Há quarenta anos no ramo de máquinas para beneficiar e classificar frutas e legumes, a Barana tem observado com bons olhos, as atitudes que vem sendo tomadas nestes últimos anos pelos produtores de batatas no sentido de proteger o nosso mercado.
Nós da Barana estamos engajados no mesmo sentido, pois temos tomado as providências necessárias para melhorar nossos equipamentos no que diz respeito a manter a integridade do tubérculo.
Através de solicitação dos nossos clientes, na sua maioria associados da ABBA, acabamos de desenvolver um modelo de classificador de sementes, cujo propósito é não machucar o tubérculo, pois nele está o segredo de uma batata consumo de primeira. O equipamento foi desenvolvido de tal maneira, que a semente não tem contato com partes duras ou quinas vivas, somente roletes revestidos e almofadas têm contato com a semente. O processo de classificação se dá através de roletes duplos e revestidos. Logo na entrada da semente pode-se fazer uma escolha, em seguida, elimina-se o “pirulito”, na próxima etapa, dá-se à classificação das batatas que interessam para semente ou a “consumo” que sai no final do classificador. O equipamento permite a regulagem para seis tamanhos, podendo oscilar de 15mm a 95mm a abertura dos roletes classificadores.
Faz parte do mesmo equipamento, o aplicador de fungicidas, pois, após o término da classificação, a semente sai por uma esteira de roletes, no qual se encontram os bicos aplicadores.
O sistema de armazenamento se dá por caixas ou sacos, visto que, no final do processo, o cliente tem esta opção na bica através de suporte duplo, podendo ao mesmo tempo, optar por um ou outro.
O processo de classificação, além de evitar choques, consiste em ter, no menor espaço possível, a separação, aplique de fungicidas e armazenamento.
A Ind. e Com. Barana se sente orgulhosa de estar presente com os bataticultores brasileiros nesta campanha para melhoria do produto nacional. “Batata brasileira, nós defendemos esta idéia”.
Engº Agrônomo Paulo Roberto PoppPP Consultoria Agrícola Ltda., pesquisador e consultor de empresas obtentoras de variedadesrppopp@netpar.com.br A legislação da proteção de cultivares no Brasil completou 10 anos em 2007. Lamentavelmente, a grande...
En el Perú se cultiva 321,327 has de papa (MINGRI, 2019), a nivel de toda la sierra del Perú y en la costa central, desde 0 a más de 4,000 metros sobre el nivel...
Gabriel V. Bitencourt de Almeida Engenheiro Agrônomo Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP O tubérculo da espécie Solanum tuberosum L., conhecido como Batata, Batatinha ou Batata Inglesa é a terceira fonte de alimentos para...
Tratando-se de batata, as duas alternativas são fatos que podem ser justificados, através de diversos fatores, definidos em dois grupos distintos – naturais e absurdos. O primeiro grupo é composto, basicamente, por fatores relacionados à adversidade climática (excesso de...