Mitsuru Horiguchi (Tatuí/SP) irmaoshoriguchi@cristalnet.com.br
Cristalina, que hoje está entre os mais importantes celeiros do Brasil, produzindo cereais em grande quantidade devido a investimentos de agricultores e principalmente pela fertilidade de seu solo, conta com um novo e promissor investimento, a produção de sementes.
Essa produção de sementes tem hoje à frente os IRMÃOS HORIGUCHI, onde Mitsuru, Satoru e Masayuki estão investindo todo potencial.
Com experiência de 40 anos no ramo de cultivo de batata comercial, batata semente certificada e sementes de milho híbrido para a Cargill no estado de São Paulo, os irmãos Horiguchi não estão nessa por acaso.
Chegaram a Cristalina há 5 anos, em busca de terras férteis e clima favorável para o cultivo de batata. Desde então estão produzindo em grande quantidade, aumentando assim o número de empregos e elevando a cidade a um lugar de destaque neste setor. A partir do início de 1999, perceberam que além do cultivo de batata, Cristalina também apresentava condições favoráveis à produção de feijão, que já existe em grande escala, mas apenas para consumo. Segundo o Eng. Agrônomo, Luciano Rodrigues de Queiroz, responsável pelos campos de multiplicação, o grupo Horiguchi investiu no ramo de feijão semente, devido a condições climáticas favoráveis, a altitude do município (1.250 metros acima do nível do mar).
A semente quando multiplicada em lugar de maior altitude e levada para produzir em local onde a altitude é menor, apresenta uma produção com maior germinação e vigor. Outro fator importante na multiplicação de sementes é o deslocamento do pivot que ocorre da seguinte forma: planta-se uma safra de batata e depois outra de feijão semente básica; após a colheita, o pivot é mudado de lugar não produzindo assim sementes duas vezes na mesma área e diminuindo o risco de doenças, principalmente o Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum) e Antracnose (Colletotrichum lindemuthianum).
De acordo com a explicação dada pelo Agrônomo Luciano Queiroz, por ser a semente multiplicada no período de inverno, na época da colheita não recebe chuva, aumentando mais seu vigor. O nível de umidade na colheita gira em torno de 16 a 18%, o que evita danos mecânicos à semente.
Com todos esses cuidados e com a competência de seus produtores a Semente Horicristal vem alcançando, a cada colheita, maior credibilidade e satisfação dos produtores que até então utilizavam o próprio grão (o mesmo feijão que é consumido pela população) no plantio, elevando assim o custo da produção com defensivos agrícolas. Não só os produtores de nossa região estão satisfeitos com as SEMENTES HORICRISTAL, mas também os das regiões vizinhas. As Sementes Horicristal estão disponíveis no mercado desde agosto de 2001.
Eventos Nacionais Fenasoft – Feira Internacional de Software, Hardware, Serviços de Informática Telecomunicação.Local: AnhembiData: 30 de julho a 04 de agostoHorário: 12 às 22 h, 10 às 20 h (fim-desemana)Comercial: Fenasoft Agrishow Flores ,...
SECITAP aprendizado e difusão de tecnologias. Andressa Freitas de Lima Rhein a Ana Carolina Almeida Miguel, estudantes do 5º ano de Agronomia da FCAV e coordenadoras do curso de Pós-colheita de Produtos Agrícolas da...
Sidney ChristChef ConsultorAjinomoto – Castelo Alimentos – Panexsidneychrist@ig.com.br É quase impossível você entrar em uma feira ou supermercado e não comprar batatas, ela é presença constante na mesa e muito usada em vários pratos...
Prof. Dr. Gaspar H. Korndúrfer Email: ghk@triang.com.br Universidade Federal de Uberlândia – MG O silício ainda é um elemento pouco conhecido na agricultura, mas promete crescer muito em importância, com os novos estudos de...