O Cepea trabalha para o avanço do agronegócio

Mauro Osaki Margarete Boteon Eveline Zerio Margarete Boteon http://cepea.esalq.usp.br


O CEPEA, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, é formado por um conjunto de professores, pesquisadores com pós-graduação, estagiários e profissionais de informática, comunicação e administração cientes do desenvolvimento integrado de seus projetos. Atento à realidade das propriedades rurais brasileiras, o Cepea analisa o agronegócio considerando o conjunto de produtos produzido nas propriedades das diferentes regiões do País. São pesquisados continuamente mais de 23 sistemas agroindustriais, com destaque para os trabalhos sobre os mercados hortícolas, pecuários, sucroalcooleiro, cafeicultor, de grãos (soja e milho) e algodoeiro.
Através do contato diário, por telefone, com uma rede de mais 1.800 colaboradores (agentes do agronegócio), o CEPEA elabora e divulga todos os dias, a partir das 18h, os indicadores de preços ESALQ/BM&F e CEPEA/ESALQ, amplamente utilizados tanto em negociações do físico quanto no mercado futuro.


<br>Equipe Cepea/Hortifruti – O grupo integra pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação.


Questões macroeconômicas do País são acompanhadas pela equipe que elabora mensalmente o PIB do Agronegócio e outras estatísticas setoriais agregadas.
Empreendedorismo, fretes, economia ambiental e a área energética também recebem a atenção dos pesquisadores do Cepea, assim como os avanços nos instrumentos de c o m e r c i a l i z a ç ã o agrícola.
O Cepea se dedica também ao estudo de temas sociais, como saúde, nutrição, educação e trabalho infantil, com o objetivo de investigar a evolução dos padrões de qualidade de vida no meio rural e na sociedade em geral.
Especificamente no setor hortícola, o centro divulga suas informações através do seu site, congressos, palestras e pela mais recente publicação do centro: a Revista Hortifruti Brasil. Com um visualização e linguagem de fácil entendimento, o objetivo da revista é subsidiar os produtores na tomada de decisão na comercialização dos produtos hortícolas.



Além da revista Hortifruti Brasil, a divulgação de análises e outras informações elaboradas pelo Cepea ocorre continuamente através de informativos semanais e mensais, por meio de seu próprio site e também através de inserções diárias nos veículos de informações on line Agrocast (Grupo Estado) e Bloomberg (agência internacional de notícias). As informações e análises de pesquisadores Cepea são divulgadas ainda em reportagens jornalísticas de órgãos de comunicação especializados que frequentemente o procuram como fonte.


 

VEJA TAMBÉM

Método físico para dessecação das ramas de batata

A colheita da batata ocorre dias após a morte natural ou artificial das ramas, sendo necessário esperar alguns dias para que ocorra a perfeita fixação da pele ao tubérculo, minimizando o risco de “esfoladura”...

LER

ALAP 2016 – Panamá

Natalino Shimoyama Gerente Geral – ABBA Foi realizado com muito sucesso no período de 22 a 26 de agosto o XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de la Papa no Hotel El Panamá, na...

LER

Comercialização – Feirante e Atacadista

Gerson de Oliveira Moura, 29 anos, casado, residente em Itapetininga/SP trabalhava em uma beneficiadora de batata no bairro Gramadinho, mas há cinco anos atua como feirante e distribuidor de batatas na cidade e na...

LER

Nutrição-Qualidade do tubérculo de batata em função da adubação nitrogenada

O nitrogênio (N) é um dos componentes dos aminoácidos, proteínas, moléculas de clorofila e ácidos nucléicos que constituem os cromossomos. Assim, o conteúdo de proteína das plantas está diretamente relacionado com a concentração de...

LER