José Magno Queiroz Luz

39 anos
Agrônomo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1991, mestre (1993) e doutor (1995) em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Função: professor na graduação em Agronomia nas disciplinas Olericultura e Plantas Medicinais, e professor na pós-graduação em Agronomia nas disciplinas de Olericultura Avançada e Cultura e Tecidos. Atual coordenador do programa de pós-graduação em Agronomia – mestrado e doutorado.
Ãrea de atuação: fitotecnia de hortaliças e plantas medicinais; e cultura de tecidos.
jmagno@umuarama.ufu.br


1 – Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referentes à produção de Batata? Quais os benefícios e resultados proporcionados ou que estes proporcionarão à produção de Batata?
Desde 2002, têm sido desenvolvidas atividades envolvendo a cultura da batata em parceria com a ABBA. A cada semestre temos a presença da ABBA em nossas aulas com a Dinâmica da Batata – uma forma diferente e inteligente de promover o ensino da cultura. Temos participado de todos os eventos promovidos pela ABBA, incentivando também a participação dos estudantes e, inclusive participamos dos grupos das viagens técnicas à França e Holanda em 2005 e, para os Estados Unidos, neste ano, promovidas pela ABBA. Estas atividades são extremamente enriquecedoras, tanto pessoalmente como profissionalmente. São oportunidades de troca de experiências e promovem maior interação.
Publicamos o livro “A BATATA E SEUS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS”, junto com a nutricionista Estefânia Maria Soares Pereira, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e, Cinthia Cunha Moura, graduanda em Nutrição pela (UNITRI). O livro foi publicado em 2005 e fornece subsídios ao leitor com fundamentos científicos consistentes e em uma linguagem acessível. São discutidos aspectos essenciais sobre o valor nutricional da batata na promoção da saúde.


Projetos:


– Mídia Batata: criar uma apresentação em multimídia e uma apostila envolvendo dados da cadeia produtiva da batata com todos os segmentos ligados, tornando-se uma referência didática à disposição de professores, pesquisadores e agrônomos que trabalham com a cultura, padronizando o nível de informação. Este trabalho será disponibilizado no nosso próximo “Encontro Nacional da Batata”.
Produtos organominerais: foram envolvidas oito empresas, com um total de 22 produtos recomendados via sulco de plantio e na maioria via foliar. Os resultados mostram que alguns produtos podem ser eficientes na cultura da batata como um complemento à adubação convencional.


– Silício: tem-se até o momento poucas informações de como o Silício pode agir e influenciar na correção de solo, na produtividade e ainda, no controle de doenças da batata. Neste contexto, foi feito um primeiro trabalho com Silicato de Ca e Mg granulado aplicado no sulco de plantio, mas houveram poucos resultados. Outros trabalhos serão efetuados com doses mais altas do produto e na forma de pó e será testada também a aplicação do Si via foliar.


– Manejo da adubação NPK: Está em andamento um primeiro experimento de dissertação de mestrado, em Cristalina- GO, no grupo Wehrmann (empresa filiada à ABBA), com o objetivo de avaliar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade de batata em função do manejo da adubação de NPK, nas safras das águas e seca/inverno.


– Sacaria: o objetivo deste projeto é fazer um levantamento da situação atual das embalagens usadas para o comércio atacadista de batata consumo e semente.


Com base nos resultados, serão propostas novas alternativas. Este projeto é em parceria com a empresa Castanhal, parceira da ABBA.


2 – Sugestões de melhoria ou soluções para os problemas dentro da sua área de atuação.
A realização de projetos de pesquisa de interesse da ABBA continuará sendo uma das prioridades, inclusive a partir de 2007. Na Agronomia da UFU terá início o curso de doutorado e teses.
Serão desenvolvidas teses envolvendo batata.
Estímulo de estudantes a fazerem estágios em empresas filiadas e/ou parceiras da ABBA. Alguns destes estudantes se inseriram na cadeia da batata após concluírem a graduação. Por enquanto, só é possível estágio de férias mas, a partir de 2007, o último semestre será reservado exclusivamente para estágio e os associados da ABBA serão potenciais empresas que receberão estagiários.


3 – Considerações
Para o Instituto de Ciências Agrárias – Agronomia da UFU, representado pela nossa pessoa, é gratificante ser colaborador da ABBA, diminuindo a distância entre o ensino e pesquisa do setor produtivo, que devem estar próximos um do outro. Esperamos continuar colaborando, da melhor maneira possível, para o crescimento e melhoria da cadeia da batata.


 

VEJA TAMBÉM

Complexo larva-alfinete e larva-arame: importantes pragas subterrâneas na cultura da batata.

O tubérculo da batata (Solanum tuberosum L.) pode ser atacado no campo por larvas de insetos vulgarmente denominadas de larva-alfinete e larvasarame, que podem ocorrer conjuntamente em determinadas épocas do ano, resultando em tubérculos...

LER

Culinária – Salada de Batata Com Casca de Laranja

Ingredientes1 Laranja2 xícaras (chá) de água3 xícaras (chá) de batata picada1 xícara (chá) de tomate picado2 colheres (sopa) de cebola picada2 colheres (sopa) de azeite1 colher (sobremesa) de orégano5 azeitonas pretas1 colher (sopa) de...

LER

Unesp Botucatu visita Abasp

A ABASP recebeu a visita de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Agronomia da UNESP de Botucatu. O grupo foi coordenado pela professora Rumi Goto, docente da disciplina na faculdade. O grupo...

LER

SEM PESQUISA… SEM FUTURO!!!

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 41, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_41.pdf

LER