Carta ao Leitor

As maiorias das legislações brasileiras precisam ser modernizadas, pois são extremamente prejudiciais às Cadeias Produtivas. Nesta oportunidade comentaremos sobre as principais situações que ocorrem na Cadeia Brasileira da Batata.



1- Lei de Sementes – Decretada em 2004, esta nova legislação contribuirá positivamente, pois a harmonização das normas em nível nacional e a alternativa dos produtores realizarem a certificação de sua própria batata semente, são fatores essenciais para a evolução do setor.



2- Leis Batata Consumo – As atuais legislações vigentes precisam ser modernizadas, aplicadas e fiscalizadas. A falta de informações aos consumidores, a forma de classificação dos tubérculos, a possibilidade de importações de batata de péssima qualidade, a impossibilidade de rastrear a produção e as elevadas margens de lucro praticadas pelas grandes redes de varejo são alguns fatores que deveriam ser discutidos, modificados ou controlados.



3- Leis Trabalhistas – As atuais legislações de âmbito geral e nacional possuem muitas normas impraticáveis para a agricultura. Na maioria das vezes são prejudiciais aos empregadores e empregados, mas uma mina de ouro para profissionais oportunistas.



4- Leis Ambientais – Assim como legislações trabalhistas, as ambientais também possuem normas impraticáveis para a agricultura. A falta de integração, orientações, informações e de projetos modernos de preservação resultam em pesadas multas aos agricultores idôneos e a destruição do meio ambiente.



5- Leis Financeiras – As elevadas tributações no Brasil, as baixas tarifas para importações, a falta de garantia de recebimento, os cheques sem fundos, os calotes etc, contribuem para a decadência generalizada dos segmentos nacionais das cadeias produtivas.



6- Leis Comércio Internacional – Há muitos anos o cenário não muda: subsídios e proteções nos países ricos e elevadíssimos custos de produção em países em desenvolvimento como o Brasil. Acreditamos que os incentivos à pesquisa e o apoio profissional aos segmentos nacionais são alternativas mais viáveis para proporcionar a competitividade necessária para enfrentar os mecanismos utilizados pelos países ricos.



Assim sendo, temos certeza que a modernização das legislações acima citadas poderão proporcionar grandes benefícios à Cadeia Brasileira da Batata, tais como: defesa fitossanitária, redução das importações desnecessárias de batata, aumento do consumo de batata brasileira, satisfação dos consumidores, mais empregos, proteção do meio ambiente, eliminação de comerciantes caloteiros…e, consequentemente, teremos um Brasil muito melhor para os brasileiros.

VEJA TAMBÉM

Indústria – Mercado emergente da batata palito pré-frito

Com o sólido crescimento recente da economia brasileira é natural que a população inicie o consumo não somente de alimentos básicos,mas também produtos alimentícios processados de maior valor agregado e conveniência Isto pode ser...

LER

Maravilhas com Batatas

NHOQUEIngredientes: 1Kg de batata bintje, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de maisena, 2 colheres de maionese, 2 colheres de manteiga, 1 gema e sal a gosto. Modo de fazer: Cozinhe as...

LER

Identificação de cultivares de batata através de marcadores moleculares

Gláucia Salles Cortopassi Buso Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia buso@cenargen.embrapa.br – CP 02372 – CEP 70770-900 – Brasília, DF José Amauri Buso – Embrapa Hortaliças buso@cnph.embrapa.br  – CP 218 – CEP 70338-970 – Brasília, DF...

LER

La produccion de papa en el Uruguay

La ubicación geográfi ca del Uruguay es la causa de cortos períodos de cultivo debido a las heladas y las altas temperaturas. Y las condiciones edafoclimaticas de nuestro país (clima templado y gran variabilidad...

LER