Curtas-Sérgio Mário Regina

No inicio de 2009, mais precisamente no dia 11 de janeiro, a bataticultura brasileira perdeu um grande aliado e batalhador – o nosso querido companheiro Dr. Sérgio Mário Regina.


Natural de Varginha, graduou-se em Agronomia pela Escola Superior Luiz de Queiroz – ESALQ e mais tarde fez o curso de pós-graduação a nível de mestrado pela Universidade Federal de Viçosa. Fez ainda inúmeros cursos de especialização e viagens técnicas no Brasil e exterior, acumulando um grande conhecimento e experiência, principalmente na cultura da batata.


Tendo iniciado sua carreira profissional como extensionista na ACAR, hoje EMATER MG, Sérgio Regina dedicou-se intensamente na luta junto aos diversos setores da cadeia produtiva da batata, buscando aumentar a produtividade com racionalidade, através do planejamento da produção, do uso de tecnologias poupadoras de insumos, da preservação ambiental, da organização e modernização da comercialização, além de incentivar o movimento associativista, do qual ele pregava como melhor solução para os problemas da batata. Para isto organizou e ministrou inúmeros cursos de capacitação para técnicos, treinamentos para produtores, organização de eventos e feiras, além da incessante luta junto aos governantes e sindicatos visando a implementação de políticas sólidas para o fortalecimento da bataticultura.


Intrigado com a dependência de importação de batata-semente e com a constante oscilação de preços da batata no mercado, em razão da irregularidade da oferta, Sérgio implantou o plano de contingenciamento da batata-semente e o plano das safras solidárias para a batata-consumo.  Com isto criou condições para alavancar a produção de batata-semente no país e a regularização da oferta e dos preços no mercado. Criou também o Plano Nacional da Batata – o PLANABA, quando gerente nacional de horticultura, durante a gestão do então ministro da agricultura Antonio Delfim Neto, do qual recebeu a incumbência de reduzir pela metade a importação de frutas e hortaliças. Atuou também como conselheiro da EMBRAPA onde prestou relevantes serviços em diversos setores da Empresa.


Além da batata, Sérgio Mário Regina prestou relevantes serviços para a cultura do alho, cebola, maçã, criando planos nacionais como o PLANALHO, PLANACE e PLANAMA. Promoveu a fundação de diversas associações que até hoje são atuantes como a ANABA, ANALHO, ANACE e ANAMA. O trabalho do Sérgio, além de resgatar a soberania nacional na produção destas espécies, possibilitou ainda uma grande economia de divisas aos cofres públicos do país.


Aposentado como extensionista, foi convidado pela EPAMIG para o cargo de consultor ambiental onde implantou diversos programas em defesa do meio ambiente, entre os quais, o comitê da bacia do Rio Verde.


Como demonstração de reconhecimento público, Sérgio recebeu inúmeras condecorações e o título de cidadania honorária dos municípios de Ouro Preto, Gouveia, Cambuquira e Baependi, em Minas Gerais, e Curitibanos, em Santa Catarina.  


Com sua expressão carismática e rica em trocadilhos, Sérgio cativava a todos, e deixou uma legião de amigos autênticos, seguidores e defensores da sua pregação.


 


Por Joaquim Gonçalves de Pádua


Pesquisador EPAMIG


NÚCLEO TECNOLÓGICO BATATA E MORANGO


Pouso Alegre – MG


 padua@epamigcaldas.gov.br

VEJA TAMBÉM

MOSCA-BRANCA – SUPERPRAGA DA AGRICULTURA MUNDIAL AMEAÇA A BATATICULTURA BRASILEIRA

André Luiz Lourenção – andre@iac.br José Alberto Caram de Souza dias – jcaram@iac.br Cristina Gomes Quevedo Fugi – crisagro97@hotmail.com IAC – Instituto Agronômico de Campinas Centro de P & D Fitossanidade INTRODUÇÃOOs insetos denominados...

LER

José Magno Queiroz Luz

39 anosAgrônomo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1991, mestre (1993) e doutor (1995) em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Função: professor na graduação em Agronomia nas...

LER

Menino Prodígio

Nome Wellington Aparecido Correia Idade 29 anos Altura 1,82 m Peso 79 kg Naturalidade Mairiporã / SP Wellington, comerciante na cidade de Itapetininga interior de São Paulo, era um bebê normal até seus 9...

LER

Semelhança ou coincidência?

Comparativo da Fome na Irlanda com o atual momento do Brasil PARA LER, BAIXE O ARQUIVO PDF …

LER