Batatas enriquecidas com fi bras e proteínas
Meu nome é Rosita, sou gaúcha de Porto Alegre, bancária, empresária e nas horas vagas: personal.
Como possuo uma pequena empresa de produtos naturais, gosto de pensar que o futuro de uma população saudável está numa boa alimentação. Sou curiosa por natureza. Por isso, um de meus hobbies – que aplico em minha empresa, é oferecer produtos que não existem no mercado e, se existem, que apresentem uma qualidade funcional diferenciada. Gosto do desafi o de criar novos produtos. Há dois anos, eu e meu pai (que é químico), começamos uma pesquisa chamada Projeto Bem Estar. O projeto baseia-se em oferecer uma batata do tipo fronzen french fries ao mercado. Porém, o produto fi nal é enriquecido com fi bras e proteínas. O produto que obtivemos apresentou características funcionais e de mercado, exacerbadas. Desde que comecei este projeto, procurei defi nir quem seria meu público alvo: o consumidor fi nal. Quais as características que eu estava procurando e qual o alcance que eu gostaria de atingir. Eu mesma realizei uma estudo com 25 crianças, com idades entre 4 a 8 anos. Todas, sem exceção, responderam que preferem comer batatas fritas no lugar de frutas ou de um prato com arroz, feijão e carne. Trata-se de um bom indicativo do poder da mídia, bem como dos pais que sentem-se frustrados por não poderem participar mais ativamente do desenvolvimento de seus fi lhos, e assim tentam compensá-los com pequenos prazeres e desejos. Se 10 entre 10 crianças não dispensam batatas fritas, mesmo os pais sabendo dos riscos a longo prazo para a saúde e desenvolvimento, por que não oferecer um produto com uma funcionalidade superior? Fato é que essa mesma mídia que dita os modismos, está ditando também uma nova alimentação. Baseada em fibras, vitaminas, sais minerais e demais nutrientes para o crescimento saudável para evitar assim uma maturidade obesa e custos desnecessários para a saúde pública.
Nesse cenário quem ensina a comer é a TV. Muitos pais se defrontam com o desafi o de fi lhos que não ganham peso ou de filhos que ganham peso demais. A solução está na reeducação alimentar, na adoção de uma dieta balanceada e saudável. Para isso, deve haver estímulos e esforços dos pais no sentido de oferecer aos seus filhos alimentos saudáveis.
O que isso significará para as empresas? Adequação de seus produtos dentro do país de atuação. Portanto, agregar valor por meio da tecnologia e marketing (diferenciação de produtos) é uma alternativa importante para as indústrias que atuam no mercado de alimentos. Antecipar tendências, distinguir mercados de quantidade e qualidade, buscar inovações é fundamental nos dias de hoje. Com processo de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, a batata enriquecida com fibras e proteínas promete, num futuro próximo, ser a grande substituta das batatas fritas “normais”, pelas grandes corporações alimentícias. Com o objetivo de propiciar ao público consumidor produto com qualidades funcionais superiores, e diminuir os danos causados ao organismo pela ingestão desenfreada de um produto frito “normal”. No quadro ao lado podem ser observadas as diferenças funcionais entre uma batata “normal” e a enriquecida. Trata-se de um produto novo, sem similar no mercado mundial ou nacional e o mais importante: muito mais saudável! E esse é um dos motivos pelo qual tanto insisto: as melhores empresas devem ser pioneiras e desbravadoras das novidades. Ainda mais quando a novidade pode minorar danos ao organismo e propiciar ao consumidor o que mais ele sabe fazer: consumir….sem culpa!
A cultura da batata pode ser pre-judicada por várias espécies de nematóides. No Brasil, quatro espécies são altamente daninhas à batata: duas espécies de nematóides das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) e duas...
A ABBA foi fundada em agosto de 1997 através da iniciativa de alguns produtores de batata, que acreditavam na associatividade como uma alternativa interessante para resolver grandes problemas que afetavam suas atividades.Durante o período...
Sidney ChristChef-ConsultorAjinomoto-Castelo Alimentos-Panex RochedoDocente de Gastronomia SENAC/ RJDocente de Gastronomia SENAC/ MGsidneychrist@ig.com.br Como estava dizendo nos números anteriores. A batata, além de ter suas propriedades gastronômicas, também aparece no campo medicinal.Ela se torna muito...
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 39, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_39.pdf