Nascente Agrícola Ltda. – 34 3664.5171 – info@nascente.com – www.nascente.com
O cultivo de batata é singularmente peculiar em suas estratégias de produção por ser uma cultura de propagação vegetativa de alto risco, a busca e viabilização de novas fronteiras tecnológicas são os grandes desafios enfrentados pelo setor.
A empresa Nascente Agrícola, envolvida que está no processo de produção de batata, aceitou esse desafio: investiu e tem investido em programas de melhoramento, estrutura física e aprimoramento técnico da equipe para viabilização da bataticultura em termos de qualidade e produtividade.
A independência em relação a batata semente importada foi um passo importante para a melhoria em qualidade e foi conseguida através do uso de técnicas de micropropagação em laboratório e produção de minitubérculos em larga escala, que possibilitou o aumento de produtividade, sanidade dos campos produtivos e substituição de importação.
Outro passo importante foi a instalação de seu programa de melhoramento, para suprir a necessidade de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas brasileiras, libertando o setor da forte dependência por cultivares estrangeiras, além de oferecer à cadeia novas opções de produto de qualidade diferenciada.
Os resultados de todo esse esforço foi a obtenção de cinco cultivares. Essas cultivares, em 2006, já foram protegidas junto ao Ministério da Agricultura.
A cultivar denominada Nascente Yapira, com nome comercial Yapira, apresentada nesta edição é uma dessas cultivares. Obtida através do método convencional de cruzamento, realizado nas estruturas de telado da Nascente Agrícola, em São Gotardo – MG, apresenta pele vermelha lisa e formato oval alongado que se mantém no inverno e no verão. Testes de fritura, em minilaboratório, revelaram padrões de cor, textura, aparência e sabor muito bons, sem queimados e defeitos, tanto na forma “chips” quanto “palito”.
Em relação às cultivares comercializados no Brasil compete em sólidos, padrão de formato e uniformidade de cova. O alto teor de sólidos (18-20 %) confere a Nascente Yapira grande potencial para a indústria, porém seu foco principal está no mercado “in natura” devido ao seu formato e aparência de pele lisa, sabor diferenciado, ligeiramente adocicado, polpa amarelada e grande versatilidade culinária (serve para purê, nhoque, assada e cozida).
Quanto ao desempenho agrícola, possui um alto potencial produtivo (chegou até 50 ton/ha) em ensaios, que apesar de não terem sido ensaios específicos para pragas e doenças, também evidenciou boa resistência à requeima, alternária e minadora em relação as variedades Ãgata, Bintje Holandesa e Asterix. Possui boa tuberização por haste, rusticidade e facilidade de enchimento. Seu ciclo é médio/longo (110 a 120 dias).
Cultivares protegidos:
http://www.agricultura.gov.br/
Antonia dos Reis Figueira – Fitovirologista. Univ. Federal de Lavras – Depto de Fitopatologia. C. P: 3037,CEP: 37200-000 Lavras-MG (35) 3829.1282 antonia@ufla.br O aumento da exportação dos produtos agrícolas brasileiros nos últimos anos tem...
Sindag e Andav alertam para os riscos de compra, venda e aplicação de agrotóxicos contrabandeados, roubados e pirateados; número 0800 940 7030 recebe denúncias e garante anonimato O Sindicato Nacional da Indústria...
Vai uma fritas aí? Família Burger traz a iguaria como opção de aperitivo ou acompanhamento Não é de hoje que a batata frita é um dos petiscos preferidos no Brasil e no mundo....
Mais um aliado ao produtor no combate à traça-da-batata Gilberto Ramos Domingues grdoming@esalq.usp.br ESALQ/USP, Piracicaba José Roberto Postali Parrajrpparra@esalq.usp.br ESALQ/USP, Piracicaba A traça-da-batata, Phthorimaea operculella (Lepidoptera: Gelechiidae) (Zeller, 1873), é uma importante praga para...