Aniversário da CACB 10 anos

Luiz Carlos Mariotto – Gerente
Av. Plácido Batista da Silveira, 355
Capão Bonito-SP – 18300-000
15-3542-1280 – cacb@uol.com.br


A CACB – Cooperativa Agrícola de Capão Bonito – foi fundada em 4 de julho de 1994, com o objetivo de continuar o processo cooperativista herdado da Cooperativa Agrícola de Cotia – CAC. A crise do cooperativismo no Brasil, na época, foi um grande desafio, mas com a união e sacrifício dos associados, funcionários e diretoria, a CACB superou os momentos críticos e conquistou a credibilidade e legitimidade atual.


Ao completar 10 anos de existência, a CACB possui 78 associados, 46 funcionários, 1.500 itens em seu portfólio de produtos, fábrica de ração, casa de vegetação para a produção e câmaras frias para armazenagem de batatasemente, secador e silos para armazenagem de cereais (10.500 t), equipe de agrônomos (pesquisa e assistência técnica) e uma loja de conveniência para promover e vender a produção de seus associados.


A produção agrícola dos cooperados da CACB é bastante diversificada: abóbora, acelga, aipim, alcachofra, ameixa, batata, batata-doce, beterraba, caqui, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, feijão, jiló, kiwi, maracujá, milho, pepino, pêra, pêssego, pimentão, repolho, soja, tomate, triticale, uva e yakon. A área total de todas as culturas é de aproximadamente 15.000 ha.



Cooperativa Agrícola de Cotia-CC – Regional Capão Bonito – 1994


Alem das atividades agrícolas, a CACB proporciona aos seus cooperados e familiares, através dos Departamentos de Senhoras e Jovens, programas sociais relacionados às áreas de saúde, culinária, artesanato, economia doméstica, viagens técnicas e turísticas, competições esportivas, pescarias e reuniões de confraternização.


As atividades da CACB beneficiam também seus funcionários e familiares através de convênios estabelecidos com supermercados, farmácias e atividades de entretenimento. As entidades assistenciais, tais como asilo e hospitais, recebem regularmente doações de produtos agrícolas.


Na área da educação, a CACB criou e mantém o projeto “Escola no Campo” envolvendo todas as unidades de ensino do município de Capão Bonito. O projeto contabiliza, até o momento, a participação de mais de 1.500 alunos que tiveram oportunidade de visitarem diversas áreas de produção, assistirem a palestras e participarem de peças de teatro e gincanas, relacionadas à agricultura. Os professores foram treinados para ensinar aos alunos sobre a importância dos produtos agrícolas na alimentação humana, da proteção do meio ambiente e dos cuidados no manuseio de agroquímicos.



Cooperativa Agrícola de Capão Bonito – 2004


A CACB comemorou seu 10º aniversario orgulhosa de suas realizações que contribuíram efetivamente para a melhoria das áreas econômica, social, política, cultural e ambiental do município de Capão Bonito.
 
 

VEJA TAMBÉM

Editorial-Por que batata semente?

Considerando que no Brasil são plantados anualmente de 100 a 110 mil hectares de batata, e que em média são utilizadas de 80 a 100 caixas de 30 kg /hectare, podemos concluir que são necessárias aproximadamente 10 milhões de caixas de batata...

LER

Batata orgânica

Pedro Hayashi – jarril@uol.com.br Joop Stontemborg, Sítio A Boa Terra – aboaterra@aboaterra.com.br A batata, juntamente com o tomate e o morango, vem sendo duramente atacada pela mídia pelo uso exagerado de defensivos agrícolas.Quando falamos...

LER

Ensino – aprendizado e descontração

A ABBA tem como uma de suas atividades, apoiar o ensino da cultura da batata nas universidades, ministrando aulas marcadas por muita descontração e informação. A apresentação consiste basicamente em viajar pela Cadeia da...

LER

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DA BATATA.

Nirlene Junqueira Vilela1; Sieglinde Brune (1); Igor Origenes M. Borges (2) (1) Pesquisadores da Embrapa Hortaliças; (2) Estagiário – Curso de Agronomia da FTB, Brasília-DF. C. P. 218, 70.259-970, Brasília-DF nirlene@cnph.embrapa.br A produção mundial...

LER