O que é e como manejar o envelhecimento fisiológico dos tubérculos de batata

Engil I. P. Pereira – Bolsista do Programa FIPE, Centro de Ciências Rurais (CCR),
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
engil@mail.ufsm.br
Dilson A. Bisognin – Professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM. Pesquisador do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Genética e Melhoramento de Batata.
http://coralx.ufsm.br/batata. dilsonb@smail.ufsm.br. (55) 3220.8179


A batata (Solanum tuberosum) é uma das principais culturas do Brasil, tendo em vista sua importância nutricional e econômica.
O envelhecimento dos tubérculos é um processo caracterizado pelos estádios fisiológicos medidos desde a dormência até a senescência ou morte. O manejo do envelhecimento fisiológico é necessário para regular a oferta de batata no mercado, tanto para consumo de mesa quanto para processamento, bem como dispor de batata- semente com brotação adequada no momento do plantio.
A dormência é um estádio regulado por hormônios que impedem a brotação dos tubérculos, mesmo em condições favoráveis.
A dormência é desejável para a comercialização e o consumo dos tubérculos. No entanto, o plantio de batata-semente em estádio de dormência impede ou atrasa a emergência das plantas, resultando em uma lavoura desuniforme e de baixo potencial produtivo. O nível de dormência depende da cultivar, das condições ambientais durante o cultivo, da maturidade dos tubérculos no momento da colheita, da presença de danos mecânicos e/ou causados por insetos e doenças e da temperatura de armazenamento. A dominância apical é um período imediatamente após a dormência, em que ocorre apenas a brotação da gema apical. O plantio de tubérculos neste estádio resulta em uma baixa densidade de plantas e na produção de poucos tubérculos de tamanho grande.


A batata-semente apresenta alta qualidade fisiológica quando os tubérculos estão em plena brotação, ou seja, esse é o momento que os tubérculos-semente devem ser plantados.
Este estádio corresponde ao período em que ocorre a emissão de um grande número de brotos e em diferentes regiões do tubérculo. A emergência das plantas é rápida e uniforme e de um grande número de plantas oriundas de cada tubérculo. Após a plena brotação ocorre a ramificação intensa dos brotos, perda de massa fresca e redução do volume do tuberculo devido ao esgotamento de suas reservas, o que caracteriza a senescência.


Para o manejo adequado do envelhecimento fisiológico é necessário manter os tubérculos em estádio de dormência. Isso é devido ao fato de que a brotação desencadeia um processo irreversível de envelhecimento que leva a senescência. Altas temperaturas e fotoperíodo crescente, característicos do cultivo de primavera, são fatores que aceleram o envelhecimento fisiológico quando comparados às condições onde as temperaturas são baixas e fotoperíodo decrescente, como é o caso do cultivo de outono. Semelhante às condições de cultivo, as altas temperaturas de armazenamento aceleram a brotação dos tubérculos. Portanto, o armazenamento em condições controladas de refrigeração prolonga a dormência e mantém os tubérculos em condições ideais para o consumo (ver figura). Isso ocorre pelo fato de que baixas temperaturas reduzem a atividade metabólica do tubérculo, evitando a emissão de brotos e a perda da massa fresca. Portanto, o manejo do envelhecimento fisiológico dos tubérculos pode ser obtido através da manipulação da temperatura de armazenamento, levando em consideração a cultivar e a época de cultivo, a fim de obter tubérculos de alta qualidade para o consumo de mesa e processamento ou para semente.



Comportamento dos tubérculos de três clones de batata aos 120 dias de armazenamento em diferentes temperaturas.


 

VEJA TAMBÉM

Uma terceira forma de processamento: produtos de batata pré-cozidos

Arjan Brouwer No Brasil, o mais conhecido e melhor setor industrial da batata, é o do processamento para chips, que atualmente é grande e competitivo com algumas grandes e muitas pequenas indústrias que competem...

LER

Questões Trabalhistas Rurais – “O patrão também tem direitos trabalhistas”

Antenor Pelegrino* pelegrino@pelegrino.com.br www.pelegrino.com.br Grande parte dos problemas trabalhistas deste país deve-se à falta de esclarecimentos quanto à correta aplicação nas normas vigentes. Muitas vezes o empregador acaba condenado pela Justiça do Trabalho, não...

LER

Batata de Camarão com Palmito

Cezar Figueredo – Batataz, batatas recheadascezarfigueredo@yahoo.com.brbatataz.batatas.recheadas@hotmail.com Ingredientes:01 batata inglesa de 500 gramas ou duas de 300 gramas200 gramas de camarões médios frescos e sem casca01 colher de sopa cheia de palmitos cortados em cubos01...

LER

A importância da comunicação

A Revista Batata Show é a voz da Cadeia Brasileira da Batata. Através deste canal de comunicação estamos levando informações de grande importância a locais e profissionais que jamais teriam acesso aos acontecimentos desta...

LER