Há quarenta anos no ramo de máquinas para beneficiar e classificar frutas e legumes, a Barana tem observado com bons olhos, as atitudes que vem sendo tomadas nestes últimos anos pelos produtores de batatas no sentido de proteger o nosso mercado.
Nós da Barana estamos engajados no mesmo sentido, pois temos tomado as providências necessárias para melhorar nossos equipamentos no que diz respeito a manter a integridade do tubérculo.
Através de solicitação dos nossos clientes, na sua maioria associados da ABBA, acabamos de desenvolver um modelo de classificador de sementes, cujo propósito é não machucar o tubérculo, pois nele está o segredo de uma batata consumo de primeira. O equipamento foi desenvolvido de tal maneira, que a semente não tem contato com partes duras ou quinas vivas, somente roletes revestidos e almofadas têm contato com a semente. O processo de classificação se dá através de roletes duplos e revestidos. Logo na entrada da semente pode-se fazer uma escolha, em seguida, elimina-se o “pirulito”, na próxima etapa, dá-se à classificação das batatas que interessam para semente ou a “consumo” que sai no final do classificador. O equipamento permite a regulagem para seis tamanhos, podendo oscilar de 15mm a 95mm a abertura dos roletes classificadores.
Faz parte do mesmo equipamento, o aplicador de fungicidas, pois, após o término da classificação, a semente sai por uma esteira de roletes, no qual se encontram os bicos aplicadores.
O sistema de armazenamento se dá por caixas ou sacos, visto que, no final do processo, o cliente tem esta opção na bica através de suporte duplo, podendo ao mesmo tempo, optar por um ou outro.
O processo de classificação, além de evitar choques, consiste em ter, no menor espaço possível, a separação, aplique de fungicidas e armazenamento.
A Ind. e Com. Barana se sente orgulhosa de estar presente com os bataticultores brasileiros nesta campanha para melhoria do produto nacional. “Batata brasileira, nós defendemos esta idéia”.
* Parte da Tese de Doutorado do primeiro autor, Pós-Graduando em Produção Vegetal, UNESP-Jaboticabal. Engº Agrº Ms.Thiago Leandro Factor & Prof. Dr. Jairo Augusto Campos de Araújo – Depto de Engenharia Rural, UNESP –...
Fonte: ANABA (Associação Nacional da Batata) A – Classificação por empresas exportadoras Exportador País Variedades Quantidades % s/total 1. HZPC HOLLAND BV HOLANDA Asterix Baraka Bintje Caesar Elvira Felsina Liseta Marijke Monalisa Mondial Symfonia...
O Brasil possuía mais de 30 mil produtores de batata, mais de 170 mil hectares plantados, as épocas de plantio eram bem definidas em cada região, o setor de produção de batata semente era...
Delivery 71-3353-4986 Salvador-BA www.bellanapoli.com.br Desde o início desse ano, a Rede Bella Napoli, empresa baiana de comida italiana, passou a funcionar com centro de produção de massas próprio. Seu campo de atuação foi expandido...