de vários vírus que afetam a...

LER