ABBA – 10 anos – Composição

A ABBA completou 10 anos de existência no dia 10 de agosto de 2007. Nesta oportunidade falaremos sobre a evolução da composição da ABBA desde a sua fundação ate o momento atual – novembro 2007.
A ABBA foi composta inicialmente por 10 associações regionais de produtores localizadas em Santa Catarina (APROSESC e ASEPROBASC), Paraná (La Papa, ABACOP e ABAPAR), São Paulo (ABASP e ABVGS) e Minas Gerais (ABAMIG, SOLANA e ABALAR).


Este grupo de associações abrangia seguramente mais de 80% da produção nacional de batata, mas infelizmente esta união profi ssional não foi possível. Algumas destas associações regionais não foram capazes de pagar uma mensalidade de apenas R$ 600,00/mês. Algumas associações se deixaram implodir por interesses individuais de lideranças oportunistas.


Algumas associações exigiam resultados imediatos e não tiveram paciência de esperar. Algumas acreditaram nos resultados individuais em detrimento de resultados coletivos. Outras não foram capazes de criar um plano de trabalho etc.


Após perder mais da metade das associações acima citadas a ABBA continuou seu caminho composta por associações e produtores individuais que conseguiam pagar a mensalidade e, posteriormente, tornou-se uma associação somente de produtores que passaram a pagar uma taxa igual anualmente. Este sistema permaneceu durante uns três anos. Mesmo aumentando o valor das contribuições anuais a arrecadação não era sufi ciente para cobrir as necessidades da ABBA.


A partir de 2002, além dos associados a ABBA passou a ter em sua composição as empresas parceiras, que passaram a contribuir também fi nanceiramente, permitindo a realização de mais atividades.
Quase que simultaneamente à entrada das empresas parceiras a ABBA passou a ser composta por um grupo denominado colaboradores – professores, pesquisadores e profi ssionais liberais envolvidos diretamente com a Cadeia Brasileira da Batata.


Ao final de 10 anos, partimos de 10 associações e chegamos a um grupo composto por mais de 100 produtores, mais de 35 empresas parceiras e mais de 50 colaboradores, ou seja, a família ABBA tem mais de 500 pessoas e representa mais de 35 % da produção nacional de batata do Brasil.


Nossa meta para os próximos anos será trazer para a ABBA mais produtores, empresas parceiras e colaboradores, mas também pessoas e empresas de outros segmentos. Assim como em outros países, a organização e a união profi ssional de todos os segmentos foi o fator decisivo para o ingresso destas cadeias no mundo globalizado. Venha para a ABBA, se você ou sua empresa faz parte e quer continuar pertencendo a Cadeia Brasileira da Batata.

VEJA TAMBÉM

Fitossanidade-Milho: alternativa viável para rotação pós-plantio da batata

Nos principais Estados produtores de batata no Brasil, Minas Gerais e São Paulo, observam-se constante aumento no grau de tecnificação nos últimos anos, onde alguns produtores têm atingido níveis de produtividade superior a 35...

LER

Avaliação de alternativas na etapa de limpeza em beneficiamento de batata consumo

ABSTRACT: Evaluation of alternatives for the cleaning step on a packing- line of fresh market potato.The present work has the main goal of evaluating alternatives for taking out aggregated soil from potatoes tubers, not...

LER

Climas das principais regiões produtoras de batata no Brasil.

Marcos Silveira Wrege; Arione da Silva Pereira; Flavio Gilberto HerterEmbrapa Clima Temperado, C. Postal 403, CEP: 96.001-970 Pelotas-RS. wrege@cpact.embrapa.br A batata é uma planta que exige frio, principalmente à noite. O acúmulo de reservas...

LER

ESALQ

José Roberto Postali Parra Diretor da ESALQ diretor@esalq.usp.br 1. Como é a ESALQ atualmente em relação a:Nº de departamentos: 11 departamentos.Nº de professores: 219 professores, sendo 214 professores doutores.Nº de funcionários: 813 funcionários, sendo...

LER