Controle da Requeima (Phytophthora Infestans) na Cultura da Batata

Marcelo Giovanetti Canteri
Eng. Agrônomo – Doutor Fitopatologia
Universidade Estadual de Londrina (UEL),
CP 6001, CEP 86051-990, Londrina/PR
(43) 3371.4555 – canteri@uel.br
João Batista Cason
Eng. Agrônomo – Pesquisador Fungicidas
Dow AgroSciences Industrial Ltda.,
CP 226, CEP 13800-970, Mogi Mirim/SP
(19) 3805.8757 – jbcason@dow.com


A batata é uma das culturas que produz a maior quantidade de energia e proteína por hectare/dia e portanto apresenta-se como uma das boas alternativas alimentares para a população. Entre os problemas enfrentados pela cultura, além da oscilação de preços na venda do produto, está a Requeima (Phytophthora infestans (Mont.) De Bary) com perdas que podem variar de 10 a 100%, sendo as maiores observadas quando as condições climáticas estão favoráveis logo no início do ciclo da cultura.
O ataque da doença depende das condições ambientais e pode ocorrer em qualquer estádio da cultura. A temperatura ótima para a Requeima é em torno de 16 oC, com mínima de 3 oC e máxima de 30 oC. Alta umidade relativa e água livre na superfície das folhas favorecem a frutificação do patógeno.


Para o controle da doença existem algumas técnicas culturais recomendadas tais como: uso de batata-semente sadia, uso de cultivares com alguma resistência, destruição da fonte de inóculo potencial e evitar plantio em locais com alta umidade. Entretanto, somente a adoção dessas medidas tem se mostrado ineficiente no controle da doença para a maioria dos cultivares, sob condições favoráveis, tornando indispensável o emprego de fungicidas.


Após 40 anos de sucesso do uso do Dithane*, a Dow AgroSciences desenvolveu uma nova formulação denominada Dithane* NT. Essa nova formulação possui componentes que permitem maior persistência do produto na superfície das plantas, o que resulta em maior resistência à lavagem por águas da chuva ou irrigação, garantindo melhor eficácia do fungicida entre as aplicações. O Dithane* NT (Nova Tecnologia) representa um dos mais importantes e versáteis fungicidas existentes para o uso em programas integrados de proteção de plantas. Pertencente à família dos alquilenobis (Ditiocarbamato EBDC) , o Dithane* NT é um fungicida de contato que se caracteriza por formar uma película protetora na superfície vegetal, impedindo assim a penetração do patógeno. Apresenta múltiplos sítios de ação o que lhe confere fundamental importância como ferramenta nas estratégias anti-resistência.


Pesquisas têm demonstrado a excelente eficiência do Dithane* NT, registrado em mais 70 culturas e controle de pelo menos 400 doenças. Trabalho realizado pelo departamento de fitopatologia da Universidade Estadual de Londrina, instalado em duas condições (Irrigação com lâmina de 25 mm/12 horas após a aplicação e sem irrigação) comprovou a performance do Dithane* NT no controle da requeima (Phytophthora infestans) na cultura da batata (Figura 1).



Pela figura observa-se que mesmo sob condição de lâmina de 25 mm de irrigação o Dithane* NT manteve o controle da requeima quando comparado com o tratamento sem irrigação.
A superioridade da formulação NT resulta em maior cobertura da superfície tratada e maior resistência à ação da chuva ou irrigação. Os resultados de diversos trabalhos de entidades de pesquisas oficiais indicam que a nova formulação permite que o Dithane* NT seja um importante aliado ao agricultor no controle de doenças.


Vantagens da nova formulação:


a) Resistência à lavagem, sem aumentar os níveis de resíduo em folhas e frutos.
b) Ótima capacidade de proteção.
c) Excelente barreira contra os fungos.
d) Ferramenta ideal para o manejo de resistência.
e) Fornecimento de nutrientes (Dithane* NT tem em sua formulação 16% de Manganês e 2% de Zinco).
f) Performance comprovada.


A nova tecnologia já está à disposição em território nacional para os produtores de mais de 34 culturas, como: batata, tomate, uva, maçã, feijão, citros, café e várias outras do segmento de Hortifruti, no controle de 44 doenças. O Dithane* NT é o único fungicida ditiocarbamato com esta característica.


 

VEJA TAMBÉM

Oportunidades do amanhã no Agronegócio da Batata

              Prof. Dr. Joseph Guenthner                   Dr. Jose Alberto Carm de Souza Dias Palestra apresentada pelo Prof. Dr. Joseph Guenthner, no Encontro de Batata, realizado na Universidade de Idaho, EUA, Setembro, 2006. Traduzido sob permissão...

LER

Batatas e bacalhau: uma combinação que dá gosto

1- Bacalhau crocante com batatas. Ingredientes:600 g de bacalhau demolhado e desfiado miúdo2 colheres de sopa de azeite de oliva500 g de cebola em rodelas finas4 dentes de alho picados6 ovos mexidos200 g de...

LER

Primeiro laboratório privado para Teste Elisa

A Cooperbatata – Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul em parceria com a Syngenta Brasil, comunica a todos os interessados do setor produtivo que está em funcionamento o Laboratório de...

LER

A maior crise da história da Batata

Os preços “simbólicos” da batata consumo, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, podem ser considerados como os indicadores da maior crise da história do segmento produtor da batata no Brasil.Destacamos como...

LER