As maiorias das cadeias produtivas agrícolas brasileiras de hortaliças estão desorganizadas. O resultado desta situação tem sido desastroso para a maioria dos segmentos das cadeias, para as regiões produtoras e consequentemente para o país, pois contribui efetivamente para o desequilíbrio sócio econômico.
Mediante esta situação, após 08 anos de sua fundação, a ABBA – Associação Brasileira da Batata decidiu que chegou o momento de agir objetivamente e profissionalmente em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
Composta atualmente por produtores, empresas provedoras de insumos, pesquisadores e profissionais autônomos que trabalham diretamente na produção de batata do Brasil, a ABBA pode ser considerada como a legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata.
Assim sendo, a ABBA desenvolveu um projeto para o período de 2005 a 2010 visando realizar as seguintes atividades consideradas prioritárias para gerar competitividade da Cadeia Brasileira da Batata:
1- Ensino: incentivar estudantes de agronomia, engenharia de alimentos, nutrição, economia, marketing, administração, etc, a trabalharem em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
2- Pesquisa: desenvolver soluções de problemas da produção, geração de novas tecnologias, sustentação da defesa fitossanitária, produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população etc.
3- Legislações: desenvolver propostas para a modernização das atuais legislações inerentes à classificação e padronização de batata semente, consumo, indústria, trabalhistas, ambientais, etc.
4- Político: integração com o governo visando à sensibilização da importância sócia econômica da Cadeia Brasileira da Batata.
5- Eventos: proporcionar a integração, o intercâmbio e apresentações de novas tecnologias.
6- Profissionalização: realizações de cursos sobre a Cadeia da Batata e viagens técnicas a locais onde as Cadeias da Batata são organizadas.
7- Certificação da Produção: batata produzida através da utilização correta de agroquímicos e respeito às legislações sociais e ambientais.
8- Comercialização: desenvolver propostas para modernizar o sistema atual, introduzir novas variedades, etc.
9- Associativismo Profissional: viabilizar a união intra e inter segmentos na Cadeia da Batata visando benefícios mútuos.
10- Informações: envio e geração de informações importantes e/ou estratégicas.
11- Consumidor: proporcionar satisfação e aumentar o consumo de batata brasileira.
Temos certeza que os resultados destas atividades proporcionarão importantes mudanças e benefícios à Cadeia Brasileira da Batata.
Portanto, se você acredita no processo associativista e está disposto a contribuir para a modernização da Cadeia Brasileira da Batata e melhoria sócio econômico do Brasil, você esta convidado a integrar o grupo da ABBA.
Eliana Antônia V. Silveira Collares – Professora Curso Agronomia e Responsável Técnica Laboratório de Identificação Genética (URCAMP/INTEC/Bagé/RS), Mestre em Fitomelhoramento (UFPEL/Pelotas/RS) e Doutoranda em Produção Vegetal (UFSM/Santa Maria/RS) – Departamento de Fitotecnia – CCR...
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 32, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_32.pdf
Luís Antônio S. Azevedo Syngenta Proteção de Cultivos Ltda Departamento Técnico e-mail : azevedo.luis@syngenta.com 1 – IntroduçãoNa prática , os programas de controle de doenças de plantas são as recomendações técnicas que se fazem...
Assessoria de Comunicação da Ceasa-Campinas comunicação@ceasacampinas.com.br – 19-3746-1000 A comercialização média da batata comum cresceu 33% entre 2001 e 2003 na Ceasa-Campinas e deve chegar a 58,59% este ano. A oferta subiu de 37.572...