Dra. Lillian S. Pereira
Dr. André L. Lourenção
Dr. Fernando J.S. Salas
Dra. Maria Fernanda Peñaflor
O controle de Bemisia tabaci é realizado principalmente pelo uso de inseticidas químicos e, devido ao seu uso indiscriminado, vem sendo observados casos de seleção de populações resistentes. É provável que esse fato tenha agravado o quadro da infecção por Tomato chlorosis virus (ToCV) em diferentes culturas no campo.
Foto 1. Planta de Batata sadia ao lado de batata infectada por ToCV
A transmissão de patógenos de plantas por insetos vetores é um processo biológico complexo envolvendo interações entre a planta hospedeira, o inseto vetor e o patógeno. Nessa relação tritrófica, os vírus fitopatogênicos são dependentes da interação com o vetor, que pode ser modificada tanto na planta quanto no inseto, afetando a transmissão e disseminação do vírus (Blua & Perring, 1992; Ingwell et al., 2012; Luan et al., 2013a).
As alterações causadas pelos vírus podem afetar a fisiologia, a morfologia, o estado nutricional e a emissão de voláteis da planta hospedeira, além de modificar o comportamento alimentar e a biologia do inseto vetor (Bosque-Peréz & Eigenbrode, 2011; Mauck et al., 2012; Carmo-Souza et al., 2014;).
Segundo Chapman et al. (1981) e La Pointe & Tingey (1984), a detecção de substâncias químicas que se segue ao pouso do inseto na planta é o processo mais importante na escolha do hospedeiro. A atração da mosca-branca pela planta ocorre inicialmente pela cor e depois pelo odor da planta hospedeira (metabólitos voláteis, semioquímicos, etc), e finalmente a aceitação do hospedeiro após a picada de prova.
Os metabólitos vegetais são divididos em três grupos químicos: terpenos, compostos fenólicos e compostos nitrogenados. Pesquisas revelam que os terpenos voláteis têm função protetora para a planta. Assim, certos terpenos são produzidos e liberados pela planta somente após o ataque de um herbívoro, repelindo herbívoros ovipositores e atraindo os inimigos naturais destes insetos (Turlings et al., 1995; Kessler & Baldwin, 2001).
Os estudos sobre voláteis emitidos por plantas de batata não infectadas e plantas infectadas por ToCV contribuem para o entendimento da atratividade do inseto vetor para essas plantas.
Foram avaliadas plantas com 30 DAP dos clones ‘Ãgata’ e Bach-4, não infectadas e infectadas por ToCV, perfazendo quatro tratamentos. Os voláteis foram extraídos pela técnica de aeração, coletados em intervalos de 12 h. A análise dos compostos voláteis se realizou em um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massa.
Foto 2. Sistema de extração de voláteis de plantas de batata
Verificou-se que o tipo de volátil e sua quantidade diferiram entre clones e entre plantas não infectadas e infectadas por ToCV. Detectaram-se dois principais compostos em plantas não infectadas do clone ‘Ãgata’ e oito principais em plantas de Bach-4, sendo que nas plantas infectadas alguns voláteis não foram detectados ou estavam presentes em quantidade menor (Tabela1).
No presente experimento, a supressão dos compostos terpenos e também diminuição do conteúdo sugere que a não liberação de compostos com ação desfavorável aos insetos pode favorecer a preferência da mosca-branca por plantas infectadas e assim disseminar o vírus, sendo proposta como uma manipulação do vírus em seu benefício (Stout et al., 2006.)
Tabela 1. Tempo de retenção (TR), área de pico e identificação dos compostos emitidos por plantas de batata sadias e infectadas por Tomato chlorosis virus (TOCV), em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas.
Sem dúvida, a história da batata é surpreendente. Nenhum alimento se tornou tão importante para a humanidadeem tão pouco tempo.Apesar de já possuir uma história aqui na América antes da chegada dos Europeus, já...
Paris, Cidade Universitária, setembro de 2008. Neste lugar cheio de beleza, localizado numa das cidades mais cosmopolitas do planeta houve o ciclo de reuniões com o título “O colóquio da batata em Paris”. Programa...
A 10º edição da Revista Batata Show traz matérias sobre dietas, agroquímicos, mecanização, beneficiamento, comercialização, ensino, pesquisa, paises, industria, culinária, fitossanidade, personalidades, tecnologia, produtores, empresas, curiosidades… Inicialmente lembramos que são produzidos 2000 exemplares de...
Alguns podem achar exageradas as notícias sobre os efeitos do aquecimento global para a agricultura brasileira, mas é bom que os batateiros comecem a pensar mais seriamente no assunto. Originada de climas frios dos...