Comercialização – Feirante e Atacadista

Gerson de Oliveira Moura, 29 anos, casado, residente em Itapetininga/SP trabalhava em uma beneficiadora de batata no bairro Gramadinho, mas há cinco anos atua como feirante e distribuidor de batatas na cidade e na região.
Como atacadista vende cerca de 1200 sacos (50 kg) por mês de batatas, que são compradas diretamente de produtores, em períodos de safra, ou de atacadistas nas cidades de Itu (SP) ou Sorocaba (SP). A compra e a venda são realizadas em prazos médios de 15 dias.

Já como feirante vende uma média de 100 sacos (50 kg) por mês das variedades ágata, monalisa, asterix, caesar e, algumas vezes, cupido e mondial.
A líder em vendas é a ágata, devido a sua boa aparência, seguido da asterix, muito utilizada para o prepara de massas e fritas. Sobre outras variedades a opinião dele é a seguinte: “não gosto de trabalhar com a mondial, pois elas escurecem rápido. Já a cupido tem algumas doenças e a vivaldi é fraca de pele, de culinária e esverdeia muito rápido”.
Gerson cita que os principais problemas que costumam aparecer nas batatas das águas são podridões moles, batatas brotadas e sarna comum. Ele comentou que os que mais causam prejuízos são as podridões moles e as batatas queimadas. Em media a perda é de 10%. A sobra geralmente é vendida para restaurantes e indústrias de batata palha (2ª linha).
A maioria de seus clientes de feira são homens e mulheres mais velhos que compram em media três quilos de batata.
Ele aproveitou para solicitar que o peso do saco de batata seja reduzido para 25 quilos, pois facilita o manuseio. Sugere também que as batatas deveriam ser melhores classificadas, já que seus clientes reclamam sempre das batatas miúdas misturada com as especiais. Uma sugestão de Gerson é que sejam colocadas placas informando ao consumidor sobre a aptidão culinária da variedade. Por exemplo: ágata serve para cozinhar, salada, assar; asterix para fritar, cozinhar, assar, salada, nhoque, purê etc.

VEJA TAMBÉM

ABBA & COBIG

A história da COBIG teve início há muitos anos, com os pais de Ivo, Ivar e Aldacir, o Sr. HENRIQUE GUADAGNIN e sua esposa ELISA A MAGOGA GUADAGNIN, que inicialmente em Ibiraiaras RS, iniciaram...

LER

Família paulista destaca-se na produção de sementes

Mitsuru Horiguchi (Tatuí/SP) irmaoshoriguchi@cristalnet.com.br Cristalina, que hoje está entre os mais importantes celeiros do Brasil, produzindo cereais em grande quantidade devido a investimentos de agricultores e principalmente pela fertilidade de seu solo, conta com...

LER

Nova Diretoria ABBA

No dia 11 de fevereiro de 2020 foi realizada uma assembleia ordinária que elegeu a nova diretoria ABBA. A ABBA teve, desde sua fundação em 1997 (22 anos), apenas três presidentes. A primeira eleição...

LER

Batata nossa de cada dia e cuidados ambientais

Professor Eduardo Luís Tanureetanure@alfenas.psi.breduardo.tanure@unifenas.brMestre em Ciências AmbientaisEspecialista em Poluição de ÃguasCoordenador do Laboratório de Pesquisas Ambientais de Recursos HídricosCoordenador do Projeto FurnasCoordenador de Abastecimento de Ãgua no Diagnóstico das Condições de Saneamento dos Municípios...

LER