Agribusiness. O maior negócio do Brasil.



1.A globalização mundial é um bom negócio para o Brasil?
RR.: A globalização da economia somada à liberalização comercial representa uma guerra por mercados, sem contemplação. Para vencê-la é preciso ser eficiente e competitivo em qualquer setor da economia, para gerar produtos e serviços de qualidade e a preços melhores que os da concorrência. Também é preciso ser ágil comercialmente e ter boa organização classista, capaz de fazer o marketing adequado. E tudo isto depende fundamentalmente de políticas públicas isonômicas em relação aos competidores, de uma boa organização privada tanto política como econômica, e de uma eficiente negociação externa.
Os setores que conseguirem tudo isto saem ganhando com a globalização; os que não o fizerem serão eliminados do mercado. No Brasil teremos de tudo: desde os grandes vencedores até os eliminados, dependendo das habilidades de cada um.


2.A consolidação da ALCA trará benefício ao Brasil?
RR.: A ALCA é uma grande motivação para o Nafta (Estados Unidos, Canadá e México) porque, por uma questão geo-econômica, a América do Sul, a América Central e o Caribe são os mercados mais interessantes para ele, a médio e longo prazo. E, dentre todos os países da região, o Brasil é, sem dúvida, a maior atração para o Nafta, dado seu imenso potencial consumidor. Afinal, temos 100 milhões de pessoas na classe média ou alta. Por isto, a ALCA é tão obstinadamente procurada pelos norte-americanos.
Será muito boa para o Brasil, desde que o protecionismo agrícola nos Estados Unidos e no Canadá sejam colocados em um nível que não iniba nossa produção rural. Hoje isto não acontece, porque o volume de subsídios que os agricultores norte-americanos recebem é tão grande (casos da soja e do frango) e; as tarifas para importação de nossos produtos tão altos (suco de laranja, fumo) e as quotas tão limitadas (açúcar), que a concorrência é desleal. É preciso mudar isto.

VEJA TAMBÉM

Alerta Fitossanitário – Vírus “Mop Top” (Potato Mop Top Virus – PMTV) e “Rattle” (Tobacco Rattle Virus – TRV), duas[...]

LER

Produtor e supermercado – A melhor batata do mundo para o consumidor brasileiro

A ABBA participou da 1ª Feira de FLV, organizada pela APAS – Associação Paulista de Supermercados – de 04 a 06 de julho de 2004, no Transamérica Expo Center, São Paulo-SP. O evento teve...

LER

Produção de uma bacteriocina e utilização no combate à podridão mole da batata

Florencia Cladera Olivera – Instituto de Ciência eTecnologia de Alimentos – Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda doPrograma de Pós-Graduação em EngenhariaQuímica – R. Vinte e Quatro de Outubro, 1453ap.2 Bairro Auxiliadora...

LER

Consumidor-Vera Maximovitz (SP) / Stela Terra (MT)

A Revista Batata Show traz nesta edição entrevistas com duas consumidoras para avaliar o comportamento na hora de comprar e escolher batatas e suas opiniões sobre a divulgação das especialidades culinárias de cada variedade...

LER