A comercialização da batata no Brasil

Natalino Shimoyama Gerente Geral da ABBA


A comercialização de muitos produtos agrícolas é o principal problema do segmento produtor no Brasil. No caso da batata podemos destacar como principais fatores: a globalização, as variedades e a inadimplência. A globalização, apesar dos indiscutíveis benefícios vem causando grandes danos à comercialização de batatas, à medida que provoca a exclusão social, o domínio das grandes redes mundiais de varejo e as importações de batata processada.


A exclusão social gera principalmente desemprego e consequentemente a redução do consumo de batatas. As grandes redes de varejo aproveitam-se da desorganização dos produtores para comprar batatas a menos de R$ 0,50/Kg e vender acima de R$ 1,50/ kg ao consumidor. O resultado desta prática provoca também a redução do consumo.


As importações de batata processada principalmente na forma de pré-fritas são vendidas à população brasileira de maior poder aquisitivo que pode pagar mais de R$ 5,00/ Kg. Moral da história: Mais de 10.000 hectares de batata são vendidos justamente para quem realmente pode pagar e quem recebe são os produtores do exterior. Outro importante fator que está contribuindo para provocar um verdadeiro caos na comercialização é a produção de variedades inadequadas às necessidades do consumidor.


Atualmente as variedades mais plantadas possuem uma aparência bonita (pele, brilho e formato) e péssimas características culinárias (bonitinha, mas ordinária). A principal consequência está sendo a redução do consumo. O atual sistema financeiro também contribui fortemente para a elevação dos índices de inadimplência na comercialização de batatas frescas. A utilização de cheques sem fundos, a facilidade de sustar cheques e a cobrança de elevadas taxas de juros não causam nenhum prejuízo aos bancos, mas proporcionam receita ao comerciante e a falência de muitos produtores.


Qual é a solução? A solução para estes problemas depende de ações que devem e podem ser tomadas através do diálogo e das negociações entre os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata.


Qual é o resultado? O governo poderá resolver dois grandes problemas: a fome e o desemprego, pois a Cadeia Brasileira da Batata produz um alimento saudável, universal, versátil e gera centenas de milhares de empregos. Todos os segmentos da cadeia da Batata serão beneficiados.

VEJA TAMBÉM

Avaliação Pós-Colheita em Unidades de Beneficiamento para Batata Consumo

Prof. Dr. Marcos David Ferreira. Tecnologia Pós-Colheita. Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI/UNICAMP, C. P: 6011, CEP: 13083-875, Campinas-SP. marcos.ferreira@agr.unicamp.br A batata é uma das hortaliças mais plantadas no Brasil, com grande expressão econômica em...

LER

Receita

Casa dos Carneiros (carne seca desfiada com cebola dourada, mussarela de búfala e tomate seco)Carne seca, charque, carne de sol. De norte a sul do país, na caatinga, nos pampas, no cerrado, este tipo...

LER

Melhoramento da Batata e Produção de Semente na Escócia

John E. BradshawMelhorista e Geneticista de BatataScottish Crop Research Institute (SCRI) IntroduçãoA batata foi introduzida na Europa proveniente da América do Sul no final do século 16, mas foram necessários 200 anos para que...

LER

Arione da Silva Pereira

56 anosEng Agrônomo – Universidade Federal de Pelotas; M.Sc. – University of California/Davis, Estados Unidos; Ph.D. – University of Guelph, Canadá. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPAPesquisador da EMBRAPA e CNPq, e Professor Colaborador...

LER