Eng.º Agr.º Clayton Monaco Freitas Supervisor Técnico/Utilfertil – (15) 3275-7070 comercial@utilfertil.com.br
Esse elemento faz parte da composição das proteínas de todas as plantas e animais. Em geral, o nitrogênio é o elemento exigido em maior quantidade pelas plantas. Na hora de se calcular e escolher qual formulação irá aplicar em sua área para uma cultura determinada, não esqueça de antes de tudo, verificar a quantidade de nitrogênio, pois se errar, você pode comprometer todo investimento feito em sua lavoura, como veremos a seguir:
Sintomas de falta de Nitrogênio (deficiência): Amarelecimento (clorose) das folhas devido à diminuição de clorofila, plantas raquíticas, menor perfilhamento em cereais como trigo e arroz, baixo conteúdo de proteínas nas sementes, poucas folhas, maior incidência de pragas e doenças, todos os sintomas aparecem primeiro nas folhas mais velhas e caminham para as mais novas de acordo com a severidade da deficiência.
Excesso de Nitrogênio: No milho pipoca pode causar perfilhamento se o nitrogênio aplicado no plantio for muito alto, prejudicando a produtividade. No feijão prolonga ciclo, provocam crescimento exagerado, excesso de folhas e bainhas com grãos pequenos, facilidade de entrada de fungos e bactérias. Na batata causa crescimento da parte aérea exagerada deixando folhas e hastes quebradiças e susceptíveis ao acamamento, facilitando a entrada de fungos e bactérias.
Culturas em cultivo protegido, devido ao grande crescimento da planta, torna-se inviável uma produção em longo período por falta de espaço físico, pois aumentam os internódios das plantas. Nitrogênio na adubação do milho: Alguns estudos mostram as diferentes doses de nitrogênio no plantio e na cobertura, e os resultados que alcançaram melhores produtividades são o de 40 kg/ha. de N no plantio e 80 kg/ha de N na cobertura, nunca esquecendo dos outros nutrientes e parcelamento também do potássio.
Adubação de milho safrinha: Muitos agricultores põem pouca cobertura devido ao déficit hídrico que a época muitas vezes proporciona e que podem reduzir os efeitos do N (nitrogênio) aplicado. Devido a isto, quanto maior a quantidade de N for colocado no plantio, consequentemente maior será a produtividade com cobertura, mas em menor quantidade.
Fórmulas como 08-20-20, 04-14-08, ou 08-28-16 nessa ocasião (safrinha) são menos eficientes que fórmulas como 13-13-13 com sulfato de amônio, 15- 15-15 com nitrato de amônio ou até mesmo 20-15-10 também com nitrato de amônio.* Algumas informações foram tiradas do informativo técnico Potafós.
Nitrogênio na batata: Como já vimos anteriormente, a ausência desse elemento pode acarretar em baixa produtividade. Podemos considerar que 1% de matéria orgânica, em um ano, libera na média 20 kg de N/ha no cálculo da adubação da batata a ser plantada. Os teores de N na adubação vão de 80 kg/ha até 250 kg/ha dependendo da variedade, épocas semente, espaçamento e índice pluviométrico etc. O nitrogênio é limitante na produção de batata. Hoje, existem no mercado formulações específicas para cada caso, incluindo os micronutrientes necessários, isto porém só pode ser feito com fórmulas feitas sob medidas para cada área, sendo que tais fórmulas só podem ser feitas através de misturas de grânulos que já é comprovadamente eficiente para qualquer cultura.
Arione Pereira Pesquisador da Embrapa Clima Temperado arione@cpact.embrapa.br O Rio Grande do Sul cultiva a maior área de batata do país. A produtividade obtida no Estado é uma das mais baixas e a qualidade...
Sr. Sunil Kumar1Bhagatji Cold StorageDelhi Road, RithaniMeerut – 250002 – Índiabhagatji@vsnl.com / goldcripsy@yahoo.co.in“Artigo traduzido por Elcio Hirano, pesquisador da Embrapa,Canoinhas – elciohirano.encan@embrapa.br“ A batata foi a única espécie agrícola que, introduzida na Índia no...
Ernani Clarete da Silva, Professor, Pesquisador, Dr. em Genética e Melhoramento Vegetal Universidade de Alfenas – UNIFENAS Instituto de Ciências Agrárias – ICA Caixa Postal 23 – 37130-000 Alfenas, MG Telefax: (35) 3299.3119 e...
Depto. de Marketing Serrana Fertilizantes fone (11) 3748-6786A Serrana começou sua história em 1938 (em Cajatí – SP) com a extração de fosfato, a principal matéria- prima de seus produtos. Desde então, foi lançada...