BATATA – ALIMENTO SAUDÃVEL

A batata vem sendo citada nos principais meios de comunicação do Brasil como possível causadora de câncer, como um dos produtos que mais contém resíduos de agrotóxicos, como alimento proibido às crianças (propagandas de gelatina), como alimento que mancha roupa (propaganda de sabão em pó), como alimento que engorda e batata frita de boa qualidade é aquela transportada por mais de 10.000 km, pois somente esta é crocante por fora e macia por dentro. No caso do câncer, as informações citam que alimentos ricos em carboidratos quando preparados em altas temperaturas (>400 ºC) podem provocar a doença.As matérias enfatizam a batatafritaecomplementam dizendoquesetrata de uma pesquisa em andamento… Se realmente o problema ocorre, por que citar somente a batata e não bolachas, macarrão, pão, mandioca frita, salgadinhos de milho, arroz, etc. No caso de resíduos de agroquímicos, vale lembrar que a maioria dos produtos são aplicados em parte aérea, ou seja, nas folhas e não diretamente nos tubérculos. Praticamente ninguém come casca de batata, assim como no preparo de pratos a base de batata, a lavagem, o cozimento, a fritura ou na forma de batata assada, os produtos, se estiverem presentes, são eliminados ou degradados.Algumas reportagens basearam-se em análises realizadas em laboratórios não credenciados (equipamentos e metodologias deficientes).
Quanto à propaganda de gelatina, a intenção é transmitir uma idéia de alimento proibido principalmente às crianças. Sem dúvidas, o consumo em excesso de batata frita ou qualquer alimento, inclusive gelatina, pode ser prejudicial à saúde de crianças e adultos. Quanto à propaganda do sabão em pó, fica a dúvida nos expectadores se o sabão realmente é eficiente ou a batata frita é um péssimo alimento. Manchas de gordura não servem para provar a eficiência de um sabão. Há sujeiras muito mais difíceis de serem eliminadas…corrupção por exemplo.
Batata engorda… óleo, maionese, recheios não engordam… o que engorda é a batata. Há tantas formas de se consumir batata, talvez milhares de alternativas. Não é por acaso que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo. Enquanto alguns médicos e nutricionistas proíbem seus pacientes de comer batata dizendo que batata engorda, outros profissionais da mesma área recomendam dietas que incluem batata após grandes cirurgias ou tratamentos para redução de colesterol. Quem estará certo…
Batata boa, crocante por fora e macia por dentro tem que viajar de navio mais de 10.000 km… Será que isto tem algum fundamento ou não passa de um artifício para vender batatas do hemisfério norte. O Brasil pode produzir quantidade e qualidade suficiente para atender melhor os consumidores. Estas importações (equivalente à produção de mais de 15.000 ha) são desnecessárias e contribuem negativamente para a balança comercial do Brasil. Os valores gastos com estas importações correspondem a 3 vezes o valor de uma indústria capaz de atender 100% do atual consumo de batata processada no país.
Resultados parciais e infundados, falta de ética, respeito e falta de competência caracterizam uma série de situações que provocam sérios prejuízos a Cadeia Brasileira da Batata. Se batata frita realmente causa câncer, vamos comer batata cozida…
Se batata apresenta resíduo de agroquímicos, vamos penalizar os produtores que aplicam produtos proibidos…
Se não comer batatas fritas vende mais gelatina, comam apenas gelatina com vários tipos de sabores artificiais…
Se o sabão em pó realmente é bom, acabe com a corrupção…
Se batata engorda, experimente trocar de médico…ou morrerás em breve.
Se batata boa precisa viajar 10.000 km, que tal comprar batata em Oiapoque, viajar ate o Chuí e retornar ao Oiapoque. Em seguida preparar uma porção de batata frita…acompanhada de uma cerveja Heinekken ou Budwiser…
Quem sabe um dia as coisas melhorem… cada um cuida de seu produto sem ofender o produto alheio, as pesquisas sejam conclusivas, os laudos de análise de resíduos sejam resultados oficiais, os médicos e nutricionistas se entendam e nossa gente coma a melhor batata do mundo, a batata brasileira.


Natalino Shimoyama
Gerente Geral ABBA

VEJA TAMBÉM

Divulgadas as normas para embalagens de produtos hortículas

Rinaldo Junqueira de Barros Secretário da Sarc/Mapa Gonzalo Vecina Neto Diretor-presidente da Anvisa/MS Armando Mariante Carvalho Júnior Presidente do Inmetro/MDIC Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo Instrução Normativa...

LER

Batatas Portal: investindo em qualidade

    Instalada em Gravataí (RS), desde 1998, a Batatas Portal vem conquistando o mercado consumidor da região metropolitana de Porto Alegre e interior do Estado no segmento de batatas fritas, tipo palha e...

LER

Carta ao Leitor

A edição número 14 da Revista Batata Show traz para você informações técnicas, comerciais, institucionais, de consumo, legislações, cadeia produtiva de batata do exterior, fotos interessantes relacionadas à batata, etc. A partir desta edição,...

LER

Manejo nutricional em batata via fertirrigação e aplicação foliar

Luiz Dimenstein – M.Sc.Agr. ldimenstein@uol.com.brHaifa Química do Brasil Ltda.fone: 11-3057-1239 / fax: 11-3057-0542 A cultura da batata é consumidora voraz de potássio. Na fase de enchimento dos tubérculos, a disponibilidade de K+ é a...

LER